Estou sinceramente a gostar do desenvolvimento deste tópico, começou com um pouco de "fanatismo", que eu entendi bem e compreendi a causa portanto, "fanatismo saúdavel"

, e continou com um debate aberto e franco sobre posições algo divergentes sobre os mesmos interesses.
A minha opinião já é conhecida pelos habitués cá da casa, não sou a favor de espécies invasores, não reconheço a importância que é dada ás espécies referidas, a introdução de novas espécies é compete( na maior parte dos casos) com espécies autoctones.
Mas... se as espécies autoctones foram dominantes durante seculos nos ecossistemas ibéricos, é porque as condições do habitat eram favoraveis ás caracteristicas do seu genótipo, errandicando caracteristicas fenótipas prejudiciais e aprimorando as mais favoraveis. Como se justifica que espécies altamente especializadas para viverem em determinado habitat, se encontram ameaçadas pelas espécies introduzidas???
Como disse o Pascoa, e muito bem, porque se alteraram as condições do meio, essas condições favorecem as caracteristicas das espécies "invasoras". Não assumir as alterações do meio é tapar o sol com a peneira, para proteger as espécies autóctones temos de preservar os seus habitat´s.... tudo o resto é paleio.
Agora.... Não soltei as carpas todas ( a mior parte viveu para recordar) que apanhei, nem as soltarei.... principalmente as maiores, tem um belo molho de coentros á espera, ou uma sopinha de peixe á maneira, quero lá saber se os outros soltam ou não... eu quando me apetece solto, quando não me apetece como-as... e então o achigã.... grelhadinho.
Lembro-me duma maxima .... "cuidado, tratar animais como seres humanos pode levar a tratar seres humanos como animais"
moral da história.... eu
vou assinar a petição, porque se inrtroduzirem ess espécies nos ecossistemas naturais e carateristicos do nosso país, as espécies autoctones sobrevivemn com facilidade e as invasores desaparecem,
com as alterações ao meio... as espécies autoctones desaparecem na mesma, talvez em algumas situações de adaptem... mas...