Pesos para amostras?

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesos para amostras?"
na nova versão do site.

Miguel Pais
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Pesos para amostras?

Mensagem por Miguel Pais »

Boas pessoal,
Já faço corrico, spinning, aos predadores de águas interiores à alguns anos, e como gosto de bricolage faço as minhas amostras, colheres medalhas, desde Outubro dedico me tambem ao robalo mar, e comecei tambem a fazer amostras duras tipo rapala e vinis. O meu problema é com o peso, pois se faço amostras com mais de 10cm não à problema pois tenho espaço para colocar peso sem colocar a amostra fraca demais, uso uma madeira tipo balsa, mas amostras mais pequenas ficam leves demais e se escavo mais a madeira fica fragil.
Claro que posso utilizar uma madeira mais dura ou resistente, mas a balsa é muito boa para trabalhar, e tambem não uso maquinas trabalho a madeira a mão. Já pesquisei e descobri o magnesio que é mais denso que o chumbo, mas é muito caro e não dá para trabalha lo como o chumbo.
Se alguem me puder ajudar com ideias, conselhos, materiais ou formas de construção agradeço, pois gostava de aprofundar e aprefeiçoar mais este hobie.
Atentamente Miguel Pais
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesos para amostras?

Mensagem por Ramiro »

E se ao invés de escavar, fizeres um furo e usares esferas? (podem ficar soltas ou não)

Será que funciona? :humhumhum:
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Aqui o peoblema principal é o uso da balsa. Essa madeira é de tal maneira mole, nem digo macia, é mole, que um ataque de um predador de maior porte e luta vai acabar por reduzir o uso de uma amostra a pousas horas de pesca, se por exemplo o arame de aço que a atravessa não rasgar a balsa e não saltar logo no primeiro ataque. Se usares uma madeira um pouco mais rija/densa como a Teka, ou até a madeira de mogno, podes fazer umas cavidades longitudinais no corpo da amostra para colocar esferes como diz o Ramiro, ou até fazeres pequenos furos transversais e colares chumbo de bóia, depois passas resinas epóxicas no exterior da amostra, lixas e pintas :fixe: :fixe:
120
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Mensagem por 120 »

viva companheiro eu tenho uma maneira mais mais simples de aumentar o peso das minhas amostras podes experimentar nas tuas para ver se resulta é simples barato e funciona ou seja um simples arame de chumbo errulado na aste da fateixa
abraço
Anexos
Amostra2-400.jpg
Amostra1-400.jpg
Amostra1-400.jpg (8.96 KiB) Visto 1089 vezes
Miguel Pais

Muito obrigado pelas respostas e ajudas,
Já tentei uma vez furar uma amostra mas como é balsa rachou logo, o que faço é corta la ao meio ou fazer as duas partes separadas.
Mas claro tenho de exprimentar com madeira mais resistentes.
Mas muito obrigado pelas ideias de fazer cortes laterais e depois inserir pesos nessas cavidades, sem duvida pondo resina expoxi fica bastante resistente, e muito obrigado pela ideia tambem de por chumbo nas fateixas as proximas amostras serao construidas com estas ideias.
A titulo de curiosidade as amostras que uso de balsa, claro com colagem de resina epoxi e tratamento de verniz, até resistem alguma coisa, apesar de ter apanhado varios achigas o maior so tinha 1,4Kg, o unico senão foi uma truta no rio minho com 3,6Kg que me mordeu uma amostra de 4cm e com um rabo de vinil com 3cm, e quando a tirei só vinha o cabo de aço as fateixas e parte do vinil, ainda não tive a sorte de tirar um robalo mas com a força que este magnifico animal faz sem duvida que com a balsa só deve vir o cabo de aço e as fateixas.
Atentamente Miguel Pais
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Miguel Pais Escreveu:……o unico senão foi uma truta no rio minho com 3,6Kg que me mordeu uma amostra de 4cm e com um rabo de vinil com 3cm, e quando a tirei só vinha o cabo de aço as fateixas e parte do vinil……
Até parece que as trutas comem balsa não é. Eu nunca fiz amostras de madeira mas já usei e ainda uso balsa para maquetas e nem é preciso muito para perceber o qt duram pouco, até mesmo ao roçar na pedra e a pouca densidade dessa madeira torna a amostra muito sujeita à absorção da água :fixe:
Qt à sugestão do 120 não sei até que ponto o chumbo nas fateixas não alterará o comportamento das amostras, mas pelos resultados obtidos pelo 120 diria que a coisa resulta :fixe: . No entanto parece-me que ele usa fateixas de dois anzóis.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

PedrasSalgadas Escreveu:No entanto parece-me que ele usa fateixas de dois anzóis.
São menos propensas a agarrar nas pedras (ou outros obstáculos). :fixe:
Miguel Pais

Ola pessoal,
Quanto a fateixas de 2 anzois nunca usei mas, aqui no rio vez em Arcos de Valdevez onde pesco uso, nas minhas colheres ou medalhas, apenas um anzol, ou numa fateixa corto dois e deixo o de baixo. Isto devido a que por azar as vezes trutas de 20 cm ou menos mordem as colheres e com uma fateixas de três anzois morrem de certeza.
Mas como falo de lançamentos de 10 a 15m nunca reparei se ganho ou perco em distancia.
Sera que no mar em que faço lançamentos de 20 ou 30m ou mais, ganho ainda mais? Pois menos anzois menos atrito.
Pois como disse o Sr. Ramiro alem da vantagem de se agarrar menos, havera vantagens em distancia ou outras?
Responder