ATLANTIS Escreveu:Pois é Karva, acho que o melhor lado do barco todos nós gostariamos de saber antecipadamente qual será, mas a coisa tá dificil
Eu já pesquei muito e pouco de todos os lados do barco, menos na proa que nunca lá estive.
Lembro-me da ultima vez que fui e que você tanbem lá esteve, em Peniche, só nós e os outros que estavamos a bombordo é que não nos queixámos. Foi de tal maneira que quiseram mudar de poitada só que continuaram a pescar os mesmos. Porquê .
Mas há uma coisa que já foi objecto de discução aqui noutro tópico que é a influencia ou não da sombra do barco, isto quando há sol claro está. Acredito que tambem pode ser coincidencia, mas as melhores pescas que fiz foi sempre quando eu estava de frente para o sol.
Eu tenho um local preferido mas não tem nada a ver com pescar, tem mais a ver com encostar.
Acerca do sol, as minhas melhores pescarias foram sempre de costas para o Sol.
Por isso, devido ao local do barco onde costumo pescar (estibordo junto à cabine), ao vento e aguagem predominante na zona (norte) costumo pescar mais de manhã que de tarde - isto porque raramente as iscas vão para baixo do barco... de todas as poucas vezes que fui, em apenas uma me lembro da aguagem meter a isca debaixo do barco
Por isso acho o melhor local depende do dia, devido principalmente à posição do sol e à direcção da aguagem (digo eu que não percebo nada de pesca de barco).
ATLANTIS Escreveu:Pois é Karva, acho que o melhor lado do barco todos nós gostariamos de saber antecipadamente qual será, mas a coisa tá dificil
Eu já pesquei muito e pouco de todos os lados do barco, menos na proa que nunca lá estive.
Lembro-me da ultima vez que fui e que você tanbem lá esteve, em Peniche, só nós e os outros que estavamos a bombordo é que não nos queixámos. Foi de tal maneira que quiseram mudar de poitada só que continuaram a pescar os mesmos. Porquê .
Mas há uma coisa que já foi objecto de discução aqui noutro tópico que é a influencia ou não da sombra do barco, isto quando há sol claro está. Acredito que tambem pode ser coincidencia, mas as melhores pescas que fiz foi sempre quando eu estava de frente para o sol.
Eu tenho um local preferido mas não tem nada a ver com pescar, tem mais a ver com encostar.
Acerca do sol, as minhas melhores pescarias foram sempre de costas para o Sol.
Por isso, devido ao local do barco onde costumo pescar (estibordo junto à cabine), ao vento e aguagem predominante na zona (norte) costumo pescar mais de manhã que de tarde - isto porque raramente as iscas vão para baixo do barco... de todas as poucas vezes que fui, em apenas uma me lembro da aguagem meter a isca debaixo do barco
Por isso acho o melhor local depende do dia, devido principalmente à posição do sol e à direcção da aguagem (digo eu que não percebo nada de pesca de barco).
Já o meu lado do barco favorito é o lado... de fora!
Bem pessoal este tema parece-me super interessante porque por incrivel que pareça cada vez que saio com a nau acontece sempre a "guerra" pelos lugares da popa. Entao ver se consigo explicar o meu ponto de vista nao e melhor a proa nem a popa nem a bombordo nem a estibordo tudo depende a meu ver da corrente. Se o barco tiver Proa a Norte e a corrente for para o Sul sem duvida a popa e melhor mas se a maré for para Oeste é melhor o lado Bombordo e assim sucessivemente o que me faz ter tal opinião talvez seja alguma experiencia que tenho na pesca embarcada como mestre. ajudem-me se tiverem outros pontos de vista
O meu local favorito, não digo que seja o melhor depois de ler todas estas considerações, é a estibordo o mais junto possivel à casa do leme , mais ou menos a meio barco , mas esta é a minha opinião
karva Escreveu:Temos como certo que, na pesca embarcada aos "diversos", os pescadores mais experientes pescam bem, em qualquer zona do barco, no entanto verifica-se que há sempre um dos lados ( popa, proa, bombordo e estibordo) que é melhor que os outros.
Qual será então o melhor local e porquê?
Pra min o lado melhor é a popa do lado estibordo, pois depois da popa nao tem mais nada que lhe possa empatar, enquanto no meio do barco tens sempre algum pescador a atrapalhar a pesca, nao quer dizes que vais apanhar mais peixe que os outros, mais parece que tens mais hipoteze que os outros....não é atoa que nos concursos a cada hora mudamos de local deve de ser por algo, nao acha
a rotaçao no barco a nivel de competiçao é mais feita a meu ver para que exista uma igualdade de circustancias entre os pescadores intervenientes
porque se formos analisar a rotaçao feita em competiçao e feita em expecie de z (zizague) o que de certa forma nao permite que todos os lugares do barco sejam percorridos por todos os pescadores nessa embarcaçao.
por outro lado como ja assisti e participei em boas e mas pescarias nos mais variados lugares do barco, e retirando a factor sorte/choroes acho que muitas vezes o que decide uma boa pescaria é a postura com que encaramos o momento e o material em si (conjunto cana, carreto, montagens). depois sao os pequenos detalhes que determinam uma melhor ou pior pescaria, mas existe sempre algo de novo ou fora do comum que nos trama cabendo a nos arranjarforma de dar a volta a situaçao.
lostsoul Escreveu:a rotaçao no barco a nivel de competiçao é mais feita a meu ver para que exista uma igualdade de circustancias entre os pescadores intervenientes
porque se formos analisar a rotaçao feita em competiçao e feita em expecie de z (zizague) o que de certa forma nao permite que todos os lugares do barco sejam percorridos por todos os pescadores nessa embarcaçao.
por outro lado como ja assisti e participei em boas e mas pescarias nos mais variados lugares do barco, e retirando a factor sorte/choroes acho que muitas vezes o que decide uma boa pescaria é a postura com que encaramos o momento e o material em si (conjunto cana, carreto, montagens). depois sao os pequenos detalhes que determinam uma melhor ou pior pescaria, mas existe sempre algo de novo ou fora do comum que nos trama cabendo a nos arranjarforma de dar a volta a situaçao.
A rotação em competição já nao é feita em zig-zag, mas sim a correr lugares de bombordo para estibordo, ou seja em cada hora (conforme os atletas na embarcação e fazendo as contas para 5 horas de prova) avança 1 ou dois lugares, dependendo do regulamento.
Já agora para mim o melhor lugar do barco é a "proa (ou meio do barco/encostado À cabine)de estibordo", por duas razoes muito simples:
1º Tenho sempre onde me encostar.
2º Daquele sitio consigo chegar a todos os lados, independentemente para onde vai a aguagem, e praticamente sem empachar com ninguem.