Melhores meses para pescar

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhores meses para pescar"
na nova versão do site.

quicksilva
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Melhores meses para pescar

Mensagem por quicksilva »

Boa noite a todos os companheiros pescadores.

Após algum afastamento por motivos profissionais, eis que me vejo de volta ao mundo deste passatempo que "amo".

E comecei este fim de semana com uma "discussão" (entre amigos), sobre quais seriam os meses ideais para pescar e que tipo de peixe se apanham nesses meses.
Locais á parte, o meu amigo Lázaro batia-se pelos meses de Novembro a Fevereiro como ideais para o Robalo. O meu irmão não concordava porque já sacou belos robalos no Verão com o sol a pique. O Ricardo ficava-se pelos meses do Verão para as douradas. O "Boias" diz que saca douradas em Outubro. E blá, blá , blá, por aí a fora, sem um consenso.
E lembrei-me de que existe um lugar onde este tema pode ser tratado com a atencao que merece, ou seja, aqui.
Por isso lembrei-me de perguntar aqui, na vossa opiniao quais os melhores meses para um determinado tipo de peixe?

Esperando que seja proveitosa a discussao...boas idas ao mar.

Quicksilva
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Melhores meses para pescar

Mensagem por Ramiro »

Ena, isso é assunto que dá pano para mangas.
A meu ver há muitos factores envolvidos, mas para mim os mais importantes são:
- A zona onde se pesca.
- A tipologia dos fundos.
- A metereologia.
Passo a expôr o meu ponto de vista e dando como exemplo aqui o concelho da Lourinhã, que como é lógico, é o que melhor conheço:
A costa do concelho da Lourinhã é maioritariamente de praias, havendo pouca costa de arriba a dar directamente com o mar, logo os pesqueiros muito fundos ao alcance do pescador apeado são pouquíssimos. Dito isto, e dando como exemplo as Douradas, é um peixe que só nos aparece a partir de Abril e abandonam em Outubro, mais mês menos mês. Aqui entra a meteorologia, se o tempo aquecer mais cedo (e por tabela as águas) elas surgem mais cedo. O mesmo se passa no final da época, se o tempo se aguentar sem frio até mais tarde, mais tarde elas partirão. Outro factor é o tipo de fundos, elas gostam de fundos mistos, de areias finas com alguma pedra (de preferência pedras com mexilhão). Zonas só de pedra ou areias grossas não lhes agradam. Temos por aqui algumas situações de praias contíguas mas com areias diferentes em que esta situação está mais que confirmada. E para além disto, as Douradas apanhadas de terra, nestes meses mais quentes, são sempre mais gordas e gostosas. Há zonas do país onde se apanham todo o ano, mas nos meses frios estão magras e secas.
Isto só para demonstrar que há variantes que condicionam as opiniões de cada um. Depois dos três factores que enunciei acima (para mim os fundamentais) existem as pequenas nuances de cada um. Por exemplo:
- Técnica de pesca.
- Iscos e formas de iscar.
- Frequência de idas à pesca.
- Insistência.
- etc, etc, etc.

No caso do Robalo, sem dúvida que a probabilidade de capturar um grande exemplar passa sempre pelos meses de Novembro a Fevereiro/Março, que é quando encostam para a reprodução. De Março a Maio são vulgares o que chamamos por aqui os Picadeiros (Robalos de 800/900grms a 1,5kgs). De Verão, claro que também se apanham grandes, mas é menos vulgar (sucede mais a quem pratica spinning).

Conclusão:
Como sempre digo, não há verdades absolutas na pesca. Há probabilidades. :pay:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pois o Ramiro para mim disse praticamente tudo, mas pronto como costumo (ou costumava :no2: :no2: ) pescar nas mesmas zonas, também vejo as coisas assim.

Aproveito para dizer que para mim todos os meses são bons para pescar, todos têm as suas espécies, todos têm as técnicas de pesca mais indicadas. Ou seja, desde que o mar deixe, dá para pescar praticamente todo o ano e tirar prazer dessa pesca.

A título pessoal costumo gostar dos meses de Setembro e Outubro porque parecem-me com há mais diversidade, são os meses em que começam a ir uns e a voltar outros, mas isto é como digo, é uma opinião perfeitamente pessoal, e tenho-a apenas porque normalmente costumo "gradar" menos por essas alturas :hummm: . :hahaha: :hahaha:
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Mensagem por ABEL POLICIA »

caros amigos, pois na verdade é como o mestre Ramiro refere , ou seja : é tema que dá muito que comentar , eu na minha modesta opinião , digo apenas :

para pescar é sempre boa altura, desde que tenhamos disponibilidade e as condições e minimas para tal , aquele pescador aplicado , que adapte o estilo de pesca (boia,ao fundo,ao corrico, embarcadas , etc,etc, ) mais adequado para o local onde escolher para pescar ,terá de certeza uma boa altura para pescar , com ou sem grade .
penso eu de que........................ :wink: :wink: :201: :201:
Responder