[...] Moratória sobre arrasto de fundo em mar alto

Questões / Sugestões / Críticas

Portugal deve defender moratória sobre arrasto de fundo em mar alto?

Sim
43
93%
Não
3
7%

Total de votos: 46

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"[...] Moratória sobre arrasto de fundo em mar alto"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Já Registei, obrigado pelo link 8)
Fixe
Registado: terça ago 01, 2006 9:52 am

Apoio á moratoria

Mensagem por Fixe »

Eu apoio a moratória, contudo, reconheço que a pesca de arrasto de alto mar gera postos de trabalho e dinheiro. No meu ponto de vista, penso que uma das medidas a ter em conta seria a limitação do numero de embarcações por país a efectuar este tipo de pesca. Pessoalmente, toda a gente que tem visto os meus comentários sabe que sou contra a pesca de arrasto seja ela qual for, a de alto mar porque mata especies sem valor comercial que são devolvidas ao mar mortas, o arrasto costeiro mata especies sem o tamanho regulamentar que são devolvidos ao mar para alimento de gaivotas pondo em causa todo o ecossistema e recursos marinhos. Cada vez que vejo um arrastão faz-me lembrar o filme EXTREMINADOR IMPLACAVEL, contudo, não constituem preocupação para os governos este tipo de atitudes, a culpa é sempre da pesca desportiva. Em Portugal, é proibido apanhar sardinha á segunda feira, defeso dizem, e depois vemos arrastoes espanhois na nossa costa na apanha da sardinha nesse mesmo dia... Boa heim! Razão para perguntar se a desova da sardinha está marcada para a 2ª feira? Os peridos de defeso são protectores da desova do peixe e é uma garantia para a continuidade das espécies, porquê só um dia por semana? Qualquer dia passo-me dos "carretos" e ponho uma providencia cautelar ao ministro da agricultura e pescas, esse individuo é uma ameaça a todos nós.
Um abraço a todos e boa pescaria.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Bom já o arrasto Costeiro é outra conversa.
Será por causa dessas embarcações que estao proibidas a captura de Tamboril e Pescada ?
Quem tem medo dos Espanhois?
Os Espanhois não deitam peixe ao mar.
Não precisam de "assaltar" a nossa costa. E porquê?
Porque já cá estão àcanos. E aonde?
Já compraram a maior parte das embarcações e empresas de Pesca no Algarve; tambem nos Açores; e desde que os Protugueses se continuem a vender por 10 vintens, é fácil adivinhar o futuro.
Continuam a comprar marisco do Algarve e Setubal (5 toneladas por dia +-) e depois revendem-no para cá (alguns mariscos).
Por tudo isto e mais coisas, e que acho piada a essa dos Espanhois que e tal vêem limpar o nosso fundo e tal :roll:
O dinheiro compra "quase" tudo desde que haja quem venda 8)
A culpa não é do Espanhois, nem é minha, nem tua, nem do A ou do B, mas sim dos Portugueses em Geral, e de quem a gente mete a fazer a gestao desta parcela de terreno (Portugal).
Embora esta minha opiniao seja pessimista, ainda existe por cá (em mim) alguma restea de esperança que as coisas evoluam para alguma "normalidade", mas a longo prazo não tem cura. :roll:
vasa
Registado: segunda jul 31, 2006 5:02 pm

Mensagem por vasa »

Concordo plenamente com o amigo jopinto, os espanhois compram ca para depois nos venderem a nós, e é aí que o país perde bastante dinheiro, mas enfim.
Depois há outra coisa, as embarcações espanholas tambem ca pescam.
E já agora os arrastões são os pesticidas do mar, enquanto em terra os pesticidas arrasam os insectos e os passaros por sua vez os arrastões dão cabo do fundo do mar, apanham todas as especies de peixe e de todos os tamanhos. Depois de apanhados nas redes os peixes estão entregues a morte já que o peso e as voltas a que estão sujeitos são mortais.

Sou completamente de acordo, só é pena muitas vezes todas estas iniciativas não darem em nada.
Esperemos que desta vez os interesses económicos não falem mais alto, porque a longo prazo em irá destruir todo o nosso ecossistema e depois aí é que ninguem vai lucrar.
Responder