Chicote no Multi

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chicote no Multi"
na nova versão do site.

rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Chicote no Multi

Mensagem por rui valerio »

Vantagens do multi, no meu ponto de vista são:
Maior resistencia e menos diametro, ou seja, como o diametro do multi é mais baixo ( na relação diametro/resistencia), não sofre tanto a acção das aguagens em acção de pesca ( qt maior o diametro mais "arrasta" o fio)
Maior sensibilidade aos toques, devido á ausencia de elasticidade consegue-se entender melhor o peixe lá em baixo.

A apresentação das iscas, e a dissimulação das montagens obrigam-nos a apostar em fios mais finos, como resultados dessas opções, os pontos de ruptura estão nas baixadas e não no multi, daí se poder um multi 0.17 na pesca aos vários, onde normalmente as madres rondam abaixo do 0.30.
O multi fino apresenta a melhor vantagem quande se analisam as questões que referi em cima.

Estas considerações referem-se para a pesca aos vários e não aos grandes exemplares!

até aos 40 metros, ou não usaria multi, ou usava um chicote longo, as safias em peniche, a pescar baixo, mandam com cada cabeçada!!
Última edição por rui valerio em quarta fev 18, 2009 2:57 pm, editado 1 vez no total.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ora Bem vamos lá entao:

Para mim, o multi faz sentido seja a 10 seja a 15 seja a 70 ou a 350 metros de fundo, e explico por quê:
O multi transmite-nos uma sensibilidade impar, permite-nos uma ferragem com uma velocidade deveras impressionante em relaçao ao mono e sendo mais fino faz ainda menos atrito na aguagem.
Infelizmente e como nada é perfeito, o multi nao tem elasticidade: Entao e para nao ser só o drag e a vara a matar o peixe, acrescentamos o tal chicote ou airbag.
Para que serve?
Para nos dar a tal elasticidade que nos falta no multi, ou seja amortecer as ditas cabeçadas dos nossos amigos peixes.
Que comprimento?
Bem aqui vamos pela média: Se este airbag for muito curto, não nos fornece a elasticidade permitida.
Se for muito comprido transmite-nos elasticidade a mais, que anula quase por completo o efeito do multi.
Assim vamos pela media usada, ou seja 7 a 8 braças de comprimento de um 0.30 ou 0.35 :fixe:
E porquê estas medidas?
Porque se aumentarmos muito o diametro do chicote lá voltamos ao mesmo problema de perdermos elasticidade.
Fluor ou não?
Pois mais uma questao pertinente... Eu uso sempre fluorcoating, pois sendo um nylon revestido, possui muito mais elasticidade e carga de ruptura que um fluorcarbono, mantendo o poder de invisibilidade deste. Assim um Falcon prestige ou até um gorilla uc4 fazem bem o serviço.
Falou-se aqui em profundidades e tal...
Porque acham que o multi 40 metros é desnecessario? não têm as mesmas vantagens que a 100 metros de fundo? ou seja, mesmo sendo menos multi na agua, não deixam de o ter, logo ganham e muito em sensibilidade e poder de ferragem..
Estralhos
Fluor carbono sempre! melhor apresentaçao do isco, maior invisibilidade, e se for um bom fluor, menor memoria do fio
Marcas apenas uso 2 ou 3... Seaguar surfcasting, fantasm (tubertini) e um novo ionpower que tenho ali para testar que parece ser bastante bom. Para as madres ou gorilla, ou yo-zuri pois nao necessito de diamentros tão finos;

Esta é a minha contribuição
Espero que analisem e debatam e qualquer duvida é só apitar :join: :join: :join: :join: :join:

P.S. Caro Motinha: O multi por ser um conjunto de fios causa sempre um maior atrito nos passdores e logo faz um zumzum, mas cuidado com os multi que se usa..Há multi extremamente agressivos pelos revestimentos que possuem e por isso fazem mais que o normal zumzum quase imperceptivel, e que para alem do barulho, causam enormes desgates nos passadores assim como obrigam a muito mais esforço ao carreto quando este está em esforço...
Ainda á pouco tempo troquei de cana com um colega para o deixar experimentar a minha e quando comecei a pescar com o deles até pensei que o carreto tinha voltas enroladas no veio pois o esforço necessario para trazer a pesca para cima é abismal (isto em carretos iguais) :join: :fixe:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

pedrolourenco79 Escreveu: Porque acham que o multi 40 metros é desnecessario? não têm as mesmas vantagens que a 100 metros de fundo? ou seja, mesmo sendo menos multi na agua, não deixam de o ter, logo ganham e muito em sensibilidade e poder de ferragem..
No outro dia alguém me falou em sombras e coisas assim....

será que até aos 40 metros isso não terá influência? :huuum:

A sensibilidade é sem dúvida melhor com multi, mas a quantidade de metros até á ponteira da cana dimimui, a percepção com o multi é grande, pode levar a erros na ferragem em certos dias :huuum:
Será que o mono a essas profundidades não seria suficiente? :huuum:
pedrolourenco79
Utilizador Regular

rui valerio Escreveu:A sensibilidade é sem dúvida melhor com multi, mas a quantidade de metros até á ponteira da cana dimimui, a percepção com o multi é grande, pode levar a erros na ferragem em certos dias
Será que o mono a essas profundidades não seria suficiente?
Erros de ferragem? não para isso está lá a ponteira para amortecer, no entanto tens outros factores que influenciam a tua forma de pescar:
Será que a 40 metros o peixe como a 70? será que ferras o peixe ou deixas que ele se ferre sozinho? Será que a tua cana tem sensibilidade suficiente para pescar só com o mono?
Vejam as coisas assim:
A 70 metros voces até ao toque do peixe chegar á ponteira têm 7 ou 8 braças de elastico que vai aumentar o tempo que esse "toque" leva até a chegar á ponteira para voces efectuarem a ferragem.
Se pescarem a 40 metros neste sistema, o toque vai demorar o mesmo tempo (ou quase porque a linha faz sempre um pouco de arco a maiores profundidades)a chegar á vossa ponteira, pois o multi nao atrasa o tempo que o toque demora a percorrer toda a linha.
Se a 40 metros pescarem só com o mono, têm 40 metros de elastico que vai aumentar 10 vezes mais o tempo que demora o "toque " a chegar á ponteira, e igualmente vai aumentar tambem o tempo de resposta da ferragem aquando do vosso movimento para ferrar o peixe. :fixe:
Eu pesco com o multi mesmo que seja a 20 metros e nunca me dei mal , muito pelo contrario :hahaha:
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

"pedrolourenco79", se pescares a 15, 20 metros com 15 metros de chicote(8 braças= 14,4m), o multi está a fazer o quê? Nada. Estás a ver?
Tem de haver uma relação entre profundidade e tamanho de chicote.
O tamanho do estralho, a forma de apresentar a isca fica para outra discução.
Estamos a ter varias opiniões, é bom.
Tinha-me esquecido da aguagem, o multi pela sua menor espessura tem meos arco do que o mono. Logo ai nesses preciosos metros torna-se mais perceptivel o toque do peixe.
Mas isso nota-se mesmo no mono, dois monos de espessura diferente, á mesma profundidade, tem tacto diferente, tendo o de menor diametro mais rapidez de percepção.
pedrolourenco79
Utilizador Regular

motinha Escreveu:pedrolourenco79", se pescares a 15, 20 metros com 15 metros de chicote(8 braças= 14,4m), o multi está a fazer o quê? Nada. Estás a ver?
Tem de haver uma relação entre profundidade e tamanho de chicote.
voltamos ao mesmo:
Os 5 metros de multi que estão a na agua continuam a fazer o papel deles, ou seja dão-me 5 metros de sensibilidade que o mono não o faria pois é elastico.
O tamanho do chicote usado não é este por um mero acaso: foi testado por muito pescador desse portugal fora. Se reduzirmos o tamanho do chicote estamos a reduzir substancialmente o seu poder se amortecimento e é para isso que ele lá está.
Tambem nao vamos ter (digo eu) uma bobine para pescar aos 20m outra para os 30m outra para os 40m e por aí fora.Õ multi tem um investimento inicial elevado mas na minha opiniao é fundamental em qualquer profundidade.
Claro que eu faço competiçao, ou seja interessa-me apanhar o maior numero de peixes em curtos espaços de tempo logo "preciso " da eficiencia do multi, por isso compreendo que alguem que pesque por lazer e comvivio ache exurbitante os valores a pagares pelos multifilamentos de forma a justificar o investimento no futuro
Veja-se por exemplo o caso da pesca á boia, onde uma ferragem eficiente é fundamental. Na pesca á boia aqui pelo norte já ninguem dispensa o uso de multifilamento :fixe:
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

bem dito :mrgreen: :mrgreen: Pedro Alvarinho

e mais bem explicado, melhor é quase impossivel e esta tudo dito :fixe: :fixe: :mrgreen: :playboy:

mestre mestre
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

Não é o caso de teres uma bobine para cada profundidade mas sim o caso de teres varios chicotes para profundidades diferentes.
Sem saberes a dilatação do mono, como podes saber se o chicote com mais ou menos metros será mais ou menos eficiente?
Eu não estou a dizer que o chicote não funciona, quero é perceber o seu funcionamento.
Já agora, como usas sempre o multi, e fazes competição, sabes mais ou menos a que profundidades costumas pescar?
Assim por alto, 40-70m?
É para se ter uma ideia.
Já agora, em espessura apenas( sem marcas), qual a tua madre a quel o teu chicote?
Eu tenho madre em multi 0,20. Qual seria a espessura mais ou menos ideal para o chicote?
0,30 para os diversos e 0,40 para umas coisas mais pesadas?
Responder