Pesca à boia com cana directa

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à boia com cana directa"
na nova versão do site.

gamboa
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 30, 2008 9:39 am

Pesca à boia com cana directa

Mensagem por gamboa »

Caros amigos:

O meu nome é Jorge Gamboa e sou de Coimbra.
Sou um iniciante na pesca e gostaria que me ajudassem no seguinte:
- Tenho uma cana directa 7m, como devo proceder para a pesca à boia no mar?
Agradeço a vossa disponibilidade.
Um abraço

Jorge Gamboa
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por Paulo »

Boas Jorge.

Não é tipo de pesca que faça por isso não posso ajudar.

Mas fiquei com uma dúvida. Coloco a mensagem na parte da pesca no mar. Vai pescar directo no mar ou em águas interiores?

Apesar de já ter visto pessoal a pescar assim no mar (em portos), não é muito comum. :roll:
PedrasSalgadas

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Em tempos que já lá vão, pra cima de 20 anos tb fazia essa pesca directa mas apenas a pescar no Rio Mondego, em pesqueiros baixos e a pouca profundidade, com bóia fixa.
Atenção às características da cana, pois se a mesma for muito parabólica, que é o mais certo a extensão da montagem não deve chegar ao comprimento da cana, caso contrário com o peso do peixe torna-se um inferno deitar-lhe a mão, ou então quando ferrado, içá-lo para seco e para o chão e não para o pescador.
Sendo uma cana muito parabólica e pesada, muita atenção ao ferrar, pois uma cana com essas características é muito lenta na ferragem e perdem-se muito toques.

Já agora seria interessante que postasses as características da cana.
Ab e boas pescarias
Manel
gamboa
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 30, 2008 9:39 am

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por gamboa »

Boa noite

A cana é uma shimano TC 10-700 5-10gr de 7metros
Alguèm me diz como devo proceder para fazer uma montagem para o mar?
Obrigado

Jorge Gamboa
karva

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por karva »

gamboa Escreveu:Caros amigos:

O meu nome é Jorge Gamboa e sou de Coimbra.
Sou um iniciante na pesca e gostaria que me ajudassem no seguinte:
- Tenho uma cana directa 7m, como devo proceder para a pesca à boia no mar?
Agradeço a vossa disponibilidade.
Um abraço

Jorge Gamboa
Viva
Com uma cana directa de 7 m. podes utilizá-la em diferentes técnicas de pesca no Mar. Por exemplo uma chumbadinha light, ao tento, á boia, etc., tens é que pescar em pesqueiros tipicos para a pesca á boia.

Como o Pedras Salgadas já disse aqui o mais importante é o tamanho do estralho que vai desde a ponteira até ao anzol que deverá ter menos 1 metro de comprimento do que a cana. Depois tens de ver se a cana já trás um sistema de arame com "gancho/argola" na ponteira para poderes ligar a linha, caso não traga tens de comprar e colar á ponteira (vendem-se nas casas de pesca e são em plástico), também podes utilizar o sistema tipico Português do desenrasca, que é ligar a linha á ponteira empatando-a como se fosse um anzol.
Se optares por pescar sem boia, ao tento basta colocares na limha um pequeno chumbo de 3 a 5 gr. para ajudar a afundar o isco, mais nada, depois é só muita atenção aos toques. Com boia é só uma pequena bóia tipo caneta também muito ligeira e um chumbinho para calibrá-la.
Se ferrares peixe maior, tens que ter muita calma e esperar que a cana e a linha façam o seu trabalho, que é aguentar as investidas do peixe (convém que a cana seja semi-parabólica ou parabólica mesmo)

Ab
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por romeu32 »

gamboa Escreveu:Caros amigos:
O meu nome é Jorge Gamboa e sou de Coimbra.
Sou um iniciante na pesca e gostaria que me ajudassem no seguinte:
- Tenho uma cana directa 7m, como devo proceder para a pesca à boia no mar?
Agradeço a vossa disponibilidade.
Um abraço
Jorge Gamboa
Para pescar no mar nao é das melhores opcoês,porque nao estou a ver que sitio vais pescar mas...
Nada e impossivel :mrgreen: o sitio que vais pescar tem mesmo que ter as condiçoes ideais para essa cana.
Pois doutra maneira vais ter muitas difulcudades,se fosse de 9 metros tinhas mais hipoteses.. :mrgreen: :mrgreen:
Mas o pessoal,ja te deu umas dicas boas e acertadas,por isso,Bota lá para pescar. =D> =D>
E depois poe aqui como correu para o pessoal saber,e se algo nao correu bem,estasmos cá para ajudar. :mrgreen:
Boas pescarias. 8)
Abraço.

Miguel Silva
Avatar do Utilizador
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Mensagens: 1602
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Re: Pesca à boia com cana directa

Mensagem por ABEL POLICIA »

caro pescador , aproveita as dicas porque de quem vêm ,quase de certeza que são boas , pois são os melhores boieiros do site , 8) 8) 8) #-o #-o
Responder