Bogas

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Bogas"
na nova versão do site.

roque 12
Mensagens: 8
Registado: terça nov 11, 2008 9:11 pm

Bogas

Mensagem por roque 12 »

Boas pessoal , gostaria que me ajudassem , já que sou novo neste vicio , costumo ir pescar para o Rio Tejo ( Chamusca ) , queria que me ajudassem para a melhor maneira de apanhar bogas , qual a isca que me indicam , engodo , e qual o tipo de pesca que acham que devo fazer .
Desde já muito obrigado e boas pescarias a todos
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Bogas

Mensagem por rui valerio »

Boas, não sendo o mais indicado para te elucidar vou tentar, os crack´s devem andar na pesca.. 8) 8) 8)

Assim sendo, primeiro deverias indicar qual a técnica que usas, ou pretendes usar para pescar as bogas nesse pesqueiro.

Normalmente a técnica eleita como a mais indicada para a pesca de bogas é a roubasienne, permite uma ferragem mais rápida e eficiente, uma vez que os toques das bogas podem ser, e normalmente são, muito subtis.

As montagens terão de ser com fios muito finos, normalmente 0.08 e 0.06 ( nos estralhos) e anzóis muito pequenos, usar a partir do nº 18 podendo descer até ao nº 24

As bóias leves, nunca mais de 0,5 gr, os formatos variam mediante as condições dos pesqueiros.

A distribuição dos chumbos na montagem tem a ver com a estratificação dos peixes na massa de água, assim como a forma como o peixe come, normalmente colocam-se distribuídos em grupos a diminuir de peso da bóia para o anzol. Quando o peixe se encontra a meia água e a comer na descida do isco ( nem deixam a bóia endireitar), utiliza-se uma distribuição uniforme, de forma a que a descida do isco seja mais lenta e o isco se apresente de melhor forma.

iscos e engodos... isco de eleição para as bogas serão os pinkies, asticôt,vers de vase ou fouillis, por uma questão de preço raramente usava os vers de vase, só mesmo em competição :mrgreen:

Os engodos serão sempre á base de farinhas, muito finas e passadas pelo crivo, de forma a que quando em acção de pesca, estes provoquem o "efeito de nuvem", com uma acção de suspensão, que chame o peixe, o excite, mas que não o enfarte!

Nunca se deve engodar com o isco.

EDIT - p.s. isto não é uma receita, era assim que eu as pescava, por vezes saia-me bem!! :wink: :wink:
roque 12
Mensagens: 8
Registado: terça nov 11, 2008 9:11 pm

Re: Bogas

Mensagem por roque 12 »

rui valerio Escreveu:Boas, não sendo o mais indicado para te elucidar vou tentar, os crack´s devem andar na pesca.. 8) 8) 8)

Assim sendo, primeiro deverias indicar qual a técnica que usas, ou pretendes usar para pescar as bogas nesse pesqueiro.

Normalmente a técnica eleita como a mais indicada para a pesca de bogas é a roubasienne, permite uma ferragem mais rápida e eficiente, uma vez que os toques das bogas podem ser, e normalmente são, muito subtis.

As montagens terão de ser com fios muito finos, normalmente 0.08 e 0.06 ( nos estralhos) e anzóis muito pequenos, usar a partir do nº 18 podendo descer até ao nº 24

As bóias leves, nunca mais de 0,5 gr, os formatos variam mediante as condições dos pesqueiros.

A distribuição dos chumbos na montagem tem a ver com a estratificação dos peixes na massa de água, assim como a forma como o peixe come, normalmente colocam-se distribuídos em grupos a diminuir de peso da bóia para o anzol. Quando o peixe se encontra a meia água e a comer na descida do isco ( nem deixam a bóia endireitar), utiliza-se uma distribuição uniforme, de forma a que a descida do isco seja mais lenta e o isco se apresente de melhor forma.

iscos e engodos... isco de eleição para as bogas serão os pinkies, asticôt,vers de vase ou fouillis, por uma questão de preço raramente usava os vers de vase, só mesmo em competição :mrgreen:

Os engodos serão sempre á base de farinhas, muito finas e passadas pelo crivo, de forma a que quando em acção de pesca, estes provoquem o "efeito de nuvem", com uma acção de suspensão, que chame o peixe, o excite, mas que não o enfarte!

Nunca se deve engodar com o isco.

EDIT - p.s. isto não é uma receita, era assim que eu as pescava, por vezes saia-me bem!! :wink: :wink:
Muito obrigado Rui , vou seguir as tuas dicas , depois no domingo digo se resultou :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Bogas

Mensagem por Carpa Real »

Roque 12!?!?!?
Sem querer complicar deixo aqui o meu testemunho...

Considerando que a opinião do Rui Valério está muito correcta eu acrescento mais algumas sugestões para te ajudar nas tua dúvidas.

Quando o Rui fala em “roubasienne” quer dizer pesca à Francesa ou seja, com canas de comprimento de encaixes e ainda há pesca à Francesa com canas telescópicas.

Sobre as bóias aconselho teres algumas baixadas até 1 e 1,20gr. atendendo que estamos em época de vento e correntes. As bóias para esta espécie devem ser bem calibradas ou seja com todo o corpo dentro de água. O segredo para que com o vento ou corrente não afunde deve-se untar muito bem a antena com vaselina e assim, esta mantém-se na perfeição sem problemas de afundamento.

Linhas- deves fazer uma baixada de 0,12 de uma boa linha e até podes ter necessidade se o peixe for grande aumentar até ao 0,14. mas o conselho vai para o 0,12 e terminais entre o 0,10 / 0,12. Estes terminais devem ter +- 15 a 20cm.
Na baixada devem ser montados chumbos em maciço ou seja, juntar todos os chumbos +- a 40 / 60cm do anzol não esquecendo o chumbo de toque que pode ser o ultimo chumbo a uma distancia do anzol de 15 a 20cm. (terminais sempre de fio fluocarbono).

Anzóis- podes usar perfeitamente os recomendados pelo R. Valério mas para este peixe tem que ser muito finos mas resistentes. Há necessidade para esta espécie manter o isco o mais natural possível e porque agora com as águas frias é importante que mantenhas por algum tempo o Asticôt (chamado bicho ou morcão) o mais vivo possível e aqui os anzóis tem a maior importância.

Iscos- sobre o que o Rui aconselha não tenho nada a dizer apenas que comprares o ver-de-vase ou fouillis para além de saber lidar com este tipo de isco quer como o modo de o deslaçar e de o iscar o maior problema é o seu preço que é demasiado elevado para as bolsas dos pescadores. E ainda o facto de ser importado o que necessita de marcação antecipada na nossa loja de pesca, e nem todas tem acesso a este produto.
Por isso, baseia-te no Asticôt que chega-te perfeitamente.

Engodos
- Deves usar sementes de cânhamo em porções muito pequenas mas sempre muito cadentes (com o mesmo ritmo) usando uma fisga de copo muito pequeno e lançado porções mínimas tipo 20 a 30 grãos.

Farinhas
- Compras 2kg. De farinha normal para bogas, 2kg. da mesma farinha mas de meia-água e juntas tudo depois adicionas 200gr. de aditivo vermelho da LaSirene mais 150gr. de farinha de cânhamo. Importante que a mesma seja mexida homogeneamente e vais juntando água até a mesma ficar consistente mas não de mais. Como primeira acção de engodar o pesqueiro à distancia que pretendes pescar com bolas do tamanho de laranjas +- 6 bolas e depois durante acção de pesca vais engodando sempre com o mesmo ritmo não com bolas mas fazendo com a mão tipo pasteis de bacalhau para que as mesmas não saiam muito apertadas e comecem a desfazer-se a meia-água. Se a acção de entrada do peixe demorar podes juntar uma porção muito pequena de Asticôt à farinha. Aconselho comprares da marca "José calado" tenho tido os maiores sucessos com esta marca.

Nota: Muito importante depois de ter a farinha pronta a utilizar crivar a mesma muito bem para que fique a mais fina possível, não deves usar a farinha grossa. Para assim, criar o efeito que se pretende que é: formar uma nuvem de atracão para o peixe e que este não se farte de comer. Podes comprar um crivo próprio nas casas de pesca.

Tambem de forma ritmada laçar Asticôt em forma de rappel com uma fisga já acima mencionado em porções de 15 Asticôt no máximo. Por cada peixe que fisgues depois de o teres tirado lança a tal porção de Asticôt e depois tratas de desferrar o peixe para que os restantes se mentenham no pesqueiro.

Uso sempre do ganapão, pois para além de este peixe ser irrequieto estás a pescar com linhas muito finas.

E já agora faz pesca sem morte sempre…

Boas pescas :wink:

Carpa Real
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Bogas

Mensagem por rui valerio »

Eu disse-te que eles estavam a demorar porque estavam á pesca :mrgreen:

É bem Carlos, já lá vão uns aninhos :( :( , deixei as bogauinhas sossegadinhas ultimamente...
Em relação ao peso das bóias tens toda a razão, não me lembrei da corrente desta altura do ano, quanto ao uso de isco para engodar... 15 astcot´s parece-me uma boa opção, pois deve criar competição pelo alimento nos peixes e ajuda a manter o pesqueiro com peixe em actividade sem "fartar".

Temos de marcar uma sessão... estou com saudades de montar o pannier!! :? :?

Boas pescarias e no fim deixa as boguinhas na água, que elas não morrem afogadas!! =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Bogas

Mensagem por Carpa Real »

rui valerio Escreveu:Eu disse-te que eles estavam a demorar porque estavam á pesca :mrgreen:

É bem Carlos, já lá vão uns aninhos :( :( , deixei as bogauinhas sossegadinhas ultimamente...
Em relação ao peso das bóias tens toda a razão, não me lembrei da corrente desta altura do ano, quanto ao uso de isco para engodar... 15 astcot´s parece-me uma boa opção, pois deve criar competição pelo alimento nos peixes e ajuda a manter o pesqueiro com peixe em actividade sem "fartar".

Temos de marcar uma sessão... estou com saudades de montar o pannier!! :? :?

Boas pescarias e no fim deixa as boguinhas na água, que elas não morrem afogadas!! =D> =D> =D>
Boas Rui, estarei sempre pronto para uma pesquinha desde que o meu tempo permita. Como já deves ter percebido estou a mudar os meus hábitos de pesca e como já ando a uns anitos nisto agora resolvi procurar os grandes exemplares de Carpas onde nos últimos tempos procurei esta espécie quer à Francesa quer à Inglesa, mas chegou a altura de me dedicar ao Carp Fishing. Mas estarei sempre disponível desde que possa de te poder acompanhar a uma pesquinha mais soft... :wink:

Um Grande abraço para ti e um bem-haja por teres ajudado um jovem porque o futuro é deles e esta coisa de guardar segredos não leva a lugar nenhum.

Um Grade Abraço para ti
Carpa Real
Responder