João Rico
praias da nazare
Já aqui à uns anos passei 15 dias de férias na Nazaré, e por sorte até dei com o peixe, a pescar lá do alto por baixo do farol, tinha-se que descer umas escadas de ferro não sei se ainda se pode lá pescar, andava lá um cardume de safias que nunca mais acabava. agora que me lembrei disso quando poder vou contar como decorreu esse 15 dias de pesca na Nazaré bela terra de gente simples e simpática.
É verdade amigo Frias, volta e meia lá aparecem. Mas esse pesqueiro não o aconselho muito a pescadores que não conheçam bem aquilo porque o mar lá costuma ser muito matreiro. Como o a migo Ramiro disse, A praia do Salgado é muito produtiva, mas o seu forte são as douradas, que por esta altura bye bye! Para o mene, salemas são uns peixes de formato semelhante aos sargos mas com a boca redonda e têm umas listas na horizontal amarelas. Têm muito má fama pois além de cortarem muitos estralhos, o valor gastronómico é pouco ou nenhum (isto é o meu gosto!). Mas em último caso podem sempre por optar por ir até à Foz do Arelho que até dá uns cabeçudos jeitosos! Para o sargo II, eu vi uma jornada desse nacional de clubes, foi cá uma rapada! Eu estava lá num concurso de pesca, do outro lado do porto ( na zona paga).
É o que eu digo... Deus dá nozes a quem não tem dentes, ou melhor dou acesso ao pró quem não quer entrar
Mene consulta este link:
http://www.pescador.online.pt/spot.php?id=22
Se tiveres problemas a entrar, altera a palavra passe aqui no livre e depois entra com ela no Pró.
Mene consulta este link:
http://www.pescador.online.pt/spot.php?id=22
Se tiveres problemas a entrar, altera a palavra passe aqui no livre e depois entra com ela no Pró.
Já foi há uns meses. Não me lembra se foi em Abril ou em Maio, mas sei que foi uma jornada logo na semana a seguir à taça de Portugal que acho que também tinha decorrido lá. A sede do Arnal, perto da minha terrinha, costuma organizar por essa altura um concurso de pesca lá no porto de abrigo da Nazaré. E este ano marcaram para esse domingo. Por acaso lembrei-me de ver a parte dos eventos na mundo da pesca e falava lá nessa jornada. Falei com um dos organizadores e expliquei-lhe a situaçao ,que até tinha sido autorizada pela capitania que nem sabia deste evento com carácter nacional! Quer dizer, quem ficou mal fui eu, porque como era o "puto" nao sabia akilo k tava dizer! Chegá-mos lá e fiquei parvo com a quantidade de engodo que vocês gastam. Baldes de 20 litros. Bom mas por acaso até tava muito bem organizada. Como os pesqueiros do lado norte estavam já marcados, decidimos ir para o lado pago. Eu fiquei mesmo em frente à placa branca que indica a velocidade máxima. Comecei a engodar e as taínhas a sair, enquanto que os pescadores do nacional nada! No fim de tudo, na minha segunda participação em concursos deste tipo, aos desasseis anos, consegui um primeiro lugar entre 37 pescadores, alguns deles bastante batidos na pesca às tainhas. Foi sem dúvida um dia marcante!
p.s. Acho que a descriçao foi pormenorizada?!!! lool
p.s. Acho que a descriçao foi pormenorizada?!!! lool
Entrao parece que nao estamos a falar da mesma competiçao.pois o que decorreu no fim de semana passado foram provas de sur-casting(pesca ao fundo na praia),ai nao usamos engodo,tal nao é permitido pelo regulamento,tudo o que falei na minha intervençao sobre a nazare foi sobre a praia,local onde pesquei,quanto à pesca no porto ou na sua entrada nao tenho qualquer conhecimento.
Antes que me esqueça, Ricardo, salemas eram os peixes que a Ana tinha lá em casa congelados.
Agradeço as vossas respostas, se calhar vamos até à Lourinhã, mas ainda não está bem decidido, porque falta o mais importante! Então vocês não me dizem se há quartos para alugar? Rooms, zimbres, chambres? O que eu quero saber é se também lá andam aquelas senhoras na rua a alugar quartos! Dormir na praia não me agrada muito, até porque o frio aperta nessa altura...
Agradeço as vossas respostas, se calhar vamos até à Lourinhã, mas ainda não está bem decidido, porque falta o mais importante! Então vocês não me dizem se há quartos para alugar? Rooms, zimbres, chambres? O que eu quero saber é se também lá andam aquelas senhoras na rua a alugar quartos! Dormir na praia não me agrada muito, até porque o frio aperta nessa altura...