Pescar Lulas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescar Lulas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Mensagens: 1602
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Re: Pescar Lulas

Mensagem por ABEL POLICIA »

o que é isso de toneiras ???? :-k :-k
Avatar do Utilizador
Pauloartur
Mensagens: 121
Registado: quarta out 01, 2008 8:06 pm

Re: Pescar Lulas

Mensagem por Pauloartur »

ABEL POLICIA Escreveu:o que é isso de toneiras ???? :-k :-k

TONEIRA

Arte tradicional já pouco utilizada. Exige pouco esforço físico para a sua prática. É mais utilizada por pescadores idosos.

Devido ao facto da quantidade de peixe capturado com esta arte, ser pouca, não compensando uma dedicação exclusiva, é frequentemente utilizada pelos pescadores no intervalo da sua faina ou enquanto esperam pela maré que mais lhe convém para utilizarem outro tipo de arte que lhes seja proveitosa.

A TONEIRA É CONSTITUÍDA POR:

- Um tubo de metal ou chumbo forrado por um fio brilhante e com anzóis na sua extremidade.

LOCAL ONDE SE EFECTUA A PESCA:

-Canais; esteiros; regueiras; lavajos.


CAPTURA:
-chocos; polvos (muito raramente).

TIPO DE BARCO UTILIZADO:
-bote; douro; chata; bateira.

Imagem de uma toneira em anexo.

Abraço
Paulo Silva
Anexos
Toneira
Toneira
toneira5567.jpg (9.23 KiB) Visto 654 vezes
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: Pescar Lulas

Mensagem por bluemerlim »

Ou muito me engano ou acho que essa foto é a de 1 palhaço, a toneira é algo parecido , só que não tem o formato de peixe.
Outra das diferenças do plhao para a toneira é que o palhaço tem os anzois com barbelas e a toneira não, são simplesmente agulhas sem barbela.
Isto daquilo que vi e conheço.
Abraço
Nuno
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pescar Lulas

Mensagem por joaosousa »

Pauloartur Escreveu:Se vires uma pessoa com fome a beira rio, não lhe dês um peixe. O Sócrates que lhe dê um Magalhães, e faça-lhe o registo aqui no sitio para ela aprender a pescar .
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
karva

Re: Pescar Lulas

Mensagem por karva »

bluemerlim Escreveu:Ou muito me engano ou acho que essa foto é a de 1 palhaço, a toneira é algo parecido , só que não tem o formato de peixe.
Outra das diferenças do plhao para a toneira é que o palhaço tem os anzois com barbelas e a toneira não, são simplesmente agulhas sem barbela.
Isto daquilo que vi e conheço.
Abraço
Nuno
Viva Nuno
É como dizes, mas hoje em dia já se misturam os nomes toneira/palhaço, apesar de diferentes.

Toneira:
toneira2.jpg
Ab
JoelEstrela
Mensagens: 51
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Re: Pescar Lulas

Mensagem por JoelEstrela »

karva Escreveu:
Viva Nuno
É como dizes, mas hoje em dia já se misturam os nomes toneira/palhaço, apesar de diferentes.


Ab
Tens razão, eu quando disse Toneira/Palhaço, estava-me a referir ao mesmo objecto, neste caso, o palhaço. Desconhecia por completo a distinção de Toneira e Palhaço, sempre me falaram como sendo o mesmo objecto.

Abraço
Joel
Responder