Ferreiras

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ferreiras"
na nova versão do site.

bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: Ferreiras

Mensagem por bluemerlim »

Boas Musci... 8)
parabens pela pescaria amigo. =D>
Só uma pequena correcção, a ultima não é uma bica mas sim uma choupa, ok. :wink:
karva

Mensagem por karva »

Boas musci, obrigado por participares com essas imagens neste tópico, parabéns pela pescaria. =D>

Afinal elas ainda andam por aí ? Melides até não é assim tão longe. :D

Ab
Amado
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

Mensagem por Amado »

Caro amigo:

Como ainda não levei nenhuma à Judiciária fazer um exame pericial (!!!!!!) tomo-as como ferreiras atendendo a fotografias que tenho visto e a aos melhores testes que podem ser efectuados: aos comentários dos demais pescadores. Quando alguém vê um peixe e diz: Olha um carapau e outro lhe chama robalo, aí as coisas estão mal :roll: #-o ; porém, se todos (ao longo de alguns anos - cerca de 30 que tenho de pesca) procedem à mesma identificação, então sou levado a crer que estão correctos.
Como disse, tomo-as (e como-as =P~ ) por ferreiras.
Fico um pouco surpreendido pelo facto de (após análise aos comentários acima efectuados) se tratar de uma espécie um pouco difícil de encontrar ou estão temporariamente ausentes? Não cheguei bem a entender. Pela parte que me toca, quando ferro douradas já sei que é uma questão de tempo ferrar também umas ferreiras que, por norma, têm sido um pouco menores que as suas "primas".
karva

Mensagem por karva »

Amado Escreveu:Caro amigo:

Como ainda não levei nenhuma à Judiciária fazer um exame pericial (!!!!!!) tomo-as como ferreiras atendendo a fotografias que tenho visto e a aos melhores testes que podem ser efectuados: aos comentários dos demais pescadores. Quando alguém vê um peixe e diz: Olha um carapau e outro lhe chama robalo, aí as coisas estão mal :roll: #-o ; porém, se todos (ao longo de alguns anos - cerca de 30 que tenho de pesca) procedem à mesma identificação, então sou levado a crer que estão correctos.
Como disse, tomo-as (e como-as =P~ ) por ferreiras.
Fico um pouco surpreendido pelo facto de (após análise aos comentários acima efectuados) se tratar de uma espécie um pouco difícil de encontrar ou estão temporariamente ausentes? Não cheguei bem a entender. Pela parte que me toca, quando ferro douradas já sei que é uma questão de tempo ferrar também umas ferreiras que, por norma, têm sido um pouco menores que as suas "primas".
A questão que eu levantei acerca das Ferreiras foi precisamente por terem desaparecido aqui na minha zona de pesca entre o Cabo da Roca e o Cabo Carvoeiro, ou seja, Cascais/Sintra até Peniche. Como referi, já há alguns anos que não se conhece ou ouve falar em capturas de Ferreiras.

Nunca pesquei na Ria de Aveiro, por isso não sei se aparecem por lá ou não. Se os fundos da Ria forem em areia ou lodo e as temperaturas das águas forem temperadas, é possivel que existam por lá, agora se forem fundos de pedra poderá ser outra espécie mariscadoura.

Ah! e não é preciso levar nenhuma á Judiciária, basta trocarmos opiniões, conhecimentos e experiências é para isso que o Sitio do Pescador existe e este tópico serve .

Ab
Amado
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

Mensagem por Amado »

Amigo Karva:

Quanto à judiciária, é evidente que estava num tom de brincadeira e não de sarcasmo ou pedantismo; aliás, e diga-se em abono da verdade, um dos aspectos que mais me agradou desde o 1º momento neste sitio é o facto de se verificar (gratuitamente, isto é, sem nenhum interesse que não o de aprendermos uns com os outros) a permuta de conhecimentos, técnicas, dicas, etc. sem que exista o "Sr. dono da verdade" do tipo "só eu é que sei". Reparei que ocasionalmente aparece um ou outro comentário um pouco mais arrogante e logo se levanta (de norte a sul) um muro e uma chuva de alertas e avisos impressionante. Reconheço que a maioria de nós possa estranhar (lamentavelmente e num primeiro contacto) este tipo de abertura mas ainda bem que existe um espaço em que o único interesse seja o de trocar informações partilhando, muitas vezes, anos de experiência acumulada e que alguém (de bandeja) recebe sem que lhe seja pedido nada em troca, além de partilhar também as suas experiências. Aqui vai um exemplo: apesar de não ser grande apaixonado pela pesca à borrachinha, tem acontecido que por vezes arranjo um bocadinho de tempo mas, sem conseguir isco, tento a referida técnica; algum dia me passou pela cabeça dar um cheiro ou sabor ao referido material, colocando-o de molho em óleo XPTO de véspera???? [-X .
Num passado mais ou menos recente (e aqui me confesso) "tudo o que vinha à rede era peixe"; tivesse ele 20 metros tivesse 7 cm, o destino era o balde #-o ; hoje, porém, e graças a uma mentalização com testemunhos e provas neste sitio, sou o primeiro a tirar o peixe do anzol e devolve-lo à agua, caso não tenha as dimensões adequadas além de promover, junto de outros pescadores, essa mentalização. O ditado "Burro velho não aprende" passou a não ser totalmente verdade, dependendo da forma como é ensinado a esse bu... animal!!!
Não leve a mal, pois a frase não tinha (ou não pretendia ter) nenhum sentido prejurativo.

As desculpas e um abraço.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

Amado Escreveu:Quanto à judiciária, é evidente que estava num tom de brincadeira e não de sarcasmo ou pedantismo
por acaso eu entendi dessa forma, mas é o mal do português escrito, por vezes nao é bem interpretado :roll:
Amado Escreveu: aliás, e diga-se em abono da verdade, um dos aspectos que mais me agradou desde o 1º momento neste sitio é o facto de se verificar (gratuitamente, isto é, sem nenhum interesse que não o de aprendermos uns com os outros) a permuta de conhecimentos, técnicas, dicas, etc. sem que exista o "Sr. dono da verdade" do tipo "só eu é que sei". Reparei que ocasionalmente aparece um ou outro comentário um pouco mais arrogante e logo se levanta (de norte a sul) um muro e uma chuva de alertas e avisos impressionante. Reconheço que a maioria de nós possa estranhar (lamentavelmente e num primeiro contacto) este tipo de abertura mas ainda bem que existe um espaço em que o único interesse seja o de trocar informações partilhando, muitas vezes, anos de experiência acumulada e que alguém (de bandeja) recebe sem que lhe seja pedido nada em troca, além de partilhar também as suas experiências. Aqui vai um exemplo: apesar de não ser grande apaixonado pela pesca à borrachinha, tem acontecido que por vezes arranjo um bocadinho de tempo mas, sem conseguir isco, tento a referida técnica; algum dia me passou pela cabeça dar um cheiro ou sabor ao referido material, colocando-o de molho em óleo XPTO de véspera???? [-X .
este site sempre teve e irá ter esses princípios, a conta desses valores sem outros interesses tenho amigos do norte a sul do pais, e nao só... :lol:
Amado Escreveu:Num passado mais ou menos recente (e aqui me confesso) "tudo o que vinha à rede era peixe"; tivesse ele 20 metros tivesse 7 cm, o destino era o balde #-o ; hoje, porém, e graças a uma mentalização com testemunhos e provas neste sitio, sou o primeiro a tirar o peixe do anzol e devolve-lo à agua, caso não tenha as dimensões adequadas além de promover, junto de outros pescadores, essa mentalização. O ditado "Burro velho não aprende" passou a não ser totalmente verdade, dependendo da forma como é ensinado a esse bu... animal!!!
parabens pela atitude e um exemplo a seguir por muitos =D> =D> =D> concertesa todos nós já erramos, "quem nunca pecou que atire a primeira pedra" importa é evoluir e mudar mentalidades. :wink:
toalhas

Mensagem por toalhas »

=D> =D>
cuco gomes
Registado: terça out 28, 2008 11:14 am

Mensagem por cuco gomes »

karva Escreveu:Alguém tem noticia de capturas de Ferreiras nestes últimos tempos?
Já talvez, há uma meia duzia de anos, que por aqui no Oeste não tenho conhecimento de capturas desta espécie.
ferreira2.jpg
Ab
Aqui na Ericeira nunca vi, mas em Julho passado tirei algumas, de palmo, no molhe do Alvor.
Responder