identificação de um belo pesqueiro...

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"identificação de um belo pesqueiro..."
na nova versão do site.

mene
Registado: quinta ago 24, 2006 6:20 pm

identificação de um belo pesqueiro...

Mensagem por mene »

Gostaria que me pudessem explicar como posso escolher um belo pesqueiro na praia.
Eu sei que da para ver pelo o estado do mar mas eu não preservo muito disso e gostaria de ter umas dicas dos entendidos na matéria. Se não souber procurar um belo pesqueiro a pescaria não e muito boa, só se vai dar (banho a minhoca).

Se alguém conhecer a costa desde vagueia ate a barra que me pudesse dar umas dicas desta costa agradecia muito.

Grandes pescariam. Um grande abraço
:D :D :D :D :oops:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Olá Mene.

A ver vamos se aparece por aqui alguém que te dê umas dicas dessa zona. :wink:

Entretanto, vai procurando e lendo algumas mensagens neste fórum que talvez te ajudem um pouco.

Cumprimentos.
mene

Mensagem por mene »

nao e preciso ser nesta zona. so gostaria de ter algumas dicas para pescar ao fundo na praia.
um grande abraço..
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Tens dentro deste tópico dois posts sobre pesqueiros na areia.
Aconselho a ler e, depois se tiveres questões a colocar, o pessoal por cá está à disposição para ajudar.

:wink:
mene

Mensagem por mene »

muito obrigado ramiro vou dar um vista de olhos nos topicos depois se tiver duvidas coloco-as.

um brande abraço :D :D
Liliana
Registado: terça ago 22, 2006 10:27 am

Mensagem por Liliana »

E zumba! ](*,) Lá estás tu com a história "da Vagueira até à Barra"!!! E se fosse de Quiaios até à praia da Tocha? Ou da praia de Mira até à Costa Nova? Sabes, para mim, quais são as características de um bom pesqueiro? Ter o carro sempre seguro, uma casa de banho o mais perto possível (para satisfazer a minha constante necessidade humana básica de eliminação vesical!), não estar sujeita a ser assaltada e estar em condições de segurança (nada de estar em cima das rochas sujeita a ir beber água à força!). Agora sim, podes pedir dicas de bons pesqueiros!
Já viste a hora? Pois é, devia estar na aula, mas enganei-me na sala com a Cátia e quando demos por ela, saimos de "fininho", os outros já tinham entrado e a prof. já não nos deixou entrar... :evil: Íamos aprender a fazer ligaduras...
mene

Mensagem por mene »

Boa noite.
Ramiro desculpa estive a ler os seus anexos da identificação dos pesqueiros, mas tenho uma grande dúvida. Quando chego a uma praia como posso identificar croeiros, agueiros. Eu não percebo muito deste tema. Desculpa da minha ignorância mas tenho uma grande vontade e aprender neste tema. Eu antigamente chegava a praia e pescava num sítio qualquer e muitas das vezes só tirava aranhas. Sabe onde posso encontrar um livro onde possa adquirir mais alguns conhecimentos nesta área.

Um grande abraço e grandes pescarias
:D
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Olá outra vez.
Não tens de pedir desculpa, estamos cá para isso mesmo.
Olha, vou-me socorrer de uma foto, que não será a melhor para te exemplificar mas dar-te-á umas luzes do assunto.
A zona no círculo azul, é uma coroa de areia, que neste exemplo até está um bocado longe. Uma coroa de areia é uma elevação da mesma, e que obriga a onda a romper ou mesmo a rebentar.
Nos círculos vermelhos, é uma zona mais funda, já que o mar não rebenta, mesmo após já ter passado a coroa. Só volta a rebentar perto da margem.
O traço amarelo mostra um agueiro ou rião. Não é muito pronunciado mas está lá. Estes riões é por onde o mar faz escoa, ou seja, depois de rebentar a água recua e faz um canal.
O traço verde, podemos imaginá-lo como uma provável passagem para o peixe. Este pesqueiro tem um fundo basicamente de areia e o peixe dificilmente acampa no mesmo sítio. Ora pode passar para baixo, e depois para cima e assim sucessivamente.
Posso-te dizer que o fundão da esquerda, na altura foi interessante porque se aproximou mais da margem e o croeiro também, permitindo não só pescar para dentro do fundão, como em cima e para lá da coroa.
Foi um local que se manteve algum tempo, às vezes mais a Norte outras mais a Sul, e foi um spot que permitiu algumas capturas interessantes, desde bons Sargos, algumas Douradas, Pregados, Raias, etc, sendo a mais digna de nota, a realizada pelo companheiro Frederico, que deixo aqui o link para veres.

http://www.pescador.online.pt/livre/viewtopic.php?t=451

Quanto a livros, poupa dinheiro e vai pescando por aqui. :wink:
Anexos
PAB 001a.jpg
PAB 001a.jpg (24.26 KiB) Visto 3097 vezes
Responder