Questoes pertinentes !!!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Questoes pertinentes !!!!"
na nova versão do site.

pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Questoes pertinentes !!!!

Mensagem por pedrolourenco79 »

Bem Como atleta federado vou dar algumas opiniões...

Concordo que as pontuaçoes de algumas especias estao desadquadas, nomeadamente as bonificaçoes atribuidas a alguns exemplares, ao inverso da valorizaçao excessiva de peixes menos nobres ( os rapas ) que na minha opiniao deveriam valer muito menos pontos ( 5 Talvez?)
Os iscos são mal escolhidos muitas vezes pelos departamentos tecnicos e na maioria dos casos sao de baixa qualidade.
Os barcos nem sempre possuem caracteristicas identicas e por vezes resulta em tempos de prova diferentes por embarcaçao prejudicando os atletas.
Na embarcaçao nao existem marinheiros, cabendo aos atletas a ajuda ao mestre da embarcaçao. No meu caso e só numa prova tive que puxar 3 vezes o ferro á mão porque o balao se soltava e dos restantes atletas nem 1 se aprontou a ajudar, nem o comissario.

No entanto não posso deixar de afirmar que pelo menos aqui na divisao que participei, as provas correram sao grandes imprevistos apesar de ter sido por 2 vezes prejudicado pela embarcaçao em que fui. ( Avaria do motor numa deas que me custou 1 hora quase de pesca e embarcaçao sem motor com capacidade para acompanhar as restantes que me custou 30 minutos de prova). As provas correram sempre em bom ambiente e com competiçao a niveis salutar. Vamos ver como é no proximo ano na 2ª divisao sabendo de antemao que as coisas se alteram em termos de ambiente e em termos de tipo de pesca.
Farcintra
Registado: quarta set 27, 2006 2:31 pm

Mensagem por Farcintra »

Na minha opinião sincera, a competição só nos ajuda a evoluir, quer como pescadores, quer como seres humanos. Aliás esse foi o meu intuito quando me inscrevi (certo é que fui quase obrigado a inscrever-me lol). Sempre disse ao amigos mais próximos, 3-4 anitos na 3ªDiv para aprender depois quando souber já algumas manhas logo entro verdadeiramente na competição. Hoje em dia penso o mesmo. Vou no 2º ano de competição e tenho mais 2 para continuar a aprender, só que nessa altura em vez de começar a competir verdadeiramente acho que se algo não mudar irei mas é desistir. Existe factos e factores que só os vivendo é que lhe damos valor. Existem muitas coisas que sou contra e tenho-o dito a variados colegas e amigos.

- Locais da provas
- Iscos
- Datas das provas
- Algumas regras
.....

Agora se achamos que está mal temos de lutar, dar a cara, dizer o que pensamos a quem de direito, só por isso ainda não desisti. Primeiro tento (salvo seja, tentamos todos) alterar o que acho estar mal, só depois tirarei as minhas conclusões. Passados esses 3-4 anos terá mudado alguma coisa?? Se sim muito bem, até gosto disto. Se não, amigos como dantes mas o meu lugar não é aqui. Agora estar com cu de fora à espera que o vento passe e mandar bitaites para o ar(que é o que muitos fazem), isso não meus amigos, isso não é atitude para mim.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

Vamos entao aproveitar e apontar esses erros (na tua opiniao :wink: ) isto pode ser um ponto de partida :mrgreen:
e ja que isto até tem nome correcto :mrgreen:
força :mrgreen: =D>
Farcintra

Mensagem por Farcintra »

Então já disse:

- Locais da provas (sempre os mesmos)
- Iscos (ameijoa+camarão+ outro)
- Datas das provas (estranho todos acabarem e a 2ª Div só ainda ter uma prova)
- Algumas regras (só consultando para não me enganar)
lostsoul
Utilizador Regular

Mensagem por lostsoul »

Farcintra Escreveu:Então já disse:

- Locais da provas (sempre os mesmos)
- Iscos (ameijoa+camarão+ outro)
- Datas das provas (estranho todos acabarem e a 2ª Div só ainda ter uma prova)
- Algumas regras (só consultando para não me enganar)
- Locais das provas - tambem acho que com uma costa tao extensa se podia alargar os locais de prova e pesqueiros
- Iscos - acho que isso foi feito para acabar com algumas ilegalidades que se faziam, mas sempre podiam ir mudando os iscos de prova para prova.
- Datas das provas - tb concordo que existe um grande espaço de tempo em que nao existe prova nenhuma e que se podiam fazer, e algumas calham nas alturas em que determinadas zonas começam a ficar limpas de peixe, dificultando o resultado final.
- Regras - nao me posso pronunciar pois nao conheço muito bem as regras mas quem as conheça que opine.
Farcintra

Mensagem por Farcintra »

Quanto a iscos falas em ilegalidades?? Quais ilegalidades?? O que havia eram iscos livres e atletas de várias zonas do país diziam-se prejudicados em relação a outros. Agora intituiram quase sempre a ameijoa, o camarão e um anelideo. Aí ésses que se diziam prejudicados já se calaram. Em relação a este tema só me posso rir (para não chorar), e passo a explicar.
Ameijoa: Pode ser muito bom mas só e apenas em certos locais. Onde se pesca com ameijoa?? Nós cá em baixo nunca usamos mas nas provas somos obrigados a usar. Se é para usar um bivalve porque não o berbigão? O lingueirão? Ou até mesmo a ameijola ou a bomboca. Pois se calhar não convém. Já agora porque é obrigado um atleta a descascar 3kg de ameijoa congelada e que muitas vezes está numa papa autêntica, de tal forma que temos quase de gastar 1kg de sal em 3kg de ameijoa para se conseguir iscar.
Camarão: A meu ver até pode ser, apesar de nós cá em baixo também raramente usarmos, o que me deixa a dúvida se nos regionais onde todos os atletas são cá debaixo, não se poderia adoptar uma isca local. Mas aqui até posso concordar pela relação preço-qualidade-eficácia.
Anelideos: Por amor de Deus, isto é brincar com os atletas. Exemplos:
- Peniche-Coreana; Serviu para apanhar 2 das quase 40 safias que tirei.
- Setúbal-Casulo Salgado; Serviu apenas para ocupar espaço. Ah mentira deu para aproveitar a caixinha onde vinha para futuras pescas...

E assim vamos nós...
lostsoul
Utilizador Regular

Mensagem por lostsoul »

pois pode-se dizer que foi pior a emenda que o soneto #-o

para mim devia-se utilizar os iscos preferenciais da zonas:
Exemplo
Ameijoa - resulta em Peniche e em Setubal entao utiliza-se, mas ja nao funciona em Albufeira era entao substituido por outro.
e devia ser assim para todas as provas adaptar os iscos aos mais utilizados na area em questao.

ja agora explica la o porque desta frase
Se é para usar um bivalve porque não o berbigão? O lingueirão? Ou até mesmo a ameijola ou a bomboca. Pois se calhar não convém

Eu pessoalmente ja utilizei bomboca em Peninche e nao resultou, mas na Azenha ja funcionou, se calhar nao serve de exemplo porque é baseada em 1 ou 2 tentivas ai em Peniche enquanto que na azenha tenho mais saidas, mas acho que funciona melhor a sul do que ao norte .
Farcintra

Mensagem por Farcintra »

Pois mas em setubal podia-se usar ou não? E os outros que falo, não porque?

Existem tantos porques q é como te digo dava conversa para uma semana (ou mais).
Responder