pesca a burra?!

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pesca a burra?!"
na nova versão do site.

f3ar
Registado: quinta jul 31, 2008 10:56 pm

pesca a burra?!

Mensagem por f3ar »

boas gostava de sabe fazer uma montagem para pesca a burra, para ajudar a pescar a inglesa, comecei a pouco a pescar a inglesa.

espero a vossa preciosa ajuda
Gato

Re: pesca a burra?!

Mensagem por Gato »

Boas,

Vou tentar explicar-te da melhor maneira...

Para pescares " á burra " fazes uma montagem com uma boia de correr, sem travão. Ou seja, ao pores a boia a pescar o isco e os chumbinhos devem correr até ao fundo até ficar no fundo de maneira a boia ficar um pouco inclinada. Quando a boia endireitar ou começar a mexer de um lado para o outro , é peixe!!

Esta técnica é usada essencialmente em aguas paradas,principalmente em albufeiras, no entanto já tive alguns resultados no mar nos meus tempos de boia!

Espero ter ajudado,

Boas pescas!
f3ar

Mensagem por f3ar »

É só assim? Já me disseram k tinha de dar uma volta na bóia antes de passar o fio pela anilha.

obrigado pela sua ajuda
Gato

Mensagem por Gato »

Podes dar uma volta na boia com a linha mas se tiveres pouco peso o isco não bater no fundo vai ficar suspenso...é uma questão de experimentar..
Eu não dou volta na boia...é directo
Cumprs
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Uma pesca pouco interessante do ponto de vista desportivo, proibida em concursos mas de resultados fora de série em algumas situações:

Uma boia de quilha comprida e de correr

uma olivete mais pesada que a calibragem da boia ( ex boia de 6 gr olivete de 10 gr)

2 chumbinhos travão nº 8

1 destrocedor

anzol

nada mais simples depois disto em cima da mesa

Procede da seguinte maneira, passar a linha do carreto pela boia, dar 2 voltas ou 3 na quilha da boia e depois pela passagem inferior da boia, depois passas a linha pela olivete, e colocas o estralho ( com ou sem destrocedor, eu usava sempre). Coloca a olivete entre os 2 chumbos de travão, mas deixa uma boa folga para a olivete correr, normalmente á volta de 30 cm.

Em acção de pesca :

Lanças e depois esperas que a boia suba pela linha, quando estiver á superfície, um esticão seco para evitar as barrigas que a linha faz na descida depois acertas a tensão, de forma a que a olivete encoste ao chumbo de travão mais perto do anzol, e esperas...

a lógica é que assim, qd o peixe picar não tenha que arrastar a olivete a linha corre dentro da olivete e só para ao chegar ao 2 chumbo) e sentes os toques melhor e se o ataque for mais violento, o peixe ferra-se sozinho!

espero ter ajudado, a pressa hj é alguma, se necessário coloco um post com fotos a exemplificar!!
f3ar

Mensagem por f3ar »

muito obrigado pela e ajuda , se poderes meter as fotos ainda melhor. Eu é mais para marcar o pesqueiro, pk pesco a inglesa e então é mais para isso.
Mas queria fazer a montagem bem, ou da melhor maneira possível claro.

mais uma vez obrigado, cumps
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

f3ar Escreveu: Eu é mais para marcar o pesqueiro, pk pesco a inglesa e então é mais para isso.
Existem melhores técnicas para marcar os pesqueiras para a pesca á inglesa, tais como o cruzamento de pontos de referencia entre as duas margens, e a marcação de distância na linha do carreto com um nó de correr com fio de lã, ou com marca de marcador.

Marcar com a burra ( ou manhosa) não me parece uma boa opção, aliás nem sei como vais conseguir marcar o pesqueiro sem a montagem de marcação ( burra) não complicar a tua acção de pesca!

Usar a burra ou manhosa em acção de pesca pode ser nuito recompensador, aliás existem situações de pesca onde essa técnica é, de longe, a técnica perfeita, imagina que estás a pescar ao fundo, a qualquer profundidade e a uma distância razoavel da margem, mas onde a sensibilidade dos toques é maior do que se pescares ao fundo normalmente! Eu pessoalmente evito esses pesqueiros e essas situações, mas já o fiz, sendo premiado com alguns dos maiores exemplares que consegui em águas interiores, nomeadamente o meu record pessoal na Barragem da Aguieira com uma carpa de 12,4 kg.

Farei um trabalho sobre a referida montagem... é só uma questão de disponibilidade!
Responder