Pilado

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pilado"
na nova versão do site.

enfarpado
Mensagens: 13
Registado: terça set 02, 2008 5:08 pm

Pilado

Mensagem por enfarpado »

Julgo já não ser um tótó, mas por vezes levo cada coça que nem os tótós levam :oops:
Ultimamente tenho tirado bons peixes com carangueijo pilado, sendo uma isca que raramente utilizo, queria perguntar qual a melhor maneira de iscar o pilado e qual o anzol ideal.
É que tenho alturas que sinto muito peixe ,e sei que é robalo, mas não enfarpam. Custumo utilizar o anzol nº 2/0 da sesame, é um anzol com um angulo bem aberto e inclinado (torto) tenho tido bons resultados mas intriga-me o facto de o robalo se atirar e não enfarpar.
Gostava que alguém com mais experiência com este isco me desse uma ajudazita ao qual ficava muito agradecido.
Boas pescarias a todos.

Mais vale um mau dia de pesca, que um bom dia de trabalho. :lol:
PedrasSalgadas

Re: Pilado

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Repara que para se puder ajudar, com a informação que deixas, primeiro temos que adivinhar. :? :? :?

E em que tipo de pesca é que utilizas o pilado. Por cá apenas vejo utilizar o pilado vivo para iscar na pesca à bóia. Se for ao fundo, já será pode estar morto, descascado quase só as ovas, ou com chuchas das ovas do pilado.
Anzol 2/0 da Sasame, qual é o modelo. É um anzol que tem dado bons resultados, com que isco :?:

Ab
Manel
enfarpado
Mensagens: 13
Registado: terça set 02, 2008 5:08 pm

Re: Pilado

Mensagem por enfarpado »

Boas,
tens razão fui um pouco vago. Neste caso trata-se de pesca ao fundo com pilado vivo. No prencipio tambem pensei que o pilado vivo era só para pescar a boia mas desengane-se quem assim pensar, tirei e vi tirar muitos robalos( dezenas e dezenas) com este metodo. A boia ´, só agora estou a iniciar e as dicas que vierem são bem vindas.
Abraço.
PedrasSalgadas

Re: Pilado

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Para a pesca ao fundo nunca utilizei o pilado, nas artes da xávega vem muito, e não se torna difícil arranjá-lo, qd se pode lá ir à praia. Aí pela Vieira será isca muito em conta, por aqui só comprado.

Mas se já tiras-te muito robalo com pilado, e recentemente a coisa está mais difícil, o que estarás a fazer diferente. Iscas com qualquer pilado ou usas apenas as fêmeas. E o anzol, continuas com o mesmo modelo. O tipo de montagem será a mesma. Estarão nesses dias virados para essa isca. Outros por perto estão a facturar e tu a coar água ali ao lado.
enfarpado
Mensagens: 13
Registado: terça set 02, 2008 5:08 pm

Re: Pilado

Mensagem por enfarpado »

bom fiz uma pergunta e não me souberam responder começaram a ir por outros caminho....
Perguntei qual a melhor maneira de iscar o pilado na pesca ao fundo e tb para a pesca á bóia.
O peixe que eu não conseguia fisgar, julgo que seja peixe mais pequeno pois quem estava com camarão tirava uns robalotes de 400 , 500 gm e reparei que com o pilado só saia peixe de 1 Kg a 4Kg. De qualquer modo obrigado pela ajuda. :cry:
Boas pescarias e já agora gostava de sensibilizar todos os pescadores que por aqui passem para não deixarem lixo nos pesqueiros , nem mesmo restos de fio que podem ser um contributo para uma pessoa tropeçar e dar uma boa queda. Nada custa meter as garafas de cerveja, sacos plásticos, restos de isca e fios dentro de um saquito e levar para um contentor.
Ou vamos continuar um dos povos da europa mais "porcos" neste aspecto? Não gostavam de chegar a um pesqueiro e vê-lo limpinho? Vale a pena pensar nisto e agir.
Um abraço a todos os colegas de pesca.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Pilado

Mensagem por pisões »

Colega.

Sobre a pesca com pilado é normal sairem peixes de maior tamanho do que com camarão. Se não estavas a ter toques o se tinhas e não ferravas era porque o peixe era miudo e o pilado não cabia na boca para ficarem ferrados. Os robalotes atacam todos os iscos e se este é um pilado grande vão tentar desmembrá-lo para o conseguirem comer aos bocados. Neste caso terás toques só que não consegues prender o peixe pois não abocanhou o isco. Quando isto acontece o melhor é mudar para pilado mais pequeno ou para camarão. Se for um robalo grande, este come o pilado de uma só vez e nesse caso as hipoteses de ferragem são bem maiores.

Quanto ao anzol, existem de várias formas, marcas e feitios e por vezes estar a dizer que este modelo é melhor que o outro podemos entrar em discussão que não leva a lado algum. Para pescar com pilado um bom anzol chinu ou marazueigo 1 até 2/0 serve (conforme o tamanho do pilado) mas isso o melhor é fazer experiências. Para o camarão uso o entre 1 e o 4 enão me tenho dado mal.

Numa pescaria nunca leves um só isco (olha o artigo da revista pescador deste mês do colega Ramiro =D> ) e vai fazendo mudanças na maneira iscar e nos estralhos.

Boas pescaria e um abraço

Rui
PedrasSalgadas

Re: Pilado

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Sérgio
enfarpado Escreveu:Boas,
tens razão fui um pouco vago. Neste caso trata-se de pesca ao fundo com pilado vivo. No prencipio tambem pensei que o pilado vivo era só para pescar a boia mas desengane-se quem assim pensar, tirei e vi tirar muitos robalos( dezenas e dezenas) com este metodo. A boia ´, só agora estou a iniciar e as dicas que vierem são bem vindas.
Abraço.
Foste vago na tua primeira participação, mas com esta foste muito esclarecedor =D> =D> =D> Todos ficámos a saber que usas um anzol da Sasame, tamanho 2/0, deve ser o único modelo que eles fabricam. Mais esclarecedor não podias ter sido.
enfarpado Escreveu:bom fiz uma pergunta e não me souberam responder começaram a ir por outros caminho....
E tb educado. Peço imensa desculpa por ter tentado compreender a tua dúvida ou o teu problema. Foi esse o caminho que segui.
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re: Pilado

Mensagem por SANTOSSILVA »

O pilado é iscado entre a 2ª e 3ª patas
Responder