Na imagem a oliva é de 10grs mas podemos utilizar com menos...
Isto é um exemplo acerca do título do tópico e não da última discussão (bóia).
Chumbada encostada ao anzol
isco preso
Amigo zumbrax a sarguete o sargo os alcorrases sao dos peixes mais desconfiados! Numca atacam á 1º vao xupando.o sargo normalmente onde ha sarguete deixa a sarguete ir primeiro e so depois de ver que nao ha problema, e que afasta a sarguete e ataca ele ...O sargo nao gosta de sentir nada preso "o isco" é por isso que a familia do sargo nao abucanha, chupa! dai a chumbada de correr com pendente e o isco no final...Ai quando xupar a linha nao vai fazer força no sentido oposto e poder ai sim poder dar a sua chupadela final! para pesca ao sargo nada melhor que chumbada de bola ou de correr com pendente! ai sim nao vos vai fugir nenhum!
Boas pescarias . eu sou de almada se alguem quiseres pode postar ai ou privado.
Boas pescarias . eu sou de almada se alguem quiseres pode postar ai ou privado.
Re: Chumbada encostada ao anzol
É bom de ver o que se aprende aqui,
... achei estranho de ver na foto do Boss ( com sargo no site pro ) o chumbo tão perto do anzol, desconhecia a tecnica e depois de ler aqui no forum decidi experimentar no molhe, os fundos cá por cima são mais de areia e as tecnicas que usava antes pescavam muitas pedras
como gosto de pescar nos molhes, era uma nota preta em material
Esta semana decidi experimentar , sem boia, com estropo de pelo menos uma braça e uma chumbadinha redonda furada de 20gr por o mar estar meio mexido. Estive primeiro a borrachar e nada, estava outro pescador no molhe há bem mais tempo e estava tambem de grade, como a maré permitia fui apanhar uns grilos e bicha da pedra e vai de experimentar a tática nova. Realmente o peixe (grande) andava por fora mas mesmo assim deu logo resultado ao primeiro lançamento com um robalete que foi devolvido à agua por não ter medida e atrás dele vieram mais 3 que tiveram o mesmo destino
tendo ficado por aí a experiencia do primeiro dia. No dia seguinte resolvi levantar o rabinho da cama cedo e voltei á carga, como ainda tinha isco do dia anterior voltei a tentar, Saiu um robalo já dos de dose( ao 2º lançamento), e meia duzia de aranhas
na parte da manhã e mais um robalo irmão do anterior na parte da tarde os aranhas e a criação que voltou para a água foram mais uma meia duzia...
Apesar de não ser dia de muito peixe já deu para verificar a eficácia do método, porque os parceiros de pesca que apareceram se não foram de grade foram para casa com criação, eu não sou fiscal
se fosse...limitei-me a dar o exemplo, para desagrado de alguns mas para futuro contentamento de muitos... 
Esta semana decidi experimentar , sem boia, com estropo de pelo menos uma braça e uma chumbadinha redonda furada de 20gr por o mar estar meio mexido. Estive primeiro a borrachar e nada, estava outro pescador no molhe há bem mais tempo e estava tambem de grade, como a maré permitia fui apanhar uns grilos e bicha da pedra e vai de experimentar a tática nova. Realmente o peixe (grande) andava por fora mas mesmo assim deu logo resultado ao primeiro lançamento com um robalete que foi devolvido à agua por não ter medida e atrás dele vieram mais 3 que tiveram o mesmo destino
Apesar de não ser dia de muito peixe já deu para verificar a eficácia do método, porque os parceiros de pesca que apareceram se não foram de grade foram para casa com criação, eu não sou fiscal
Última edição por PCrat em quinta set 11, 2008 1:41 am, editado 1 vez no total.
=D> =D> =D> =D> =D>PCrat Escreveu:limitei-me a dar o exemplo, para desagrado de alguns mas para fututo contentamento de muitos...
Mais nada... =D> =D> =D>PCrat Escreveu:eu não sou fiscalse fosse...limitei-me a dar o exemplo, para desagrado de alguns mas para futuro contentamento de muitos...
Tem atenção que esse (20gr) é o limite que utilizo para pescar directo (chumbadinha a bater no anzól).PCrat Escreveu: chumbadinha redonda furada de 20gr por o mar estar meio mexido
Mais que isso já começa a estragar a iscada. Quando utilizo as 30, 40 ou mesmo 60gr, coloco uns destorcedor (pequeno) entre a chumbada e o anzol. No caso das olivas maiores (como o buraco é grande e pode ficar com o destorcedor dentro) utilizo também um pérola entre o destorcedor e a oliva.
Oliva > Pérola > Destorcedor > Anzol - Mais de 40gr
Oliva > Destorcedor > Anzol - Mais de 20gr
Oliva > Anzol - Até 20gr (inclusive)
Claro que quanto menos material e mais pequena a chumbadinha, menos enrocha.
Eu só experimentei ainda com pesos inferiores a 20gr, mas coloquei sempre uma missanga (de borracha que há flurescente) a servir de batente entre o anzol e a oliva, pra não danificar o anzol nem a iscada e não tive maus resultados, fico á espera é da época dos sargos [-o< para lhes dar um bailinho
vou tentar depois tirar fotos para postar aqui tb das montagens e dos peixos.
se apanhar algum [-o< 
É mesmo assim.
Acho que até aqui já foi tudo dito.
Eu aqui na Póvoa de Varzim continuo a ser gozado mas não quero outra técnica. O pessoal goza comigo mas o que é certo é que muitas das vezes apanho peixe e o restante pessoal passa é a vida a trocar o isco.
Quando ouço falar de uma nova técnica o meu sangue até ferve para a pôr em pratica. Quando dá resultado raramente a abandono até que apareça algo melhor. Não compreendo como é que o pessoal aqui não experimenta pelo menos uma única vez.
Bora lá toda a gente a pescar assim.
Vejamos, quando tive nos Açores aprendi a pescar aos sargos com queijo Terra Nostra e na Madeira a um cem numero de espécies simplesmente com Pão.
Sempre que ouvirem falar de uma nova Técnica experimentem, a menos que vos tenham contado essa milagrosa técnica no dia 1 de Abril. HI HI HI!!!
Acho que até aqui já foi tudo dito.
Eu aqui na Póvoa de Varzim continuo a ser gozado mas não quero outra técnica. O pessoal goza comigo mas o que é certo é que muitas das vezes apanho peixe e o restante pessoal passa é a vida a trocar o isco.
Quando ouço falar de uma nova técnica o meu sangue até ferve para a pôr em pratica. Quando dá resultado raramente a abandono até que apareça algo melhor. Não compreendo como é que o pessoal aqui não experimenta pelo menos uma única vez.
Bora lá toda a gente a pescar assim.
Vejamos, quando tive nos Açores aprendi a pescar aos sargos com queijo Terra Nostra e na Madeira a um cem numero de espécies simplesmente com Pão.
Sempre que ouvirem falar de uma nova Técnica experimentem, a menos que vos tenham contado essa milagrosa técnica no dia 1 de Abril. HI HI HI!!!