pesca ao robalo!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pesca ao robalo!"
na nova versão do site.

morgas
Registado: terça out 17, 2006 10:32 am

pesca ao robalo!

Mensagem por morgas »

Boa tarde pessoal!

Sou novo nestas andanças, mas gostava de saber qual é a melhor técnica e as melhores condições para pescar estes fabulosos peixes... Já tenho pescado alguns destes e dão um gozo sacá-los do mar... Penso que o tipo de pesca que faço não será o mais adequado, pois é na praia, com grandes "canelões" e grandes lançamentos para o meio da rua! Por favor quero saber tudo acerca desta pesca´... Canas, carretos, isco, anzois, etc, etc...

Obrigado e cumprimentos a todos!

MORGAS
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

caro morgas, existem varios topicos neste forum que te vao ajudar, é uma questao de dares um vista de olhos, e vais ver que já ficas com uma boa ideia da pesca que pretendes fazer.
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

pesca ao robalo

Mensagem por ABEL POLICIA »

ó morgas de onde és tu?
morgas

Re: pesca ao robalo

Mensagem por morgas »

ABEL POLICIA Escreveu:ó morgas de onde és tu?
Porque perguntas, ó abel policia? Sou de Lisboa, mais precisamente de Campolide.
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

local

Mensagem por ABEL POLICIA »

morgas ,perguntei só para ver se éras da zona cá norte , para no caso de quereres e surgir a oportinidade ,marcava-se uma pesca ao robalo :wink:
morgas

Mensagem por morgas »

Caro aranha,

Não encontro nada especifico, quero saber qual a melhor isca e técnica, se é que se pode dizer "melhor técnica". Eu penso que me enquadro no estilo "Surfcasting" e não costumo apanhar muito este tipo de peixe. Já pesquei á boia, mas não me fascinou daí procurar sempre pesqueiros onde possa fazer uns bons lançamentos... mas o robalo não pega muito. estou curioso por outras maneiras de apanhar o "bicho". Será o isco ou a montagem que não são as mais correctas? Será a técnica? Epá... sargos, safias, douradas, etc... é a pontapé... mas o robalo está a deixar-me preocupado, sabes porquê? Porque quando começei a pescar (já faz longos anos), ia com o intuito de apanhar peixe, independentemente do que fosse. Hoje em dia preocupo-me com o tamanho e com a qualidade e fico lixado quando apanho um sargo e me dizem: -"Áhhh é um sarguito... não é mau!" - Porra, não é mau... epá, diz-me lá onde é o teu caixote. Logo de seguida o gajo tira um robalito, e diz: -"Epá, isto é que é um peixe..." - Ya, o sargo é um bife! Quero bons exemplares e parece que parei de evoluir, começei a pescar muito puto e tudo aquilo que aprendi foi sozinho. E aqueles "cotas" que têm a mania que sabem muito e depois ficam a olhar para mim a tirar peixe e dizem. "Estes putos têm uma sorte..." -Ya! Um gajo olha para a cana deles e vê-a bater com peixe a debicar isco, e eles estão a fumar ou finjir que percebem muito daquilo e nem notam. Quando começam a recuperar, dizem que vem lá peixe e trazem um molho de algas... Dá-me uma vontade de rir!!!! Coloquei o POST aqui nos TÓTÓS, não por me achar um, mas por pensar que era o sitio onde colocava algumas dúvidas, óbvias aos mais experientes!

Cumprimentos

Morgas
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bem...eu sou um totó, ehhhe

tlvez uma má leitura do pesqueiro...
mas acho que o problema está na quantidade de isco que usas, experimenta anzois maiores, acima de 1\0, eu uso 3\0 para iscar casulo inteiro, lula, navalha. iscadas generosas, vais ver que os grandes nao vao resistir á tentação. par iscar coreano uso o anzol 1\0 ou 2\0 com uma minhoca a subir pela linha e depois várias a encher o anzol, quando vejo que a iscada nao fico 100%, uso fio selicone para atar ou um fio soluvel, para nao se desfazer no lançamento.

aplica-se a velha maxima, iscada grande=peixe grande

mas á outros métodos para o robalo, muito bons, como é o caso do spinning e corrico.

mas espera,que o mestre ramiro é que te vai dar umas boas dicas.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O Mário (Aranha) já disse quase tudo.
Peixe grande quer iscada grande. Com isto não quer dizer que fortuitamente não se apanhe um bom peixe com uma iscada menos, mas as probabilidades decrescem e muito. :?
Outra situação poderá ser a leitura do pesqueiro. O Robalo é um peixe que gosta de águas bem oxigenadas, tal como o Sargo. De entre outras coisas, estas águas servem-lhe de camuflagem (atendendo que é um peixe predador). E este tipo de águas, com umas pedras à mistura, então é que eles estão nas "3 quintas". :wink:
Também falaste nos grandes lançamentos. Por vezes o Robalo anda, como se costuma dizer, "a morder a biqueira das botas". É um peixe que por muitas vezes abeira mais perto do que possamos imaginar. Os maiores exemplares de Robalo que capturei em surfcasting, foram invariavelmente com lançamentos curtos, entre 10 a 50mts. E se pensares um pouco, os pescadores de spinning (amostra directa), capturam bons exemplares a curta distância, dado que os lançamentos nunca são grandes (comparados aos possíveis no surf).
E quanto aos estralhos, sempre o mais longo que as condições do mar permitam.
Anzóis grandes, que tamanho de boca é o que não falta ao Robalo.
Quanto a iscos, agora no Inverno, aqui na zona os melhores resultados são conseguidos com a inevitável Sardinha, Lula, forrado de Polvo, Carangueijo Pilado. Com isto não quero dizer que outros iscos não prestem pois nunca sabemos de antemão o que é que o peixe prefere num determinado dia.
Espero que isto ajude qualquer coisinha. :wink:
Responder