Pesca do carapau
Pesca do carapau
Boa tarde sou novo nestas andanças mas gostaria de pescar ao carapau em Sesimbra pois dizem que e porreiro, podem me indicar algum pesqueiro. e o que devo levar de material e isco, ja agora chamo-me Hugo e sou de Odivelas.
-
PedrasSalgadas
Re: Pesca do carapau
Olá Hugo
bem vindo ao Sítio, diverte-te e faz boas pescarias por cá. Sobre a pesca ao carapau, ou outra qualquer, convém tb que procures pelo forum e em caso de dúvidas deixar aí as tuas questões. No forum da pecsa à bóia tens já este tópico http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=3&t=2049 e nos conteúdos Prime um artigo do Paulo especificamente sobre essa pesca. Tanto qt sei, tb é costume adicionar um starlight ao estralho, abaixo da bóia para atrair os carapeixes.
Ab e manda sempre
Manel
bem vindo ao Sítio, diverte-te e faz boas pescarias por cá. Sobre a pesca ao carapau, ou outra qualquer, convém tb que procures pelo forum e em caso de dúvidas deixar aí as tuas questões. No forum da pecsa à bóia tens já este tópico http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=3&t=2049 e nos conteúdos Prime um artigo do Paulo especificamente sobre essa pesca. Tanto qt sei, tb é costume adicionar um starlight ao estralho, abaixo da bóia para atrair os carapeixes.
Ab e manda sempre
Manel
Obrigado Manel, e boas pescarias.
Boas
Eu tenho ido à noite para sesimbra pescar com engodo de sardinha e tenho tirado ums boas cavalas e carapaus e mais raramente umas bogas...
Hei de experimentar usar um starlight por debaixo da boia, nunca tinha ouvido falar dessa tecnica...
Boa pescaria a todos deste forum
Eu tenho ido à noite para sesimbra pescar com engodo de sardinha e tenho tirado ums boas cavalas e carapaus e mais raramente umas bogas...
Hei de experimentar usar um starlight por debaixo da boia, nunca tinha ouvido falar dessa tecnica...
-
PedrasSalgadas
BoasLimpo1978 Escreveu:Boas
Atenção que o engodo passou recentemente a não ser autorizado na pesca apeada
Ab e boas pescas.
... atenção que a utilização desse starlight dentro de água e no estralho, ao que parece também não é permitido (à luz da nova lei).
Cuidado com a carteira.
Cuidado com a carteira.
Boas
Obrigado pela informação, pensava que o uso de engodo só não era permitido no parque natural costa alentejana e vicentina mas tou a ver que é para toda a costa portuguesa...
Boas pescarias a todos!
Obrigado pela informação, pensava que o uso de engodo só não era permitido no parque natural costa alentejana e vicentina mas tou a ver que é para toda a costa portuguesa...
Boas pescarias a todos!
O uso do engodo (por enquanto) é proibido em toda a costa.
Agora a proibição do uso do starlight em baixo não tem a ver com o engodo, mas sim com este ponto da Portaria n.º 144/2009:
Se quem fiscaliza quiser levar a lei à letra, quando pescamos ao fundo nem na ponta das canas se pode ter o starlight para indicar as picadas.
Já agora acerca do engodo, na mesma portaria:
Agora a proibição do uso do starlight em baixo não tem a ver com o engodo, mas sim com este ponto da Portaria n.º 144/2009:
Ou seja fontes luminosas só em toneiras ou em indicadores de bóias (utilização normal do starlight).Artigo 3.º
Utensílios e equipamentos de pesca
[...]
7 — A utilização de fontes luminosasé permitida na
pesca apeada ou de embarcação, exercida com toneiras,
bem como em indicadores de bóias.
Se quem fiscaliza quiser levar a lei à letra, quando pescamos ao fundo nem na ponta das canas se pode ter o starlight para indicar as picadas.
Já agora acerca do engodo, na mesma portaria:
Pelo menos este ponto (engodo) vai ser alterado. Mas até lá, devemos respeitar.Artigo 5.º
Iscos e engodos
1 — Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais,
desde que não sejam constituídos por ovas de peixe
ou por substâncias passíveis de provocar danos ambientais,
nomeadamente substâncias venenosas ou tóxicas ou
explosivos.
2 — Na pesca a partir de embarcação podem ser usados
iscos e engodos.
3 — Na pesca apeada só podem ser utilizados iscos.
4 — Na pesca submarina não é permitida a utilização
de iscos e engodos.