Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por aranha »

rui valerio Escreveu:e já pensaram num pormenor, ao proteger o touro bravo, atacando a tourada, não estaremos a sentenciar o desaparecimento da sua espécie? parece uma incongruência ao proteger estou a matar!
nao tenham duvidas disso mesmo, a natureza só é protegida porque dá lucro.
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por Sickle »

Boas.
A discussão esta interessante e só assim evoluímos =D> =D> =D> ....

Quanto ao "espectáculo" deprimente das touradas não me vou alargar muito, mas acho que não faz qualquer sentido preservar essa manifestação cultural em troca do dito prazer e euforia de quem assiste. Sinceramente não me parece muito justo, principalmente sabendo que o animal tem que ser abatido no final do espectáculo...

Quanto ao facto de os criadores de touros bravos serem proprietários de autênticas reservas ecológicas, não me parece justificação para os considerar ecologistas, visto que as motivações das ditas "reservas" serem de índole puramente económica e não serem verdadeiros santuários ecológicos, visto a maioria das espécies ai presentes serem introduzidas ( nomeadamente o próprio touro Bravo) .... nessas propriedades não há o respeito que se pensa pelas espécies, nomeadamente pelo touro! Não acho que seja justificação para defender os proprietários e criadores de gado bravo só por eles quererem ganhar dinheiro e com isso acabarem por exercer alguma influência positiva sobre o ambiente em geral. Não acho que seja de todo um argumento válido para defender as touradas... nem a continuação da produção de touros bravos para o uso em espectáculos deprimentes em que seja provocado o sofrimento do animal para o nosso bem estar e alegria...
Como todos sabemos mesmo nos matadouros modernos os animais são abatidos por processos rápidos em que lhes é provocado a menor dor e sofrimento possível. No mínimo acho que isso é o mais justo e aceitável que se pode fazer, visto ser uma dádiva da natureza para nós (o facto de podermos comer a sua carne para nos alimentarmos...). Já vai longe o tempo em que para nos alimentarmos fazíamos sofrer terrivelmente outras espécies... actualmente e dada a evolução do Homem enquanto animal racional isso deixou de acontecer!!!!! ( nas touradas a carne do touro nem para comer serve... qual é a justificação???)

Hoje assume-se internacionalmente que os nossos direitos como cidadãos do mundo não nos permite nem dá o direito de usurpar e destruir algo que não é nosso mas de todos ( A Natureza...)!

Concordo com a ideia que os ecossistemas são bastantes complexos e que a sua defesa terá que ser analisada segundo uma perspectiva integrada, e não atendendo ao interesse de uma espécie individual.

Porém discordo completamente da ideia defendida pelo Rui Valerio nesta afirmação:
Rui Valério Escreveu:eu considero que a natureza não se degrada, transforma-se e adapta-se
Eu acho que a natureza degrada-se e mais rápido que nós pensamos e contudo a nossa atitude tem sido de fechar os olhos e ignorar esses indícios... porém vamos chegar a dada altura em que a própria natureza fará questão de nos lembrar dos nossos erros passados.... só ai tomaremos consciência do que andamos a fazer todos estes anos....

abraço
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por rui valerio »

Sickle Escreveu:Boas.

Porém discordo completamente da ideia defendida pelo Rui Valerio nesta afirmação:
Rui Valério Escreveu:eu considero que a natureza não se degrada, transforma-se e adapta-se
Eu acho que a natureza degrada-se e mais rápido que nós pensamos e contudo a nossa atitude tem sido de fechar os olhos e ignorar esses indícios... porém vamos chegar a dada altura em que a própria natureza fará questão de nos lembrar dos nossos erros passados.... só ai tomaremos consciência do que andamos a fazer todos estes anos....

abraço
Está claro que não defendo as touradas, nem as critico, respeito ambas as partes como cidadão que sou!
Quanto a esta afirmação não sei se a contextualizei bem, eu refiro-me á NATUREZA, não á natureza que conhecemos e tentamos preservar para o nosso bem estar, porque ao longo dos anos a NATUREZA alterou-se de variadas formas, adaptou-se, evoluiu ( não sei se o termo evolução é o mais adquado),foi o reino dos protozoarios, foi o reino das plantas,foi o reino dos repteis, neste momento é o reino dos mamiferos... vamos a ver como isto anda, se analisarmos encontramos seres vivos que não necessitam de oxigénio para a sua sobrevivência, poderá ser deles o reino da terra dentro de uns milhões de anos....

a NATUREZA degrada-se para o ser humano, mas a NATUREZA não necesstida do ser humano para nada!! ela irá sempre adaptar-se, promover a adaptação dos mais capazes, com as melhores caracteristicas para as alterações sofridas... a NATUREZA fará sempre o que sempre fez!!
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por Sickle »

Boas Rui.

Nesse sentido concordo consigo....

abraço
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por pisões »

Rui

Também concordo contigo. A natureza pode tardar a dar a resposta, mas que ela virá disso ninguém tenha dúvidas.

Vejam a destruição, principalmente na decada de 70/80 e principios de 90, da camada de ozono feita por CFC. Isso fez com que houvesse o aumento da temperatura no planeta. Os glaciares estão a derreter, muitas mais chuvas torrenciais, verões tórridos, furacões, erupções vulcanicas, etc. Isto pode ser prejuducial para muitos mas para outros até é bom. Se não houvesse a destruição da camada de ozono, e segundo os metereologistas, estavamos numa fase da evolução do planeta terra em que a temperatura média anual estava a descer. Com a destruição dessa camada o ser humano inverteu essa tendência fazendo com que esta aumentasse. Nós tivemos (ainda estamos) que nos adaptar para sobreviver a essas alterações embora muitos acabem por perecer. Os restantes seres vivos também lhes acontece o mesmo. Muitos acabam por morrer, mas outros conseguem sobreviver e criar defesas para resistir a essas mudanças. Com diria Darwin, a evolução da espécie depende do meio onde esta se encontra, logo cada ser terá que se adaptar para sobreviver (peixes incluidos pois é disso que trata o tema). Alguns serão mais rápidos a resistir, outros menos e alguns não resistirão, mas isso é a lei da vida. Se aissim não fosse, se calhar, ainda estaríamos a viver com os dinossauros (coitados dos da Lourinhã :mrgreen: ).
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por rui valerio »

pisões Escreveu:Rui Se aissim não fosse, se calhar, ainda estaríamos a viver com os dinossauros (coitados dos da Lourinhã :mrgreen: ).
Rui, nós humanos nunca coabitamos com os dinossauros, existe uma diferença de 27 milhões de anos se a memória não me falha #-o , eheheheh eu compreendo o erro, tem a ver com o avatar do Ramiro.... a moca no dinossauro :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do Utilizador
serici
Mensagens: 21
Registado: sábado mai 31, 2008 9:01 pm

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por serici »

rui valerio Escreveu: Quanto a mim, a introdução de espécies nas nossas águas poderá ser mais prejudicial que a pesca com morte, mas é só a minha opinião, que até me considero ecologista .
Boas. Neste ponto não concordo. A introdução de espécies nas nossas águas á meu ver uma medida favorável ao enriquecimento do ecossistema em questão e porquê? Porque a introdução de novas espécies se for feita de forma cuidada e estudada vai levar à adaptação e consequente evolução das espécies. A Natureza neste particular é fantástica e nós tugas participámos directamente na evolução da espécie humana... ora vejamos: De uma forma errada, sem dúvida, conseguimos misturar indígenas americanos, com africanos e lusitanos. Adaptaram-se e evoluiram para aquela cor mulata que dá um nó no cérebro de qualquer um :mrgreen:
Assim acho que a introdução externa de novas espécies pode ser favorável desde que estudada. A Natureza e o Tempo fazem o resto 8)
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Séra a pesca sem morte um erro nosso!!!!!!!!!

Mensagem por flex »

rui valerio Escreveu:
flex Escreveu:Boas

PRESERVAR O ECOSSISTEMA É A ÚNICA MANEIRA DE GARANTIR O FUTURO E A CONTINUIDADE DAS ESPÉCIES!
Pois esta frase tem muito que se diga, muitas vezes ao preservar uma espécie, não estamos a preservar um ecossistema, pelos mais variados motivos, muitas vezes a defesa dos direitos dos animais não se representa a defesa da natureza/ecossistema, ser um cidadão ecológico no verdadeiro sentido da palavra é muito mais que defender umas espécies de seres vivos, a natureza é mais complexa que a simplicidade assumida pela maior parte dos seres humanos..

Rui foste tocar na essência da questão, e era por ai que eu queria ir: Não é preservando esta ou aquela espécie em particular, e em detrimento de outras, que avançamos no caminho certo... salvo no caso de espécies em grave risco, devemos deixar a natureza seguir o seu caminho...ESSENCIAL é RESPEITAR o património natural e isso começa na educação das pessoas :!:
Responder