Por que razão a pesca noturna (em concreto o surfcasting) é mais bem sucedida em termos de quantidade e tamanho de exemplares, do que a pesca diurna? O peixe durante o dia nao dá tanto a costa?
Cumprimentos.
Pesca Noturna!!
Podemos considerar diversos factores...
Destaco alguns:
As espécies mais apetecíveis normalmente estão mais activas e menos “desconfiadas” de noite (douradas, robalos e sargo legitimo).
Não vêem tão bem os fios e os anzóis, normalmente noites sem luar dão sempre melhores resultados.
De noite todos os gatos são pardos
…
Agora nunca se esqueça, certas espécies capturam-se exclusivamente, de dia, de noite nem velas, sarrão por exemplo.
Outras costumam sair em maior quantidade e qualidade de dia, sargo-safia, por exemplo.
Destaco alguns:
As espécies mais apetecíveis normalmente estão mais activas e menos “desconfiadas” de noite (douradas, robalos e sargo legitimo).
Não vêem tão bem os fios e os anzóis, normalmente noites sem luar dão sempre melhores resultados.
De noite todos os gatos são pardos
Agora nunca se esqueça, certas espécies capturam-se exclusivamente, de dia, de noite nem velas, sarrão por exemplo.
Outras costumam sair em maior quantidade e qualidade de dia, sargo-safia, por exemplo.
- ABEL POLICIA
- Utilizador Regular
- Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm
pesca nocturna
bom dia pessoal da pesada ,quanto a este assunto ,a minha opinião é que isso de melhores e mais predutiva pescaria durante a noite em relação ao que se consegue de dia é muito sujétiva ,pois tenho conhecimento que pescadores bastante experiêntes nestas coisas de pesca ,têm boas pescarias também durante o dia e de robalos ,sargos ,douradas ruivos ,fanecas etc etc ,dizem os entendidos que as melhores horas pra atacar são ao romper do dia ou ao anoitecer , eu muito sinceramente acho que as melhores horas são aquelas que estamos a pescar e temos a sorte de estar no local certo e á hora certa e com o isco preferido na altura que estamos a pescar,pois já tive a experiência de pescadores estarem toda a noite a pescar ,e abandonarem a praia ao nascer do dia sem resultados agradáveis e eu no mesmo sitio de madrugada conseguir boa pescaria e com isco igual ao utilizado por eles antes .por isso ,e por outras é que refiro esta opinião,mas estou também de acordo a 100% que se faz muito boas pescarias de noite ,é uma questão de muito relativa ,que como diz o amigo aranha DÁ PANO PRA MANGAS esta questão.

- AGoncalves
- Registado: quarta jul 13, 2005 2:37 pm
Os snook's que são os primos direitos dos nossos robalos, atacam assim de noite:
http://www.offlineplayerkill.com/john/S ... _DwnLd.wmv
Os nossos robalos não devem ter um comportamento muito diferente.
http://www.offlineplayerkill.com/john/S ... _DwnLd.wmv
Os nossos robalos não devem ter um comportamento muito diferente.
Meus amigos…
Existem espécies com uma maior actividade nocturna, outras tem maior actividade diurna.
Podemos apanhar carapau de dia na costa, mas normalmente as grandes pescarias são feitas de noite.
De barco já apanhamos boas quantidades de carapau de noite.
O Robalo sai tanto de noite como de dia, aqui na nossa zona, no Inverno o dia costuma ser mais produtivo que a noite, no verão é ao contrário.
Fanecas de dia de barco apanha-se, em zona mais profundas se estivermos a pescar da costa apanha-se, nas praias normalmente saem mais é de noite.
Safios… da costa os grandes apanham-se de noite.
Etc, etc.Há sempre excepções à regra mas isso são os acasos.
Quanto à tua teoria (Abel)
de estar no sitio certo à hora certa, pois… está bem
.
Eu não pesco assim, já pesquei… agora analiso as diversas variáveis, inclusive o tipo de peixe que quero apanhar e decido se vou pescar ou não. Posso me enganar, não fui, e alguém que foi apanhou um bom exemplar. Tudo bem… parabéns, pode acontecer. Mas assim, evito aquele mal que tinha de início, ia pescar desde que o mar deixasse e esperava que passasse algum, muitas vezes não apanhava nada porque não estudava as condições do pesqueiro.
Admirava aqueles que não pescavam todos os dias, mas, normalmente quando pescavam apanhavam peixe… Comecei a observá-los, a falar com eles. Comecei a tirar as minhas conclusões.
Conheço pescadores que pescam há mais anos que eu, e normalmente apanham sempre menos peixe, normalmente até coleccionam grades.
E porquê? Porque utilizam essa teoria da sorte.
A sorte é precisa na pesca, mas também há que saber procurá-la.
Acabaram as chamadas grátis, mais só para a semana.
Existem espécies com uma maior actividade nocturna, outras tem maior actividade diurna.
Podemos apanhar carapau de dia na costa, mas normalmente as grandes pescarias são feitas de noite.
De barco já apanhamos boas quantidades de carapau de noite.
O Robalo sai tanto de noite como de dia, aqui na nossa zona, no Inverno o dia costuma ser mais produtivo que a noite, no verão é ao contrário.
Fanecas de dia de barco apanha-se, em zona mais profundas se estivermos a pescar da costa apanha-se, nas praias normalmente saem mais é de noite.
Safios… da costa os grandes apanham-se de noite.
Etc, etc.Há sempre excepções à regra mas isso são os acasos.
Quanto à tua teoria (Abel)
Eu não pesco assim, já pesquei… agora analiso as diversas variáveis, inclusive o tipo de peixe que quero apanhar e decido se vou pescar ou não. Posso me enganar, não fui, e alguém que foi apanhou um bom exemplar. Tudo bem… parabéns, pode acontecer. Mas assim, evito aquele mal que tinha de início, ia pescar desde que o mar deixasse e esperava que passasse algum, muitas vezes não apanhava nada porque não estudava as condições do pesqueiro.
Admirava aqueles que não pescavam todos os dias, mas, normalmente quando pescavam apanhavam peixe… Comecei a observá-los, a falar com eles. Comecei a tirar as minhas conclusões.
Conheço pescadores que pescam há mais anos que eu, e normalmente apanham sempre menos peixe, normalmente até coleccionam grades.
E porquê? Porque utilizam essa teoria da sorte.
A sorte é precisa na pesca, mas também há que saber procurá-la.
Acabaram as chamadas grátis, mais só para a semana.