empate cabelo

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"empate cabelo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: empate cabelo

Mensagem por pisões »

paulo Escreveu:
klinsmann Escreveu:AMIGO VARZEAS um carpista numca segura uma carpa como estas a segurar a do AVANTAR
e so uma chamada de atençao nao é so dizer que samos carpistas é preciso selo
[-o< [-o<
Caro klinsmann, entrou logo a matar... para primeira mensagem. #-o

Se reparar o Varzeas teve o cuidado de dizer:
... ainda sou iniciante desta modalidade e como tal não me considero um carpista ...
Klinsmann, se calhar se explicasse porque razão não se deve pegar na carpa assim, seria bastante mais pedagógico. O Varzeas e os outros utilizadores, liam, entendiam, e poderiam começar a ter mais cuidado. :wink:

Já agora se quiser apresentar-se passe por este fórum:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13
Nem mais. Subscrevo a tua palavras Paulo.

Quantos de nós já agarraram assim um peixe. Acho que a grande maioria (pra não dizer toda a gente) E tu Klinsmann nunca o fizeste? nem no início das tuas pescarías?. Se nunca o fizeste tiro-te o chapéu. És dos poucos ( para não falar em único) que assim fez. Acho que uma explicação do modo em como se deve agarrar um peixe era muito mais enriquecedor para o pescador e para o site pois explicavas os motivos desse acto. Muitos já o sabem mas quem está a começar nestas andanças precisa de se encaminhado e ajudado para melhorar as suas práticas. Estamos todos a aprender e este fórum tem isso por base. A troca de ideias e a partilha de conhecimentos. Só assim conseguimos evoluir.

Eu também já tenho o cuidado quando agarro um peixe que quero devolver mas nem todos os pescadores fazem isso. Muitos que frequentam o site mal sabem pescar e querem aprender mais algumas coisas e é para isso que aqui estamos. Temos o poder de mudar mentalidades mas isso leva o seu tempo. Não é de um dia para o outro que se muda a maneira de ver a pesca.
Entrares assim numa primeira participação não te ficou nada bem. [-X
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: empate cabelo

Mensagem por Sickle »

Boas pessoal.

O que o Varzeas tem na mão acho que é um barbo... não é uma carpa! Contudo os cuidados a ter são os mesmo que na carpa...

Assim deixo algumas precauções cuidados a ter com a carpa. Este texto foi escrito pelo Pedro leitão (BipBip) e Manuel José Ferreira (Carper), e apenas vou colocar aqui uma parte dele.

A APCF em quase todas as actividades que promove explica quais os cuidados básicos para a segurança do peixe. Mas como já aqui foi dito ninguém nasce ensinado e uma atitude construtiva é sempre mais difícil de ter.
Pedro leitão (BipBip) e Manuel José Ferreira (Carper) Escreveu:Camaroeiro

Um camaroeiro deve ser de abertura grande e com uma rede igualmente grande, revestida de uma malha que proteja a carpa. Não nos podemos esquecer que o Carp Fishing é uma modalidade, cujas carpas mais pequenas pescadas têm sempre mais de meio metro. Como tal, deve-se usar material adequado. O mais aconselhável é usar como abertura do camaroeiro 42’’ (107cm). Embora ainda seja complicado encontrar material nas lojas nacionais, estes camaroeiros são fáceis de encontrar em grandes lojas ou em lojas on-line, podendo ainda ser encomendados em qualquer loja.

Um camaroeiro reduzido poderá colocar em risco a saúde da carpa e levar o pescador a perder peixe.

Em alguns casos, a carpa pode ficar presa com a barbatana dorsal na rede do camaroeiro ou saco de pesagem. Assim sendo deve-se tentar soltá-la com delicadeza e muita calma. Caso não seja possível, deve-se cortar a rede um pouco e nunca, mas mesmo nunca cortar a barbatana.

Quando a carpa chega à margem, o nível da água pode ser baixo. Nestes casos, deve-se entrar dentro da água com o camaroeiro, para evitar que a carpa roce em pedras ou ramos no fundo, protegendo-a e evitando perder um recorde.

Tapete de recepção

Este é do material que se deve comprar em primeiro lugar. É frequente, em Portugal, ver muitas fotos com carpas completamente secas, cheias de terra e ervas. Mesmo que tenham sido devolvidas à água, estas carpas poderão ter graves problemas de sobrevivência.

A carpa tem uma mucosa protectora à volta do corpo, que se secar poderá ser prejudicial à mesma. O tapete ampara a carpa do contacto do solo, protegendo-a assim de pedras, terra e outros.

O tapete deve ser grande (adequado ao tamanho das carpas) e deve estar sempre molhado antes da carpa ser colocada em cima. Deve-se constantemente molhar a carpa, durante os momentos em que o anzol se lhe é tirado, bem como enquanto é pesada e fotografada. Estas tarefas devem ser efectuadas o mais rápido possível (num máximo de 4-5minutos), principalmente em dias quentes.

Para quem não tem possibilidades de comprar um tapete, há formas de o improvisar e já vi coisas muito bem realizadas. A mais fácil é aproveitar uma ou duas colchonetes (colchão de campismo). Outra é comprar uma lona/plástico e enchê-la com material “fofo”, como a esponja, esferovite esfarelado ou pasta de enchimento.

O tamanho mínimo ideal (dependendo do tamanho das carpas) é um rectângulo com 1,10m x 0,70m.

Saco de Pesagem


Não é muito aconselhado efectuar a pesagem no tapete, visto a carpa poder escorregar e cair por um dos lados (nos tapetes que são abertos). A precisão da pesagem também não é, assim, a melhor.

Em lojas on-line é fácil comprar um saco de pesagem ou retenção (próprios para Carp Fishing) por pouco mais de 10€.

Deve-se fazer sempre a tara do saco para que o carpista não se esteja a enganar nos pesos. Lembrem-se que, se pesarem mal uma carpa, estão a enganar-se essencialmente a vocês!

Nunca, mas mesmo nunca, a balança deverá entrar em contacto com o peixe, como é frequente ver algumas pessoas fazer ao colocar a balança na boca do peixe... (isto não é, nem nunca será Carp Fishing!!!)


Fotografar:

A fotografia faz parte deste tipo de pesca sem morte e digo-vos que não há melhor do que ter uma boa fotografia com a carpa e outra da devolução para relembrar os fantásticos momentos de uma sessão de pesca.

Deve-se fotografar rapidamente e sempre que possível com a ajuda de outra pessoa, a qual poderá fotografar. Caso se esteja sozinho, dever-se-á ir prevenido, levar algo que sirva de tripé e fotografar em modo automático. Ou então, pode-se adquirir um adaptador para a máquina fotográfica, com o qual se pode fixá-la à altura desejada em qualquer espeto de pesca.

Nunca se deve levantar a carpa mais de 50cm. A carpa é um animal e como tal imprevisível. Uma queda do peixe poderá ser fatal. Assim, o ideal será tirar a fotografia de joelhos ou agachado, tendo sempre por baixo da carpa o tapete de recepção.

Onde pegar? A carpa deve ser pegada pelo corpo com as duas mãos e nunca introduzir os dedos dentro das guelras da carpa. Uma das mãos deve ficar por trás das barbatanas peitorais, com o dedo indicador na cavidade peitoral por trás da barbatana para ter um melhor controlo. A outra mão ficará junto à barbatana anal, ficando esta entre os dedos indicador e médio, de modo a não causar estragos.

A melhor forma de perceber é no exemplo da imagem abaixo indicada.

Durante as fotografias deve-se molhar a carpa, para esta continuar húmida e também brilhante.

Cuidados extra:

O praticante de Carp Fishing faz-se sempre acompanhar por um desinfectante anti-séptico. No meu caso, uso um pouco de Betadine em pomada, o qual deve ser usado nas zonas do ferimento, de modo a proporcionar uma boa cicatrização. A Betadine não deve ser usada em excesso na boca da carpa, pois pode causar coágulos e provocar danos à carpa.

Devolução:

Após estes cuidados, e em poucos minutos, chega uma das tarefas mais complicadas - a devolução. Esta deve ser efectuada com extrema cautela. Deve-se transportar a carpa para a água em segurança, sempre com a ajuda do tapete de recepção para a proteger a dos fundos com pedras ou ramos. A carpa deve ser colocada na água com calma e dever-se-á oxigená-la algum tempo, massajando-a muito suavemente dentro de água. Só depois, quando se perceber que ela está com essa “energia” e que não irá ficar a boiar, a carpa deverá voltar ao seu habitat. Caso ela esteja a boiar, deve-se continuar o processo de oxigenação, pegando na parte final do dorso da carpa, junto à cauda, e fazendo pequenos movimentos para a frente e para trás até esta se sentir capaz de voltar ao seu habitat.


Após todos estes cuidados que qualquer um dos praticantes de Carp Fishing segue à risca, pode-se voltar para casa descansado, com um sorriso enorme e voltar a ver as fotos da sessão. Mais tarde, a sorte poder-nos á proporcionar voltar a pescar esse peixe com mais peso. Assim tem acontecido frequentemente com pessoas que praticam a modalidade de Carp Fishing, onde a pesca e solta (catch and release) é fundamental.
Abraço
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: empate cabelo

Mensagem por Carpa Real »

Muito bem... =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Carpa Real
Avatar do Utilizador
varzeas
Mensagens: 70
Registado: sábado mai 17, 2008 7:41 am

Re: empate cabelo

Mensagem por varzeas »

:oops: Boas caros amigos. Em primeiro lugar peço desculpa pela minha foto do avantar e logo que possa irá se retirada.
Amigo Klinsmann, como disse o amigo Sickle e muito bem, não é uma carpa mas sim um barbo o que não sirva de desculpa para pegar nele assim.
Tudo ou quase tudo do pouco que sei sobre pesca aprendi sozinho, pois nunca tive sorte de ter alguem mais experiente ao meu lado nas minhas pescarias; agora pergunto? Terá sido assim também consigo amigo Klinsmann? Se foi desde já le digo que sei que deve ter passado por muito para chegar a este nivel (um grande Carpista) se não foi este o caso também lhe digo que deve agradecer a sorte que teve, pois este foi o motivo que me levou a resgistar por cá.
Registei-me para aprender a compreender melhor a arte da pesca, o peixe e seus comportamentos, a respeitar o peixe e seu habitat, areas envolventes, enfim todos os intervenientes.
Sei que estou no sitio certo, o pessoal é fantástico e está sempre em cima dos acontecimentos, sempre pronto a ajudar.Eu espero aprender ao maximo para que um dia um filho meu possa gozar de boas pescarias, não passe pelo mesmo que eu e possa vir a dizer "tive um bom mestre- o meu pai".
Agradeco aos amigos que fizeram a minha defesa e uma vez mais peço desculpa a quem se sentiu ofendido pela foto.
Um abraço para todos, para si também amigo klinsmann é assim que se vai aprendendo.



Ps. Vou procurar nos meus arquivos uma nova foto e até acho que já sei qual vai ser.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: empate cabelo

Mensagem por Carpa Real »

varzeas Escreveu::oops: Boas caros amigos. Em primeiro lugar peço desculpa pela minha foto do avantar e logo que possa irá se retirada.
Amigo Klinsmann, como disse o amigo Sickle e muito bem, não é uma carpa mas sim um barbo o que não sirva de desculpa para pegar nele assim.
Tudo ou quase tudo do pouco que sei sobre pesca aprendi sozinho, pois nunca tive sorte de ter alguem mais experiente ao meu lado nas minhas pescarias; agora pergunto? Terá sido assim também consigo amigo Klinsmann? Se foi desde já le digo que sei que deve ter passado por muito para chegar a este nivel (um grande Carpista) se não foi este o caso também lhe digo que deve agradecer a sorte que teve, pois este foi o motivo que me levou a resgistar por cá.
Registei-me para aprender a compreender melhor a arte da pesca, o peixe e seus comportamentos, a respeitar o peixe e seu habitat, areas envolventes, enfim todos os intervenientes.
Sei que estou no sitio certo, o pessoal é fantástico e está sempre em cima dos acontecimentos, sempre pronto a ajudar.Eu espero aprender ao maximo para que um dia um filho meu possa gozar de boas pescarias, não passe pelo mesmo que eu e possa vir a dizer "tive um bom mestre- o meu pai".
Agradeco aos amigos que fizeram a minha defesa e uma vez mais peço desculpa a quem se sentiu ofendido pela foto.
Um abraço para todos, para si também amigo klinsmann é assim que se vai aprendendo.



Ps. Vou procurar nos meus arquivos uma nova foto e até acho que já sei qual vai ser.
=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Carpa Real
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: empate cabelo

Mensagem por pisões »

Firmino

Estamos todos a aprender. Bota lá a foto que estavas a pensar...
Responder