BOas
Já aqui foi falado neste tópico uns "bitaites" ou outros sobre os nós de travamento das cross e do estralho na mesma, eu já a alguns anos que uso os mesmos, mas gostava de inovar

tenho feito o nó triplo simples que consiste numa argola e passar o fio 3 vezes pela mesma parece-me seguro mas pode haver melhores e gostava de exprimentar o de oito muito falado aqui.. só têm um senão.. náo sei como se faz.. :p
Já uma vez tentei fazer uma madre com esse nó, eu até conseguia fazer um oito com a linha antes de apertar, mas não sei se tava correcto até porque ficava com um formato esquezito!!! não sei se alguem pode ilustrar ou descrever como se faz, ficava agradecido..
Entretanto tenho visto nas ilustrações que usão um destrocedor na chumbada. na minha modesta opinião ja cheguei utilizar mas não encontro vantagem, apenas uso destrocedor na ligação da madre a linha do carreto! Ligo sim a chumbada com um elastico que não estique muito para não perder sensibilidade e não muito resistente para partir facilmente no caso de prisão ao fundoa uma argola feita no fundo da montagem.
Cumprimentos
Pedro Freitas