A nossa relação com o meio ambiente

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A nossa relação com o meio ambiente"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
alexgui
Mensagens: 46
Registado: domingo out 29, 2006 6:23 pm

A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por alexgui »

Após todos estes anos em que maltratámos o nosso Planeta, imaginando que era uma fonte inesgotável de recursos de toda a ordem: energéticos, alimentares e que era auto regenerativo tinhamos desculpa pois desconheciamos a realidade:agora definitivamente somos CULPADOS.

Culpados pois a economia de alguns fala mais alto que o futuro dos seus próprios descendentes, tal é o egoísmo e a fobia de tentar encontrar a felicidade através da obtenção de bens materiais a qualquer preço.

Como já alguém disse, estamos no Apocalipse e a Natureza dá mostras de que chegámos ao limite: no espaço temporal do Universo o tempo que resta ao Planeta antes de fazer aquilo que já fez várias vezes que é repor o seu equilíbrio estará para breve, pelo menos é o que os estudos científicos apontam: dificilmente, mesmo que as consciências despertassem agora para a realidade e o ser humano invertesse toda a sua atitude, haveria lugar a uma reposição do equilíbrio que nos dois últimos séculos se destruiu. A destruição da fauna e da flora é diária e a um ritmo, que passa ao lado dos mais distraídos, que se tornará impossível o retrocesso.

Só uma coisa podemos fazer e é dever de todos nós: fazer com que a catástrofe chegue o mais tarde possível, e isso só com atitudes altruístas e de verdadeira consciência de que a nossa “liberdade” acaba quando colide com a liberdade dos outros.

Nós pescadores desportivos, esqueçam os outros, pois de desportivos não têm nada, temos como dever proteger as espécies que nos dão tanto prazer e nos proporcionam momentos de grande fluxo de adrenalina e bem estar, assim como todo o meio envolvente, informar os que não são informados e aqueles que não querem ser, afim de alegarem desconhecer, e denunciar sempre que pescadores, desportivos ou não, forem contra as regras do bom senso (já nem falo em leis), de forma a perpetuarmos estes nossos momentos de lazer o maior tempo possível e quem sabe deixarmos para a próxima geração este legado dos nossos avós.

Que este alerta não caia em saco roto.
Guilherme Alexandre
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por Paulo »

alexgui Escreveu: Nós pescadores desportivos, esqueçam os outros, pois de desportivos não têm nada, temos como dever proteger as espécies que nos dão tanto prazer e nos proporcionam momentos de grande fluxo de adrenalina e bem estar, assim como todo o meio envolvente, informar os que não são informados e aqueles que não querem ser, afim de alegarem desconhecer, e denunciar sempre que pescadores, desportivos ou não, forem contra as regras do bom senso (já nem falo em leis), de forma a perpetuarmos estes nossos momentos de lazer o maior tempo possível e quem sabe deixarmos para a próxima geração este legado dos nossos avós.
=D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por morcom »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por lostsoul »

Numa forma um bocado drastica mas veridica nos estamos "na fase final para extinçao a um o ritmo cada vez maior, cada minuto que passa uma forma de vida desaparece da face da terra" (frase utilizada por uma banda Megadeth em 1992 +/-) =D>
Se desde dessa altura pouco mais se fez para inverter a situaçao, acredita que vai ser agora :!: :?:
Tudo aquilo que foi previsto acontecer a um ritmo de mais 50/80 anos de distancia ja esta acontecer agora e pior mais grave do que o previsto #-o Oes estudos mais pessimistas na altura sao agora ponderados como os mais perto da verdade.

No entanto enquanto o poder economico falar mais alto pouco se vai alterar com muita pena nossa e de geraçoes vindouras,
o petroleo, ouro e diamantes etc é o que move o mundo actualmente e para isso vale tudo, devastar Florestas totalmente,destruir rios e afluentes mudando lhe os cursos e os seus fornecimentos de agua, deixando morrer populaçoes inteiras a fome, so porque o custo de enviar os excessos produzidos sao muito grandes, Quando se devasta as cotas e especies marinhas so pelo oleo, carne, ou ovas, etc etc.... a lista de crimes sao enormes e todos sabemos deles e da sua existencia, mas apenas (ainda) alguns sofrem na pele as consequencias desses actos.

Para mim a questao nao se deve resumir so a pesca pois isso seria e será apenas uma gota num oceano, mas se todos fizermos a nossa parte acredito que mais consciencias despertarao para esta triste realidade.

Se alguem conseguir explicar de onde vem a agua potavel :!: :?: ja será muito bom :wink:
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por tomachado »

=D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
domcunha
Mensagens: 159
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Re: A nossa relação com o meio ambiente

Mensagem por domcunha »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Responder