Ouve ó Jomi, como é que é? Não disses-te nada ainda em relação á tua primeira pergunta, percebes-te a diferença dos caranguejos? Quando as pessoas te respondem ás tuas dúvidas o que é que deves dizer????
Jomi,pelos meus lados ,penso que o pilado não é tanto utilizado,mas quem o usa é mais para a boia ou fazer chupetas com as ovas para o fundo.Quanto ao caranguejo utiliza-se o mole ou da muda,que é um excelente isco para robalos,mas em relação á tua ultima pergunta,ás vezes a malta costuma apanhar é navalheiras moles e aproveita para iscar tal como os caranguejos,obtendo os mesmos resultados.
karva Escreveu:(...)cor do Moura é verde-acastanhado, escuro. Caranguejo Moura(...)
Conforme a foto do "tal" caranguejo moura, ficou-me uma dúvida que gostaria que ela fosse esclarecida. Não tenho a ideia que este caranguejo seja identificado como moura, sempre pensei que o caranguejo moura (este o nome que dão noutras zonas do país) fosse um tal de caranguejo que aparece muito por cima das rochas a quando a maré baixa.
Na minha opinião, o caranguejo que o Paulo intitula de moura, cá pela banda de cima damos o nome de carrapato, corre corre, caranguejo verde. Este é o tal que quando está na altura de mudar de casca chamamos-lhe caranguejo de larga ou dois cascos (noutros locais).