Sustos na pesca
Re: Sustos na pesca
Isso pra mim serviu-ME mesmo de aviso RF
Olá pessoal.
Ainda ontem me pediram uns sitios para ir á pesca aqui na serra da arrábida ( setúbal ) e eu avisei que pescar ali sozinho não é bom.
O perigo espreita a toda a hora, o pessoal ganha confiança no sitio onde está á pesca.
E pimba quando menos se espera acontece.
Por isso pessoal muito cuidado, lá diz o ditado " há mar e mar há ir e voltar "
" o pouco que sei partilho "
Paulo Café
Ainda ontem me pediram uns sitios para ir á pesca aqui na serra da arrábida ( setúbal ) e eu avisei que pescar ali sozinho não é bom.
O perigo espreita a toda a hora, o pessoal ganha confiança no sitio onde está á pesca.
E pimba quando menos se espera acontece.
Por isso pessoal muito cuidado, lá diz o ditado " há mar e mar há ir e voltar "
" o pouco que sei partilho "
Paulo Café
Todos vós tem conhecimento que infelizmente a pesca ludica é o desporto que mais mata em Portugal...
De cima de falésias, escorregadelas em pontões de mar nos ditos pés de galinha, desconhecimento da força do mar motivada pela inexperiencia e leitura do mesmo, em areios onde o mar desassoreia as areias de verão criando verdadeiras ratoeiras em fieiros de passagem das aguas da vaga de enchios que lambe os espaços entre as coroas da duna formada, trambolhões com botas desadequadas em lajedos escorregadios, de noite em zonas de fondura acentuada em cima de pedras altas sem poderem agarrar-se a nada, sozinhos em zonas que desconhecem etc,
Inumerar os erros cometidos pelo excesso e pela inexperiencia e pela excitação provocada pelas nossas primeiras capturas , todos nós passamos por isso tudo, mais jovens , menos jovens, mas há um caso ao longo da minha vida que jamais me esquecerei enquanto for vivo e viver perto do mar: " Foi há uns anos quando o Cabedelo era uma lingua de areia inóspita , barreira natural de defesa da Afurada e onde o mar nas noites de tempestades fortes varria na enchente toda a área galgando e levando com ele quem ousasse pisar aquela zona rica de robalos antes de se iniciar com pelos menos duas horas a vazante pois mesmo assim com aquele mar alguma vaga mais afoita poderia vir cá cima....
Os corricadores perfilavam-se em linha e as pescarias eram fabulosas, mas o mais destemido deles todos era um homem que eu só conheci pelo nome de "Bancário" , tal era a sua profissão. ; Numa madrugada dessas , ainda como breu, avançou com bota calça presa pelo cinto bem apertado a meio do tronco,( truque que se usa no corrico e ainda agora para quem não tinha fatos de neoprene ou não tem como eu para que a agua não entre de golfada para a bota calça e sejamos rapidamente afundados) não esperando o conselho dos amigos para esperar mais um pouco pois ainda era cedo e o mar era cão...
Amanhecia e este pai de dois filhos, louco pelos robalos, era o primeiro a apanhar os bons exemplares que na corrente esperavam a comedoria de inverno....E... a vaga veio traiçoeira e o espancou varrendo toda a lingueta levando-a no seu colo este homem , que lutou bravamente durante quinze e longos minutos nas aguas frias e barrentas de uma foz que já tantas vidas tinha consumido...
Jamais o bancário apareceu, e do outro lado da foz toda a gente presenciou, a angustia e os berros de um homem prestes a morrer afogado....
Espero que este vosso exemplo passado seja um exemplo para todos nós.
Tenham cuidado.
Abraço
António Simões
De cima de falésias, escorregadelas em pontões de mar nos ditos pés de galinha, desconhecimento da força do mar motivada pela inexperiencia e leitura do mesmo, em areios onde o mar desassoreia as areias de verão criando verdadeiras ratoeiras em fieiros de passagem das aguas da vaga de enchios que lambe os espaços entre as coroas da duna formada, trambolhões com botas desadequadas em lajedos escorregadios, de noite em zonas de fondura acentuada em cima de pedras altas sem poderem agarrar-se a nada, sozinhos em zonas que desconhecem etc,
Inumerar os erros cometidos pelo excesso e pela inexperiencia e pela excitação provocada pelas nossas primeiras capturas , todos nós passamos por isso tudo, mais jovens , menos jovens, mas há um caso ao longo da minha vida que jamais me esquecerei enquanto for vivo e viver perto do mar: " Foi há uns anos quando o Cabedelo era uma lingua de areia inóspita , barreira natural de defesa da Afurada e onde o mar nas noites de tempestades fortes varria na enchente toda a área galgando e levando com ele quem ousasse pisar aquela zona rica de robalos antes de se iniciar com pelos menos duas horas a vazante pois mesmo assim com aquele mar alguma vaga mais afoita poderia vir cá cima....
Os corricadores perfilavam-se em linha e as pescarias eram fabulosas, mas o mais destemido deles todos era um homem que eu só conheci pelo nome de "Bancário" , tal era a sua profissão. ; Numa madrugada dessas , ainda como breu, avançou com bota calça presa pelo cinto bem apertado a meio do tronco,( truque que se usa no corrico e ainda agora para quem não tinha fatos de neoprene ou não tem como eu para que a agua não entre de golfada para a bota calça e sejamos rapidamente afundados) não esperando o conselho dos amigos para esperar mais um pouco pois ainda era cedo e o mar era cão...
Amanhecia e este pai de dois filhos, louco pelos robalos, era o primeiro a apanhar os bons exemplares que na corrente esperavam a comedoria de inverno....E... a vaga veio traiçoeira e o espancou varrendo toda a lingueta levando-a no seu colo este homem , que lutou bravamente durante quinze e longos minutos nas aguas frias e barrentas de uma foz que já tantas vidas tinha consumido...
Jamais o bancário apareceu, e do outro lado da foz toda a gente presenciou, a angustia e os berros de um homem prestes a morrer afogado....
Espero que este vosso exemplo passado seja um exemplo para todos nós.
Tenham cuidado.
Abraço
António Simões
- ABEL POLICIA
- Utilizador Regular
- Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm
boas para todo o pessoal, pois de facto é muito bom termos aqui este género de testemunhos em situações de pesca que acontecem para nos alertar , convém é que o pessoal quando está a pescar se lembre bem deste género de acidentes que infelizmente estão sempre acontecer , e não caia nas tentações de pesqueiros de risco e na captura de peixe apetitoso de pescar mas que o risco para tal seja enorme logo á partida .
um abraço e muita atenção , pois toda é pouca .................
um abraço e muita atenção , pois toda é pouca .................
Re:
Pois meu amigos os exemplos são mais que muitos e a nossa sede de peixe prega-nos partidas. O blue quase que ia por causa de uma boga...bluemerlim Escreveu: Após o acidente,assentei-me já cá em cima com todo de volta de mim a limpar-me a tola e a vermos as escoriações..............a cana?????
Pois é......na cana estava.....................1 BOGA.
A vida tem destas coisas como "agarrar o ferro e vir tudo atrás", mas devemos é sempre manter a calma, apesar de por vezes como era o caso do congro enorme ser dificil eu sei....
Não há peixe nenhum que mereça a nossa vida.
Abraço,
Boss ... deixe ficar este assunto o maior tempo possivel na lista dos tópicos activos.
Informação muito útil para todos
Abraço e Precaução
Informação muito útil para todos
Abraço e Precaução
Folgo em saber que todos os amigos que contaram os seus sustos estão bem de saúde. Eu normalmente não arrisco muito na pesca pois, como já alguém disse, também tenho muito respeito pelo mar, mas ja me aconteceu escorregar nas rochas de um molhe e ter de sair de la ajudado por amigos. Resultado algumas escoriações e uma grande dor de cabeça... Acho que por muito cautelosos que sejamos um dia vamos sempre facilitar...