Cá por baixo não se costuma abusar do ouriço no engodo. Escalda o pesqueiro.morcom Escreveu:Eu pessoalmente como gosto de iscar com milha de ouriço e penso que seja um bom isco para sargos costumo engodar com os proprios ouriços esmagados.
Engôdo para sargos
Re: Engôdo para sargos
Amigo Karva as milhas e as ovas,como já disse o amigo Aranha é a mesma coisa(regionalismo).Quanto ao amigo Ramiro gostava de saber se há alguma razão para o engodo de ouriços escaldar o pesqueiro,pelos vistos ando a meter água
e engodo a mais 
A razão propriamente dita não a sei explicar... apenas foi assim que aprendi. Abusando do ouriço numa sessão ou duas, o pesqueiro escalda e compromete as sessões seguintes. Pode-se misturar apenas um pouco de ouriço com a sardinha mas o que não se deve fazer é o engodo muito forte em ouriço.
- jcavalheiro
- Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm
Ramiro
Faz muitos anos que vi lá paras os lados de Porto Covo um velhote a pescar com ouriços e as respectivas ovas.
Esteve pouco tempo no pesqueiro onde eu estava, e deixou cair um ouriço pizou-o e lançou umas 3 vezes, fisgou um sargo e foi á vida para outro pesqueiro.
Parece-me que a pesca com ouriço não deve ser uma pesca fixa.
Fiquem bem
Faz muitos anos que vi lá paras os lados de Porto Covo um velhote a pescar com ouriços e as respectivas ovas.
Esteve pouco tempo no pesqueiro onde eu estava, e deixou cair um ouriço pizou-o e lançou umas 3 vezes, fisgou um sargo e foi á vida para outro pesqueiro.
Parece-me que a pesca com ouriço não deve ser uma pesca fixa.
Fiquem bem
Pois é JC, alguma razão haverá. Hei-de tentar obter explicação de algum velhote tisnado, a ver o que dizem.
- jcavalheiro
- Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm
O pescador pisava um ouriço, eram grandes, e aquilo deitava sangue que deixava uma mancha enorme na água que lambia o rocha onde havia sido pisado.
Dois ou trés era um engodo extraordinário.
Sehjavia peixe ele tentava uma duas vezes, depois ala que exitem mais lugares a explorar.
Era uma pesca em movimento, naquelas enceadas de rocha de Porto Covo.
Era algo digno de se ver.
Fica bem
Dois ou trés era um engodo extraordinário.
Sehjavia peixe ele tentava uma duas vezes, depois ala que exitem mais lugares a explorar.
Era uma pesca em movimento, naquelas enceadas de rocha de Porto Covo.
Era algo digno de se ver.
Fica bem
- José Grade
- Registado: quarta mai 25, 2005 8:08 am
Realmente existe esse mito em Sintra do ouriço escaldar o pesqueiro... No limite já ouvi que quem pesca com ouriço ninguém tira mais nada senão quem usa o ouriço- DURANTE TRÊS DIAS!!!!!!!!!!! Em certos sítios ofendem-se se pescam com essas chuchas de ovas.
Mas se pescarem com ouriço inteiro tudo bem(até parece que não sangra se o furarmos!), ninguém ralha!
E até parece que volta na volta uma dourada ou até o mar batido não parte uns ouriços- deve ser por isso que ninguém tira peixe!
E quando é a desova do ouriço, a seguir a essa lua ninguém pesca 3 dias porque o mar fica escaldado!
Claro que se engodam com ouriço ovado, o sargo não anda atrás de sardinha e se engodam com sardinha o peixe não está com o sentido no mexilhão. Isto parece evidente para mim, mas não sei.
Eu tenho uma teoria; uma vez alguém tirou peixe com ouriço que agrada naturalmente ao peixe. Ao lado estava um velho rezingão que pescava com um isco que já estava cozido e malcheiroso de ir um mês à pesca: Conclusão o velho não tirou nada e o outro aviou-se.
Nos três dias a seguir, o reumático do velho não lhe permitiu ir apanhar ouriços e leva o isco de ontem... Conclusão- o velho leva a grade.
O mar voltou e começou a chover. Voltou o reumático e o velho vai à loja da pesca e conta a sua versão dos acontecimentos- que perdura até hoje....
"O OURIÇO ESCALDA O PESQUEIRO.... 3 DIAS"
Give me a brake!
Abraços.
Mas se pescarem com ouriço inteiro tudo bem(até parece que não sangra se o furarmos!), ninguém ralha!
E até parece que volta na volta uma dourada ou até o mar batido não parte uns ouriços- deve ser por isso que ninguém tira peixe!
E quando é a desova do ouriço, a seguir a essa lua ninguém pesca 3 dias porque o mar fica escaldado!
Claro que se engodam com ouriço ovado, o sargo não anda atrás de sardinha e se engodam com sardinha o peixe não está com o sentido no mexilhão. Isto parece evidente para mim, mas não sei.
Eu tenho uma teoria; uma vez alguém tirou peixe com ouriço que agrada naturalmente ao peixe. Ao lado estava um velho rezingão que pescava com um isco que já estava cozido e malcheiroso de ir um mês à pesca: Conclusão o velho não tirou nada e o outro aviou-se.
Nos três dias a seguir, o reumático do velho não lhe permitiu ir apanhar ouriços e leva o isco de ontem... Conclusão- o velho leva a grade.
O mar voltou e começou a chover. Voltou o reumático e o velho vai à loja da pesca e conta a sua versão dos acontecimentos- que perdura até hoje....
"O OURIÇO ESCALDA O PESQUEIRO.... 3 DIAS"
Give me a brake!
Abraços.
É uma teoria, boa como qualquer outra.