Recordações

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Recordações"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Recordações

Mensagem por Ramiro »

Há pouco fui levado a falar (escrever) sobre a minha primeira cana de fundo e isso remexeu no baú das memórias. Memórias de outros tempo, de outra realidade, de outras e algumas pessoas que já não estão entre nós.
O mar, apesar do mesmo era outro, mais generoso... ou éramos nós homens menos mercenários e mais respeitadores da sua complacência, da sua vontade de oferecer. Seja o que for, algo está profundamente errado.
Lembro-me de quando entravam as Fanecas no pesqueiro, toda a gente ficar aborrecida. Não saíria mais nada. "Peixe para doentes" dizia-se. O Sargo, apesar de apreciado, era observado com algum desdém. Reis eram o Robalo e o Congro... rainhas eram a Corvina e a Dourada. Com alguma frequência, escaramuças havia entre algum pescador mais afoito e um Cação que se atravessasse no seu caminho. Lutas titânicas... horas de suores e aflições cuja única testemunha era o mar. Imparcial? Nem sempre. Ora por vezes ajuda um lado, e por vezes ajuda o outro, mas nunca se submetendo ao pedido de ninguém.
Hoje em dia dói-me ver que não se respeita o mar, principalmente quem dele vive. Se a minha fonte de vida e rendimento para a sobrevivência fosse o mar, decerto que o respeitaria e estimaria, pois disso dependeria o meu futuro. Tal como um agricultor cuida do seu terreno, um pescador deve cuidar do mar, não o envenenando nem o explorando até à exaustão. Pelo contrário, deve sim cuidar dele, mantendo-o fértil e viçoso, de modo a sempre poder colher mais e melhores frutos.
Os Robalos hoje em dia são cercados, com redes de fuga impossível, e capturados aos milhares. Ficam brancas as águas e os convés dos barcos, resultado de um último extertor reprodutivo destes combatentes prateados que nem hipótese tiveram de deixar prole. E para quê? Para que por míseros tostões os despachem para terras de Leão e Castela, Roma e Sardenha.
Vão lambendo os dedos enquanto podem... em breve e breve será o desfecho!!!

... nem por 30 dinheiros...!!!

:cry:

p.s.
Desculpem-me as "gramáticas" mas depois de mais umas que aprendi hoje, tinha de arriar a saca de qualquer maneira. :(
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Recordações

Mensagem por pedrolourenco79 »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Recordações

Mensagem por Humbfish »

Parabéns pela narrativa mestre Ramiro! Infelizmente a vida é assim e ainda por cima a política deste país coopera com esses que teimam em destruir a fauna marítima que ainda resta! Mudam-se costumes, mudam-se mentalidades, o problema sempre o mesmo... nunca pra melhor!! :evil: Boa Páscoa :wink:

Parem e pensem no que será o nosso ecossistema daqui a alguns anos se todos não tentarem mudar essas mentes mais depravadas :!:

Um Abraço,
Humberto Pinho.
karva

Re: Recordações

Mensagem por karva »

Palavras sábias, grande Ramiro. =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>



Abraço
Paulo karva
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Recordações

Mensagem por flex »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Uma mensagem a passar, sobretudo aos mais novos que o futuro é deles (e a nossa herança não será a melhor :roll:)
toalhas

Re: Recordações

Mensagem por toalhas »

=D> =D> =D> Este Comandante é um espectaculo =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
rjsilverio
Mensagens: 382
Registado: terça out 03, 2006 5:22 pm

Re: Recordações

Mensagem por rjsilverio »

Parabens Mestre mais uma bela reportagem =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Responder