Epoca de Defeso

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Epoca de Defeso"
na nova versão do site.

rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por rui valerio »

pedro, por incrivel que pareça, a zona onde é permitida a pesca profissonal (bem, em relação a esta pesca eu tenho uma opinião própria que pode ferir suscetibilidades no seio dos pescadores, pois acho que ela é um mal necessário, porque quem não gosta de pescar tem direito a comer o seu peixinho, logo alguem tem que o pescar, os pescadores desportivos não podem vender o peixe por essa razão terá de haver pescadores profissionais), como ia dizendo, na zona de pesca profissional existe mais peixe para sair á linha que em muitas outras zonas do rio, porque essa zona está muito perto da estrada (antiga N16), e as acções de fiscalização são mais frequentes e mais eficazes, os pescadores de rede armam mais de acordo com a lei e não usam os venenos que enchem as redes de peixe, como o rio tem muita rocha, o peixe tem uma certa facilidade em defender-se das redes.

Na zona "livre" e pesca profissional, as aberrações são de bradar aos céus, com venenos, redes a apanhar 100 kg de peixe por noite, este ano tive conhecimento de mais de 60 kg de trutas apanhadas só na minha zona ( e com cada uma), porque é uma zona de dificil acesso para os carros das entidades fiscalizadoras, por acaso eles esforçam-se ... mas....

O Vouga tem é uma capacidade de regeneração que me deixa boquiaberto, é um fervilhão autentico de vida, onde a qualquer momento se tropeça num javali, ou se estamos em silêncio podemos observar ninhadas de lontras a brincar, raposas, toirões e afins.

o proprio peixe, reproduz-se de uma forma frenética .... espetacular

Já fiz várias férias desportivas com a juventude, onde promivi as acções de pesca sem morte, os jovem até alinham, mas depois vão para a pesca efectivamente dita, com outros parceiros e sob a acção destes e dos pais "esquecem" o aprenderam ( falei com alguns, e entendi que era dificil para um pescador rookie enfrentar as "bocas" com que são presenteados pelos parceiros, amigos e familiares por pescarem e soltarem)


pesquem .... bem

ah e as minhas adoradas lampreias... essas pesco-as no prato, este ano 6 vezes já, sempre bem regadas!!
toalhas

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por toalhas »

rui valerio Escreveu: Assisti e parti uma cana nos c***** dum C***** na barragem de campo maior que estava a matar as carpas grandes da 2ª desova á "pasada", ou seja as carpas a fazer a desova em junho, nas ervas dos baixios, com a barbatana dorsal fora de água e o c***** com um pau matava-as.. passei-me dos carretos e parti uma bolonhesa de 6m :twisted:, haviam de o ver a correr para fora de água em cuecas =D>
Há ai muita gajo que devia de levar com umas canas também nos c*****. Rapam tudo e nem licencas têm. Isso não vê a policia maritima. :twisted:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Carpa Real »

bipbip Escreveu:Olá,

A minha grande duvida é:

Todos nós praticamos pesca sem morte, mas fazemos uma pesca especial às Carpas que se encontram no defeso... será possivel assim ir à pesca na mesma durante o defeso?
Tenho esta duvida desde que pratico pesca!

Já agora... esta lei é uma das que deveria mudar! :) É que as carpas, sao animais... e como tal nao tem uma data para desovar. hehehehehe. No ano passado em Junho ainda vi carpas na Desova.

Abraço
Pedro

Boas Pedro

O período do defeso é altura do ano que a Carpa por norma não come, mesmo que se lha mande a sua comidinha preferida.
Então, se nesta época praticamente não comem e se as pescarmos fazemos a sua devolução ao seu habitat e se em muitos locais até abundam excesso de carpas e para cumulo se os ambientalistas as consideram que são uma espécie autóctones, então porque carga de água não as podemos pescar todo o ano... [-o<

O período do defeso é sempre a velha questão de fundo para esta espécie...

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Carpa Real »

bipbip Escreveu:o rio vouga tem zonas onde a pesca profissional é possível. :(

Quanto ao nosso Portugal, fui professor do primeiro ciclo nas actividades complementares e estive ligado à educação durante largos anos desde o primeiro ciclo ao secundário.
Agora sou Professor Universitário e mesmo assim... tenho muitas duvidas! Acho que mais importante que saber a tabuada é saber estar na sociedade e a maior parte dos alunos que conheço... não sabem o que isso é! Muita falta de educação, mas em casa... porque a escola é apenas um complemento!

Acredito que se todos nos unirmos e fizermos a revolução no mundo da pesca, com workshops, educação dos mais novos, que por sua vez vão educar os mais velhos. Coisas como lixo (toneladas!) junto às margens, o desrespeito pela natureza: pescar um peixe calcar, deixar nas margens, atirar para o lixo, trazer para casa e deixar apodrecer no congelador! Desrespeito entre pescadores, etc... estas coisas podem ser diferentes.

Reparo que neste grupo existem várias pessoas com capacidades para mudar o mundo da pesca, no nosso país!

Abraço
Pedro
=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Carpa Real
Responder