Bem isto é uma discussão que dava pano para mangas...
Para começar:
Será que todos os carretos Shimano e Daiwa são fabricados no Japão?
Será que todos os modelos são fabricados na mesma fabrica e com os mesmos padrões de qualidade?
Será que um carreto de gama baixa da Shimano ou Daiwa é melhor que um carreto de gama média de outra marca, só pelo simples facto de ser Daiwa ou Shimano?
Eu tenho carretos Daiwa, Shimano, Okuma, Banax, Bando, Grauvel, Vega, Byron, etc... E eu gosto de usar o carreto x ou y numa determinada situação, porque é o carreto que me parece (dos que tenho) mais adequado ao tipo de pesca que vou fazer. Não é porque é da marca x ou y.
Além disso preço... preço e preço... estamos a falar de que carretos? Se um carreto da Daiwa ou Shimano que custa 600 ou mesmo 1000€ não fosse de uma qualidade superior a um carreto de 150 ou 100€ é que era para estranhar.
Para comparar temos de comparar dentro da mesma classe.
Eu também gosto muito de Ferraris, mas não tenho dinheiro para comprar um, por isso...
Depois há outras variáveis, um carreto tem varias características, uma delas, a que tenho procurado para a pesca de barco é o peso, e dos carretos que encontrei com uma melhor relação, peso/qualidade/força, foi mesmo este, o Banax GTW 3000. Agora claro que não é um Daiwa Tournament ISO, nem um Saltiga, nem um Stella