Fios Tubertini

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fios Tubertini"
na nova versão do site.

toalhas

Re: Fios Tubertini

Mensagem por toalhas »

Bom então é assim, claro que o investimento é grande, pois eu comprei uma bobine de 0,33, de 0,285 de 0,26 e 0,235. 250 mt cada tenho fio para não sei quanto tempo.Mas tenho consciencia que foi um bom investimento porque gosto de usar o melhor.

Por ex, um dia destes tive a fazer madres com 0 0,30 da Asso que me saiu no encontro do Sitio, é um bom fio mas nada que se compare com o Seaguar(até pela cor dele se nota logo a diferença :lol: ). Também tenho o Uc4, mas claro que as medidas não correspondem à realidade no entanto é um fio bastante razoavel.Em relação aos outros não sei, só conheço o do trax.

Medidas mais finas uso o Fantasm ou o Seaguar grandmax, este sim ficou me excessivamente caro.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

Xi a caldeirada que aqui vai. :mrgreen:
estes topicos tem assuntos muito sensiveis :twisted:
bem de uma forma resumida acho que podemos avaliar o fluor vs fluor coting pelo seguinte:
- fios fluor 100% : geralmente isto quer idzer que o fluor está misturado no fio, ou seja as suas capacidade estao no facto de o fluor ser do fio.
- fios Fluor coting: como o proprio nome indica estes fio estao apenas revestidos por fluor, sendo que o seu interior é fio normal.
Penso que ate aqui todos concordam comigo, agora vem a parte que podera criar alguma celeuma :mrgreen:
Se o fluor esta apenas a revestir o fio quer dizer que ao roçar nas pedras, o uso continuo dele (ir à agua), o passar no carreto e nos passadores, etc. , vai fazer com que esse fluor deixe de atuar de uma forma identica ao longo do fio.
Se isto acontece idependentemente do tipo de pesca que praticamos o peixe passa a ver ou aperceber se de algo estranho aumentando a desconfiança do peixe certo :mrgreen: Agora num fio com fluor 100% esse fluor acaba por estar protegido pelo simples facto de se encontrar espalhado no fio, embora o seu uso no final do dia ja nao tenha os mesmos resultados que quando começamos a nossa jornada.
Se o fluor se perde ou se danifica a refracção à luz solar deixa de funcionar como deve ser logo os peixes apercebem do fio, um bom exemplo disso foi o que se passou com o Mestre Frias numa jornada de pesca embarcada em leça.
Enquanto pescou com gorila UC-40 namadre o unico pexe que apanhava era fanecas, quando pos um fio 100% fluor as safias começaram a aparecer :shock: o que quer dizer que houve ali algo que o peixe deixou de ver. e se ha peixe desconfiado e que de luta a ferrar esse peixe é a safia :evil: tem a escola toda.

Acho que temos de entender assim o uso do fluor e fluor coting, agora o uso ou a compra depende apenas daquilo que cada um possa gastar ou queira comprar, e para que tipo de pesca o quer utilizar :mrgreen:

So mais um pouco de veneno o fio que o Jo, Gonçalo,Toalhas,Mario,Pisoes,Pedro uilizam tem como nome:

SEAGUR SURFCASTING :twisted: EM PORTUGUES SEAGUR PESCA AO FUNDO :mrgreen: :mrgreen:

alguma coisa quer dizer :mrgreen:
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

lostsoul Escreveu: So mais um pouco de veneno o fio que o Jo, Gonçalo,Toalhas,Mario,Pisoes,Pedro uilizam tem como nome:

SEAGUR SURFCASTING :twisted: EM PORTUGUES SAEGUR PESCA AO FUNDO :mrgreen: :mrgreen:

alguma coisa quer dizer :mrgreen:

o que sei eu queres sei eu :lol: :lol: :lol:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Tudo muito bem e tudo muito certo...

Mas as minhas questões eram só estas...

Será que em certas condições de pesca (métodos e estados de mar) pode não ser necessário ou aconselhável um fio flúor e chegar perfeitamente um coating?

Se sim (e eu acho que sim), há por ai mais alguns de jeito sem ser o UC-4 e o Falcon Prestige?

Já todos sabemos que há um bom fio, perfeito para todas as situações. Também sabemos que comparando esse fio com outros "100%" ele até nem sai caro.

O que eu gostava de saber ( ter colocado à discussão) era alternativas mais baratas que dessem para desenrascar em certas situações, onde à partida e à primeira vista não será necessário utilizar o Seaguar Surfcasting.

Só isto... #-o

Eu por exemplo, à chumbadinha, só vou conseguir notar diferença quando testar o Seaguar em condições em que com os fios coating não consiga apanhar. Normalmente evito pescar com águas abertas (luzas e pouco oxigenadas), porque normalmente não dá nada, pura e simplesmente. Poderá não dar nada por o peixe não estar no pesqueiro ou poderá não dar por o peixe notar o fio... e será nessa situação que terei de testar o SSC. Se começar a apanhar começo a usar o SSC nessas situações, e a pescar nessas situações de mar. Posso também testar com o mar nas condições ideais, nas quais normalmente pesco com o UC4 ou FP. Agora duvido (mas pronto só testando) que vá notar uma grande incremento de capturas nessa situação, porque com esse mar o peixe não está tão desconfiado, e as variáveis mais importantes nessas condições são outras que não o fio (desde que este tenha o mínimo de qualidade). :wink:
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

Boas.

Paulo claro que em todas as modalidades o material é diferente, e numas apanha-se e noutras não, é dias :wink:

mas tens ai fios de qualidade no mercado que ate tem preços mais em conta e sao fluo carbono
Tens. o Asari fluoro carbon (bobines de 50mts) o preço anda a volta dos 10euros
Gamakatsu Fluorcarbono (bobines de 50mts) também anda a volta dos 10euros
HD duel (50 mts) este ja é cerca de 12euros mas para mim tem um defeito tem mt memoria.
tens tb o fio da Yo-Zuri Mirage ja é um pouco mais caro mas são bobines de 250mts tb é um fio com mt fluo mas tem tb um pouco de memoria mas conheço mt gente que gosta de pescar a boia com esse fio e anda a volta de 20euros

para mim desses todos o Asari e o Gamakatsu sao os melhores.
asari fluoro carbon.png
asari fluoro carbon.png (17.14 KiB) Visto 416 vezes
Gamakatsu Fluorcarbono.jpg
Gamakatsu Fluorcarbono.jpg (24.37 KiB) Visto 415 vezes
Ahhhh ouvi dizer que os besugos ai em Peniche estão como cabelo :lol: :lol:

:wink:
zumbrax
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Subscrevo o que o Gonçalo disse, os fios que uso são o gamakatsu na medida 0.31-0.26 o asari 0.26-0.215 e o gorila 0.28-0.22

Para pescas normais uso o gamakastu é um bom fio e corresponde ao que é necessário, apenas quando se abusa um pouco dele tem tendência a encaracolar, nada que um esticão não o ponha no lugar outra vez.
O asari, especialmente nestas medias baixas que uso são para condições difíceis, normalmente nas horas mortas ou quando o peixe está escasso, a desvantagem é a espessura do fio se apanhar umas cavalas ou umas bogas fica a montagem toda marada.
O gorilla é um fio bom muito elástico, sem memória e com bastante resistência, é para usar e abusar.

Quanto aos preços temos o asari mais caro, em seguida o gamakastu e o gorilla, visto que o gamakastu e o gorilla tem preços muito semelhantes não se pode comparar porque uma bobine com 50mts de fluor e uma de 150mts também apelidada com fluor, alguma coisa está mal, ou uma não tem ou a outra está demasiado cara.

Quanto ao seaguar, não se traduz só na sua transparência como tem vindo a falar aqui, é também a elevada resistência que tem aos nós, empates e enrolamentos que sofre na sua utilização, é um fio bem capaz de se poder puxar pela linha quando o peixe embucha o anzol e este sai sem a linha não partir, é realmente um fio magnifico com uma resistência muito acima da média, cada cêntimo daquele fio é bem empregue, apesar de não o usar, reconheço a sua qualidade pelo que testemunhei e já pude comprovar e estas pequenas coisas fazem diferença, logo em prova é menos tempo que se usa o desembuchador, é a redução de montagens utilizadas numa jornada de pesca, e acima de tudo é a confiança que nos dá ao utilizarmos, por vezes à coisas que não tem preço, é lógico que uma bobine de quase 60 euros é caro à cabeça, mas ao metro ronda os 0,18€ o mesmo que sai o metro de uma gamakastu de 50 mts, por isso há que considerar bem.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Já pedi desculpa ao Paulo pela forma como respondimas mantenho o essencial da resposta... :-#
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem uma coisa é certa este tópico visitas tem tido...

Obrigado pelas imagens das bobines Gonçalo... já foram vistas 48 vezes num bocadinho :shock: :lol: :lol: :lol:

Jo tudo esclarecido, por mim neste assunto tens luz verde para :-# já nem se fala mais nisso :wink:
Responder