Canas de acção "matadoras"

Fundeado / Jigging / Big Game
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Canas de acção "matadoras""
na nova versão do site.

zumbrax
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Canas de acção "matadoras"

Mensagem por zumbrax »

Na pesca embarcada cada vez mais existe a necessidade de usar canas maiores, devido à exploração dos pesqueiros em redor do barco para não falar na facilidade de meter o peixe para dentro , normalmente os tamanhos compreendem-se entre os 3,50 e os 4,00mts, apesar de existirem tamanhos acima, normalmente estas canas mais compridas tem acção mais parabólicas, facilitando na ferragem do peixe e no "matar" do mesmo. Testemunhei colegas que pescam com canas deste calibre e não efectuam a ferragem por acção de esticão mas sim apenas por levantar a cana, e como esta é muito comprida a acção de um pequeno toque no cabo revela-se um grande toque na extremidade, muitas vezes efectua-se o testemunho da presença do peixe com a ponteira curva e não direita e assim que esta dá sinal é feita a acção de ferragem muitas vezes recorrendo ao auxilio do carreto, ou seja, começando a puxar a pesca para cima, se entretanto a pesca não der sinal de ter sido ferrada, abre-se o carreto e tenta-se mais uma ou duas vezes. Outra vantagem é o amortecimento das investidas do peixe quando este está difícil e vem muito mal ferrado porque está a comer a medo. Apelidadas de rapadoras, canas estas que sendo mais parabólicas parece que mesmo os toques mais discretos com um gesto simples de elevação parece ser de ferragem eficaz, traduzindo-se em mais capturas feitas no final da jornada.

Agora que já meti lenha na fogueira, venham ajudar a apaga-la.
Anexos
DSC09552.JPG
toalhas

Re: Canas de acção "matadoras"

Mensagem por toalhas »

Boa João, sem dúvida é um tema que dá que falar, para mim acho que a medida deve variar entre os 3,00 e os 4 mt, agora´à uma coisa que penso que devemos ter em atenção, que é o peso da cana.

Por exemplo a cana que tive com 3,70 era demasiado pesada para o meu tipo de pesca,no entanto vou pescar agora com 3,50 e penso que já não vou ter esse problema visto ser muito mais leve.
Claro que a minha 1ª escolha por agora ainda vai nos 3.10 mas acho que terá as suas vantagens uma cana maior, o tempo e a adaptação à mesma o dirá.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

o que tu queres sei :twisted: com que entao queres os bombeiros :mrgreen:

Na minha opiniao as canas de 3m a 3.5 servem para apanhar aquele peixe que esta a volta do barco e por baixo dele, facilitando tal como tu dissete a entrada do peixe para o barco.
As canas matadores como tu dizes a meu ver servem mais para quando estamos numa embarcaçao alta (traineira) ou numa embarcaçao com muitos pescadores (algumas levam 8,10,e 12 pescadores)o que permite ir buscar o peixe mais longe, mas isso porque numa situaçao dessas com tanta cana existe uma maior probabilidade de secar o pesqueiro e até mesmo de empanchanços (VALTER, TOALHAS :twisted: ).
Isto a meu ver sao as vantagens mais imediatas, depois o facto de serem maiores exige uma outra forma de pescar e de se estar na pesca, mas ai tem de ser o pescador a adaptar-se a essa situaçao.
Eu nunca pesquei com uma cana dessas mas ja partilhei embarcaçoes com pescadores com essa canas e realmente o acto de ferrar deles e simplesmente levantar a cana e ou dar umas maniveladas no carreto, acontece que tb encontraram dificuldades porque muitas vezes o peixe nao esta assim tao afastado da embarcação.
Basta reparares no facto de que uma cana de 3m afastas a linha da embarcaçao a volta de 2 metros (considerando que tens a linha direita) ou seja crias uma area de pesca de ex: 7m da embarcaçao + 2m da cana o que da uns 9m de perimetro (estas a ver a ideia :wink: ) ora com uma cana maior aumentas o perimetro de pesca em 2.3,4 metros é verdade mas ao mesmo tempo crias uma area que nao expoloras. :o
Depois essa canas trazem ponteiras de fibra pelo menos a que vi em acção o que a meu ver diminui em muito a sensibilidade, mas isso so fazendo um teste com uma cana dessas pra ter mais certezas. :mrgreen:
E isso de serem rapadoras nao é preciso 4 metros ou mais pra rapar o fundo basta estar atento e vais ver com apanhas tudo o que la vai ( o Valter pode expilicar melhor ele ta a trabalhar para ser rapador :twisted: ) e trazer mais peixe isso é relativo depende do pesqueiro,do pescador, da cana, etc etc.... :twisted:
valtercosta72
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Mensagem por valtercosta72 »

lostsoul Escreveu: mas isso porque numa situaçao dessas com tanta cana existe uma maior probabilidade de secar o pesqueiro e até mesmo de empanchanços (VALTER, TOALHAS :twisted: ).
E isso de serem rapadoras nao é preciso 4 metros ou mais pra rapar o fundo basta estar atento e vais ver com apanhas tudo o que la vai ( o Valter pode expilicar melhor ele ta a trabalhar para ser rapador :twisted: )
O que queres sei eu. Na última vez que estive a pescar com o Luis ao meu lado, acho que durante o dia empachamos 1 vez. E a culpa é sempre nossa [-X . Quanto ao rapar, eu só sei rapar safias.
Responder