Paulo,
Acho que a Comissão não é composta só pela Ass. Agua Selvagem, mas a questão que vejo e (não se aborreçam se me estiver a repetir) é que se deveria constituir "algo" (pode ser uma comissão) que preparasse um documento que fosse consensual (pegando na propria experiencia da AS e nos debates nos diversos foruns) e estabelecesse contactos formais com Federaçoes, Associações, Clubes, Foruns, Pescadores Desportivos, etc. afim de obter mais consensos e mais precisos, e a partir daí estabelecer BASES para se criar um Confederação (ou outra forma juridica) de Pesca Desportiva.
Por mim mantenho os meus ideais, mas claro que com utopias muitas vezes não se consegue concretizar os objectivos, e por isso a partir de agora estou disponivel para dar o meu contributo "informal" se assim o entenderem.
No entanto acho que o Gil Monteiro deveria corrigir as suas atitudes para com pessoas que são directas a criticar, e não se encrespar nem se aborrecer porque ninguem é dono da verdade.
Esotu a referir-me a discussões noutros foruns em que a linguagem não foi a mais indicada. Acho que é a altura de deixarmos de lado as nossas diferenças, abrirmos o peito e irmos para a luta, sem PROTAGONISMOS e INTERESSES PESSOAIS, e tentar ouvir o que todos temos a dizer sem nos pormos em Bicos de PES...
É verdade que na reunião/debate que se realizou, estiveram presentes dois pescadores, para além de uma Comissão onde estiveram presentes os elementos que puderam estar, e a revista Mundo da Pesca.
É verdade que a Associação Água Selvagem, faz parte da Comissão para a Defesa da Pesca Lúdica e dos Recursos Marinhos, e tem contribuido, já tinha contribuido anteriormente, para a defesa da pesca lúdica e desportiva, agora, através do seu actual Presidente, Fernando Corvelo, e do Vice Presidente, Alberto Reis.
Contudo, é opinião da Comissão, por extensa maioria, que o caminho passa pela constituição de uma nova Associação de Pescadores.
Lúdicos, Desportivos, de mar e/ou rio, através de estatutos que permitam a adesão de outras Associações, Clubes Desportivos, Federações, etc etc,
estabelecendo uma ampla plantaforma, a qual, permita, defender a actividade que todos nós praticamos.
Assim, para que conste, a Associação Água Selvagem, faz parte desta Comissão, como a Efsa, e a APPA, e todos os fóruns que subscreveram o Manifesto pela Pesca, mas não teve, nem tem,qualquer posição relevante, para além da sua participação, a qual se resume à sua opinião que tem sido, democraticamente diluida ou majorada, de acordo com a posição maioritária.
Tem a Associação Água Selvagem, conhecimento da intenção maioritária, quiçá, quase consensual de criar a dita Associação.
É opinião maioritária, dentro desta Comissão, que o caminho passa pela constituição de uma Associação de Pescadores Lúdicos/Desportivos, na qual poderá estar a Associação Água Selvagem, e outras se o entenderem.
Para que não existam dúvidas, em relação às intenções, creio, estou certo, que poucos, dos elementos da Comissão querem fazer parte dos orgãos sociais da pretendida Associação.
Querem. E isso é um direito. Serem associados fundadores.
O que, naturalmente, através dos estatutos, não lhes transmite benificios relevantes.
Desejam, e isso é uma esperança, que todos os que falam de pesca lúdica e desportiva, participem neste processo. Ou então, como o comum, que continuem a falar sem participar.
Aproveito, para enaltecer os comentários positivos que neste fórum foram feitos em relação ao documento " Manifesto pela Pesca - Uma Contestação responsável", o qual, não sendo perfeito, nem consensual, permite discutir com o poder politico, soluções e aqui e alí, eventualmente exigências.
Não nos podemos esquecer que os primeiros documentos, que surgiram sobre o universo da pesca lúdica e desportiva, baseados em extrapolações duvidosas, falavam em um milhão de praticantes.....
A realidade é bem diferente.
E dessa realidade, podemos pensar numas centenas que se preocupam com as questões reais da actividade.
Como alguns de vós, que navegam em outros fóruns, devem ler, a intenção é discutir.Contamos com este fórum, para isso e para o resto.
Acabava de escrever. E tive que ler o companheiro Pinto a falar de mim.
Pois bem.
Como o companheiro sabe, as discussões que me envolvem em outros fóruns nada têm a ver com esta questão.
Esta, eu discuto aqui, ali e acolá com quem deseja participar. Consigo. Se o quiser. Ontem de madrugada, falava sobre isso. A sua importância, porque entendo que a têm neste processo.
E sugeria, a um companheiro, que o meu amigo fosse convidado a discutir, participar, se assim o entendesse.
Como pode depreender, não sou um bicos dos pés.
Bem pelo contrário. Pesco há 38 anos e creio, sou poeta.
E os poetas, eu, não gostam que lhes prendam a alma.
Mas também sou, há menos anos é certo, um lutador.
Não é bem isso que consta na minha opiniao, e no primeiro paragrafo, mas...
Criar uma plataforma para discutir com o maximo de "gente" possivel primeiro, e depois partir para "outra"...
Acho que a Comissão, apesar de todo o trabalho meritorio que teve, não deveria ter "todo" o protagonismo, dando asism oportunidade a outras instituições (ass. foruns, pescadores etc..) de se pronunciarem.
Era esta a ideia naquele primeiro paragrafo, mas claro isto é só uma ideia, pois que venham outras...
A minha questão inicial já foi respondida pelo Gil Monteiro, e era mesmo esse ponto que queria tocar.
Estando a Água Selvagem na comissão não poderia partir dela a criação da tal associação ou se o pretendido seria criar não mais uma associação, mas a tal super associação que tentasse congregar tudo e todos para conseguirmos ter força de uma vez por todas.
Fico feliz por ser esse o caminho que a comissão está a pensar em seguir, penso que esse será o caminho mais correcto o que nos poderá dar mais força.
Podem contar comigo, dentro das minhas possibilidades e disponibilidades para ajudar no processo a que se propõem.
É isto mesmo que é necessário. Discutir sériamente, para chegar a um consenso. Está mais que na hora de acabar com as discussões avulsas, e falar de coisas concretas para ver se chegamos a bom porto. Penso que é chegada a hora de agir, mas, fazê-lo com convicção e sem despiques entre esta ou aquela associação, que a nada conduzem. Faço um apêlo para que quando se debatam temas desta importância, o façamos de forma séria e ordeira sem desvios para outras questões de menor monta. Abraços: Machado