Manifesto pela Pesca (Texto Final)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manifesto pela Pesca (Texto Final)"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Olá Joao,
Esta minha maneira de escrever sobre esta problematica não é para levar a peito, nomeadamente a forma algo "sarcastica" com que tento explicar a minha opinião.
Tambem é verdade que defendo-a com unhas e dentes ( :lol: ) porque acredito numa solução daquele tipo, seja com mayonese, mostarda, ou outros condimentos.
Não acredito na criação de novas associações ou super associações, isso sim é para dividir.
Não meti propositadamente a minha opinião sobre o "como chegar À representação" na(s) Federações.
Pois é, e aí o Paulo pelo meio meteu a coisa.
Ja o escrevi em 2003 e posteriormente mas fui acusado de "Clubismo".
Mentalidades mesquinhas, que não vêm para além do seu (deles) pequeno Mundo constituido de pequenos poderzinhos, e interesses duvidosos, excptuando um ou dois que me merecem respeito e amizade, mas volto a repetir-me apesar de ja me ter prometido a mim mesmo nao voltar "à carga", e como as discussões que por aí pululam nao levam a nada, e as divisões que criam só dá pena, e razão ao Sr. Ministro, além de criar tambem um universo anedótico junto das Associaões (lobbies) da pesca profissional, e eu oiço-as amiude...
Ivagine-se ( :lol: ) um pescador desportivo que faz pesca 1 vez ou 1000 vezes pesca por ano, inscrevendo-se num clube da sua região ou outro faz automaticamente a sua inscrição na Federação (numa delas) com quotizações diferentes daqueles que escolhem fazer tambem competição.
Se custasse 10/20/30 euros por ano, mas que soubesse que era ouvido no seu clube, e que este lutaria junto das federações, e que esta fazia-se ouvir junto das Entidades Governamentais, alem de que aqueles clubes teriam de fazer todo o trabalho de apoio, informação, formação aos seus associados, e que muito trabalhinho ali haveria para fazer, não ficariamos todos a ganhar :?:
Ou será que estou errado e isto é mesmo uma UTOPIA ou um sonho :?:
Como se ouve que as Federações não estão para aí viradas, que tal criar-se uma declaração/pedido com assinaturas para as Federações reverem as suas prioridades, visto que nos seus Estatutos vem lá preto nobranco que devem promover a Pesca Desportiva...
Como por exemplo...

http://www.fppdam.pt/index.php-option=c ... mid=63.htm

Ou...

http://www.byside.com/LinkClick.aspx?fi ... 0&mid=1595

Se lerem os primeiros artigos destes estatutos percebem que nenhumas desta Federações estão a cumprir correctamente os fins respectivos.
Enfim...sós :roll:
JAMar
Registado: terça out 02, 2007 12:42 pm

Mensagem por JAMar »

Uma dúvida minha:
Nem sei se se verificam situações destas, mas vamos supor que um pescador SÓ pratica pesca de competição, estando como tal "federado"
Nestas circunstâncias é obrigado a ter licença para pesca lúdica ou não?
Noutros termos, numa prova ou num treino, um pescador tem de exibir às autoridades apenas documentos comprovativos dessa qualidade ou tem que apresentar sempre uma licença para a prática de pesca lúdica?

João Martins
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Penso que a licença é para todos federados ou não... qualquer pescador tem de estar acompanhado da mesma.

Se estiver errado corrijam-me 8)

Bem quanto ao tema federações, vejo que pelo que estás a dizer estamos de mãos atadas.

Quem está lá não tem interesse em "chamar" os que não fazem competição, qual então a solução que apresentas Jo?

Só mais uma questão, achas possível que as federações existentes falem a uma só voz? (Através tal super-associação de que falo)

Já agora (afinal há outra :lol: :lol: ) se eu quisesse criar um clube para apenas pescar por pescar (sem participar em campeonatos), podia? Teria de ser Federado obrigatoriamente?
jopinto
Utilizador Regular

Mensagem por jopinto »

Na ultima parte da minha resposta anterior, está lá preto no branco qual era (na minha opiniao) a solução, ou seja, "pressionar" as Federações a abrirem conversações...
Quanto à questao de criação de Clubes/Associações acho podes constituir na boa, mas se tem objectivos relacionados com esta problematica, não compensa o trabalho que vais ter.
Os pescadores Federados estão sujeitos a muitas regras, nomeadamente a terem seguro desportivo, a cumprirem tamanhos minimos (a maioria acima dos legais), a não utilizarem "xanax's", a não tomarem "drogas e produtos relacionados", e cumprirem os regulamentos dos Campeonatos, etc.
Por tudo isso (e não só) acho que só teriamos a ganhar com a tal inscrição na Federação (presentemente são 32,5€/ano+5,5 seguro desportivo).
A questao da representatividade poderia ser atraves de clubes/associações ou ate directamente, era tudo uma questao de escolha, mas em primeiro lugar haveria que pressionar as Federações a ouvirem os pescadores.
jopinto
Utilizador Regular

Mensagem por jopinto »

Ainda em tempo....
O Jose Afonso refere e bem a Federação Portuguesa de Actividades Subaquaticas, e como a Lei abrange tambem estas actividades seria bom, como referi que depois de estas Federaçoes aceitarem ouvir-nos, que se juntassem e levassem o assunto para a frente. 8)
gilmonteiro
Registado: segunda ago 29, 2005 5:05 pm

Mensagem por gilmonteiro »

Caros companheiros,

Os elementos da Comissão para a Defesa da Pesca Lúdica e dos Recursos Marinhos, têm trocados opiniões, e decidiram realizar uma reunião, o mais breve possível, para em conjunto tomarem uma posição sobre a criação de uma Associação de pescadores. Essa reunião será alargada a todos os elementos que fizeram parte do processo " Manifesto pela Pesca ", o que significa que será aberta a todas as regiões do país. No caso das ilhas teremos que reunir " virtualmente ". Mas contamos com os essenciais elementos da Madeira e dos Açores.

Essa reunião será determinante, embora tenhamos todos a certeza de que o caminho já está traçado.

Acredito que o vosso apoio será determinante.

Depois, temos intenção de reunir com todos aqueles que apoiaram, incondicionalmente, o futuro da pesca lúdica/desportiva, quer apoiando o "Manifesto pela Pesca", quer não o apoiando.

Um abraço

Gil Monteiro
toalhas

Mensagem por toalhas »

Vai se tentar bater o record de pescadores presentes :lol:

Salvo erro na última foram 2. :mrgreen:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Mas a Água Selvagem não esteve/está presente na Comissão??? :roll:

A minha questão prende-se não tanto com a vontade de criar uma associação mas parecer-me um contrasenso uma associação ir criar outra associação :wink:
Responder