Manifesto pela Pesca (Texto Final)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manifesto pela Pesca (Texto Final)"
na nova versão do site.

pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Estou de acordo com o que aqui já foi dito. Não concordo com a medida da faneca (se morrer quando se pesca de barco devolve-se à àgua é alimento para outros peixes ou gaivotas). Esta deve continuar a ter 18cm de taamnho mínimo.

Em relação ao peso concordo com o que foi dito pelo Luis e pelo Pedro. Na pesca embarcada (não MT) deve poder-se pescar até 10kg por pescador até aos 40kg por embarcação. Na MT, e para diferenciar, os limites podiam subir até aos 15kg.

Concordo com a proibição de pesca de determinadas espécies em determinados momentos (defeso) e penso que as datas propostas estão bem (embora com as alterações climáticas que existem a época de desova pode antecipar ou atrasar). Seria melhor aumentar as datas entre que esta pesca estaría impossibilitada e deixar espaço para localmente as capitanias definirem o periodo de defeso. Por exemplo na legislação estar defindo que o defeso do robalo seria entre 15 de Novembro e 15 de Março limitado a dois meses e a capitania definia que meses seriam. Podia ser entre 15 de Novembro e 15 de Janeiro ou entre 1 de Dezembro e 1 de Fevereiro ou outro qualquer consante as alterações climáticas.

Em relação à proibição em determinados locais também concordo. Deviam ser criadas zonas (a definir pelas capitanias) em que seria totalmente proibida a pesca. Deste modo preservava-mos as espécies e estes locais funcionariam como viveiros de peixe.

Não concordo com as licenças. Estas deviam ser tiradas em separado e não como está. Pois se estou a pescar embarcado não estou a pescar apeado. Quem quizesse pescar das três modalidades teria que tirar 3 licenças. É claro que os preços destas seriam menores. Por exemplo eu tenho a licença para embarcada nacional (paguei 60€ e dá para pescar apeado e embarcado) mas podia haver uma forma de eu tirar uma licença para apeada e outra só para embarcada. No fim e se quisesse as duas pagaria na mesma os 60€ mas se só fizesse embaracada não havia necessidade de pagar tanto quando não se faz pesca apeada. A nacional apeada custa 12€ então a embarcada nacional devia custar 48€. Isto é um exemplo e é claro que os preços podiam ser mais baixos.

Em relação à resposta do Paulo concordo plenamente.

O testamento já vai longo e por aqui me fico.

Rui
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Interessante a entrevista do Sr. Ministro (yes Minister :lol: ) à Revista Mundo da Pesca... :roll:
A resposta mais interessante será porventura a ultima...
Sem comentários 8)
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

A pedido do comandante Jo aqu fica um foto que vem na revista do mundo da pesca deste mes da qual engloba a entrevista o mininstro das pesca.
Anexos
scn20080102174755001oh6.jpg
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Pois, :^o :^o :^o , vou ler muito bem o artigo e depois talvêz responda porque estes melros, já não me enganam e não deram mais a este jardim á beira-mar plantado do que eu... :twisted:

Carpa Real
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Hummm afinal é assim que se fazem as leis... Tudo ficou mais claro agora, nomeadamente a razão pela qual nós somos o país das leis.

Faz-se as leis sem saber, ou melhor para experimentar... depois altera-se, ou experimenta-se com mais uma alteração, para depois alterar, ou melhor experimentar, para depois alterar, ou melhor experimentar [...]

Sejamos sérios, ou no mínimo homenzinhos para admitir que a lei foi mal feita, não foi feita tendo como base um período de experimentação.

Sempre quero ver se o ministro tem ?O3@?35 para direccionar o dinheiro das licenças para o sítio certo e financiar o fundo da pesca profissional com o dinheiro do orçamento do estado :evil:
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

#-o #-o #-o

Carpa Real
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Ate o Sr. Ministro tem a mesma opiniao, ORGANIZEM-SE :lol:
bodao