Manifesto pela Pesca (Texto Final)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manifesto pela Pesca (Texto Final)"
na nova versão do site.

aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

Paulo, assino por baixo
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

subscrevo ipsis verbis o que o Paulo disse....

caro António: LEIA O MANIFESTO

8)
Última edição por flex em domingo dez 30, 2007 4:15 pm, editado 1 vez no total.
karva

Mensagem por karva »

E eu três. :)

Ab

karva
pedrito
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

De uma forma geral gostei do que li,acho que esta bem escrito e bastante simples de compreender.
Em relaçao as mudanças tambem nao concordo com a abuliçao dos dez quilos,mas em relaçao a pesca embarcada eu achava mais justo 4 pescadores poderem pescar ate 40kg mais os 4 exemplares maiores.
Eu sou a favor dos meses de defeso,pois nao consigo compreender as zonas interditas por exemplo para o robalo,como seria????proibiamos de pescar numa determinada zona onde pensamos que eles se vao reproduzir,mas havia zonas onde podiamos pescar,parece me um pouco absurdo,se desses com eles fora da zona proibida ja nao fazia diferença se eles se conseguiam reproduzir no minimo uma vez,desde que fosse fora da area interdita ja nao faz mal pescar mos femeas ovadas,eu falo desta especie porque é a que melhor conheco.
Paulo em relaçao a tua ultima mensagem concordo 101%

Abraços e boas capturas em 2008
toalhas

Mensagem por toalhas »

Boas,

1º Acabar com o limite de 10 kg imposto acho um passo atráz, possivelmente daqui a dois ou três anos já estavam a pedir um limite,
talvez ajustasse nos particulares em vez dos 25 kg punha um limite máximo 10 kg por pescador mas só contabilizando 4 pescadores no máximo. Em vez dos 25 kg podiam trazer 40 se fossem 4 ou 30kg se fossem 3.
No caso de 5 ou mais só podiam trazer os ditos 40 kg.
Claro que tinha de haver excepçoes para outro tipo de pesca como o Big Game, mas como ai se pratica o catch and release.

O defeso também não acho correto mas sim haver mais espaços que sejam protegidos.Ou todo o ano ou só em determinada epoca.

Em relacao à fiscalização o que posso dizer é que num ano onde sai praticamente todos os fins de semana, só por 2 vezes o barco onde ia foi abordado pela Policia Marítima, acho que foi manifestamente pouco

isto é a minha opinião.
Última edição por toalhas em domingo dez 30, 2007 10:35 am, editado 1 vez no total.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ora Chegou minha vez:

Na minha opinião estou de acordo com quase tudo o que o Toalhas disse. Limites de peso estou de acordo mas noutros moldes... Não terá muita lógica recuar nesta medida. O que tem lógica é torna-la menos absurda e mais "aplicavel". Será que meter pesca apeada e embarcada tudo no mesmo saco é lógico? Aplicar os mesmos limites a ambos terá lógica? :roll:
Defeso? tambem não me parece que seja facil de aplicar pois infelizmente a fiscalização é nula. Quantas vezes fui fiscalizado apeado? -- nenhuma!
Quantas vezes fui fiscalizado embarcado?-- Apenas 1!!!
Manisfesamente pouco se queremos mesmo que as regras do jogo em causa sejam mesmo aplicadas....

Parece-me que temos que coninuar a insistir em mudar mentalidades dos pescadores "ludicos" portugueses para que consigá-mos fazer uma gestão rigorosa dos nossos recursos marinhos, para o bem de todos nós...
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

Cumprimentos a todos.

Vou dar a minha opinião, que simplesmente é a seguinte:

Concordo plenamente, é "uma contestação responsável", se tivesse sido apresentada desta forma com estas alterações, "ja se papava" :)

Mas tambem concorde que os limites de capturas deveriam ser distintos para a pesca apeada e para a pesca de barco, apesar de concordar com o limite estabelecido, para a pesca apeada. No barco não acho bem que se possa capturar 25 quilos quando existem três ou mais praticantes, porquê que não se mantem os mesmos 10 Kgs ppor pessoa uma vez que qualquer um dos praticantes paga o mesmo valor de licença.

Tambem concordo que os pescadores deveriam ser mais responsáveis quanto á preservação dos recursos naturais e espécies, mas quando acontece o que se passou comigo este fim de semana e se aparecer uma autoridade fiscalizadora eu gostaria de saber o que aconteceria.

Passo a esplicar, no meio de muitas tainhas capturadas, já agora fica a informação para o local, na fortaleza de Sagres, junto à ermida, tainhas que pesavam em média 2,600 Kgs. ferrou-se no anzol um sargo legitimo de uns 12 cm, o que me prontifiquei a desonzolar com muito cuidado, e devolvelo ao mar, ora se alguem daí conhece a fortaleza junto à ermida tem uns bons 45/50 metros de altura, claro que a pobre criatura quando chegou à agua morreu de emediato até porque o vento que não era muito fez com que batesse na rocha uma ou duas vezes e juro que a lancei com força de forma a que chegasse à água. Nesta situação acho que pagava por ter cão e por não ter. se o fiscal fosse daqueles...

Mas espero que se vá trabalhando para melhor, não hade ser sempre assim. :roll:

Ah, um bom ano para todos
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Estava a pensar responder ao Antonio Louro, mas vou aguardar pela sua analise, pois eu tambem estou muito bem fundamentado. 8)
Responder