Maranhão - Ao Flex e outros mestres (Carpa Real ...?)

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Maranhão - Ao Flex e outros mestres (Carpa Real ...?)"
na nova versão do site.

flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

A incerteza na pesca e a possibilidade de explorar novas maneiras de abordar um problema é das coisas que me atrai na pesca... nunca está tudo perfeito e há sempre novas possibilidades... por mais certezas que tenha com uma certa montagem ou técnica nunca resisto a tentar outras abordagens... VIVA A IMAGINAÇÃO :idea:

-quanto ás ditas "pranchinhas" fazem-me lembrar os teasers que se usam em corrico de alto mar, fazem um rasto de bolhinhas e mantêm o nosso artificial muito próximo da superficie... :wink:

PS- junto á fábrica do leite,há um cantinho onde, ao pôr do sol, sempre saem uns achigâs... nunca são grandes exemplares :roll: ... mas já lá vi sair grandes carpas na zona mais funda (á francesa)... queres pescar com boilies? tenta na Horta dos Frades (a profundidade é grande e o leito onde as carpas "pastam" bastante localizado...há pouca pressão de pesca e os locais engodam o local para pescar ao fundo :wink:)

Cumps
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Bombadil, sem me alongar deixo-te aqui um apontamento para ires pensando um pouco e até pode ser interessante o continuar a falar neste assunto.
Já vi que houve alguns erros nessa tua ida ás carpas.
Dizes que estives-te a pescar com boilies nas suas mais variadas formas.
A pesca com boilies é muito produtiva mas requer alguns exercícios de engodagem apenas deixo aqui uma pequena referência sobre o assunto: Sempre mas sempre e sobretudo nesta época do ano que as águas arrefeceram muito e as carpas perdem muito a sua actividade e estão em sítios mais fundos para se defedenrem dos ser prededores e á espera que lhe passe a alimentação pelos beiços sem se esforçarem muito. Assim, a pesca com boilies requer uma engodagem prévia para a zona que se pretendes pescar ou seja, durante pelo menos no mínimo 2 dias mas o ideal seria uma semana de engodagem para as mesma se habituarem a comer o que não é normal aparecer por lá. Elas primeiro deixam as mais pequenas saciarem-se e vendo que não há risco então começam a comer. No dia que formos pescar elas atiram-se sem reserva aos boilies e a pescaria aparece. Claro está, que há dois coisas que não podem falhar e por isso é que os carpistas estão de mãos dadas com a Natureza. Pois, por norma lavam todo o espólio: Tendas, camas, cadeiras, comida etc.. e iniciam a sua pesca com três dias de antecedência.
1º Para ir vendo a evolução das carpas no pesqueiro e atendendo ao estudo escolhher as melhores boilies e não perder o lugar de engodagem. Imagina trabalhares o pesqueiro durante dias e quando lá chegas está ocupado... :P Se não o fizeres assim, não percas muito tempo a utilizar os boilies.

Nesta época para alem de um engodo de farinha ,muito bem talhada esta só devem ser utilizada na primeira engodagem com bolas do tamanho de laranjas +- 4Kg. e depois sempre com bolas de Asticot colado e fisgar em contínuo com asticot solto em pequenas porções e elas entram de certêza. Para já de uma forma simples deixo-te este conselho sem discutir muita técnica.
Se tivesses observado o que o Flex escreveu vias que ele referiu sempre o engodar e iscar com o Asticot.

Um Abraço
Carpa Real
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

=D> =D> =D> grates grates, e ainda por cima,já com iva :lol: :lol:
Bombadil
Registado: segunda jun 11, 2007 3:26 pm

Mensagem por Bombadil »

Mestre Carpa Real,

Thanks pelas dicas! De facto li o que o flex disse, mas era tarde porque já tinha ido pescar :cry:

Seja como for não vou esquecer todas as dicas dadas :P

Obrigado

PS - ... E pesquei com a Shimano recomendada noutro post :wink:
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

Bombadil Escreveu:...PS - ... E pesquei com a Shimano recomendada noutro post :wink:
e que tal? :roll:
adn_2
Registado: quarta jul 18, 2007 10:42 am

Mensagem por adn_2 »

...no meu ver pescar de inverno em agua doce e perda de tempo ainda por cima a francesa..falo por experiência propria..ao fundo ainda perto di zonas com corrente sai uns barbos e umas carpitas mas a francesa e seca...no verão e ki e..aki numa lagoa perto eu e o meu colega alexandre com uma francesa e uma inglesa cada um em pouco di mais de 3 horas tiramos 49 carpas em media 300 a 500g cada...+-...foi uma bela pescaria por duas vexes 47 e 49 mas a ultima foi a derradeira porque os ciganos corriam bem..e pa fugir com a tralha foi dificil..

..recomendavel no inverno: ficar em casa a lareira ou pesca em agua
salgada

----------------------
tavares
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Tavares boas, peço desculpa mas na minha experiência de rios interiores e modestia á parte conheço um pouco desta pesca bem assim, como um pouco os locais deste país.
Já respondi a um MP seu e disponibilizei-me para nos encontrar-mos e podermos passar umas horas á beira-rio.
Com todo respeito pela sua opinião, devo dizer que o meu amigo está um poco errado no que respeita á pesca de inverno ou em tempo de temperaturas baixas. Pelo MP que me enviou deu para entender que pesca com material limitado e talvêz daí a dificuldade de poder fazer uma pesca mais produtiva.
De qualquer forma, para além do material há uma componente fundamental que é sobre os engodos e a forma como trabalhar os mesmos a partir de casa antes de praticar a pesca de inverno. Há formulas que todos aprendemos através dos tempos e o tempo é bom conselheiro nesta matéria. Não quero dizer que por vêzes se faça uma grade em competição porque os engodos são muitos numa prova e o peixe pode-se concentrar mais numa zona do que outra. Mas, em treino garanto-lhe que eu e quem estiver comigo grade é coisa de certêza que não existe. Primeiro ter a noção da zona onde se vai pescar e depois preparar o engodo de acordo com a mesma. Não se trata de segredo mas sim, conhecer bem determinado habitat como a influência do tipo de comida que a carpa, barbo, boga, escalo, etc... tem como predominante nesse terreno e preparar de acordo o engodo mais eficáz, porque lembre-se, que para alem do frio e o peixe estar com menos actividade e refugiar-se no fundo para procurar a sua segurança em relação aos predadores é neste período que tambem a alimentação é mais escassa e se procurar-mos aliar todas estas vertentes conseguiremos prepara um bom pesqueiro e fazer uma pesca aceitável. Há uma coisa que estou de acordo no inverno, é que não se fáz uma pesca de grande quantidade como em outras estações do ano mas consegue-se fazer uma boa pescaria.
A sua observação que revela possívelmente a não muita experiência em pesca de rio e pode haver quem partilhe da sua forma de pensar, alertou-me para iniciar a criação de alguns trabalhos que tem haver com a engodagem nomeadamente em época mais difícil como ex. no inverno. O tempo neste momento não é muito, mas prometo colocar algumas soluções para o efeito.
Deixo novamente o convite para quando a sua e minha disponibilidade se cruzarem fazer-mos uma pesca em rios interiores e verá que muda de opinião. Lembro, nesta época a pesca é difícil mas rejeito grades...

Saudações Desportivas
Carpa Real
Responder