Mas em principio é sempre de praia
Corrico. Pingalins vs raglous e afins.
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm
È uma cana que utilizo tb no spinning de 2,9mtrs.
Aconselharam-me a comprar uma cana inferior a 3 metros porque como sou pequeno e temos que trabalhar a ponteira para fazer a amostra ganhar acção,deveria ser assim para não ter problemas em tocar com a ponteira no chão.
Agora se fiz bem ou não o tempo dirá.
Ainda so lá fui 1 vez e foi pouco tempo.
Aconselharam-me a comprar uma cana inferior a 3 metros porque como sou pequeno e temos que trabalhar a ponteira para fazer a amostra ganhar acção,deveria ser assim para não ter problemas em tocar com a ponteira no chão.
Agora se fiz bem ou não o tempo dirá.
Ainda so lá fui 1 vez e foi pouco tempo.
Nuno essa cana nao é a ideal para pescares com boia da água ou chumbeira,as medidas classicas sao 3.90 a 4.20,com acçoes de 40 a 120grs,a que tu tens é boa para spinning.
Fiz te a pergunta pelo seguinte:Eu uso uma cana de 4.20,o carreto fica a 60cm do inicio da cana,normalmente coloco a boia para lançar a 60/80 cm da ponteira,por isso o comprimento ideal seria um estralho com 3m/3.20,com este comprimento ao recolher a boia e ao coloca la na posiçao para lançar ,ao levantar a cana a amostra cai me na mao
,quando pescas em sitios com com lixo,ou quando prende frequentemente,vais ver que esta operação te poupa muito tempo,e o tempo é precioso quando eles entram no nosso pesqueiro
Abraços
Fiz te a pergunta pelo seguinte:Eu uso uma cana de 4.20,o carreto fica a 60cm do inicio da cana,normalmente coloco a boia para lançar a 60/80 cm da ponteira,por isso o comprimento ideal seria um estralho com 3m/3.20,com este comprimento ao recolher a boia e ao coloca la na posiçao para lançar ,ao levantar a cana a amostra cai me na mao
Abraços
Olá.
Queria agradecer aos amigos que atenderam ao meu pedido, com especial atenção ao Atsimões pelas excelentes dicas que dá.
Junto envio 3 fotos com a montagem, as amostras e a linha do estropo que uso. Gostaria que dessem opiniões e apontassem os defeitos.
A montagem é uma espécie de " patternoster" usado no surfcasting, com duas pérolas travadas e um destorcedor no meio. Mas já comprei os destorcedores sugeridos pelo Atsimões para experimentar.
As amostras são as que uso para pescar ao anoitecer, a preta é pintada por mim, não consegui encontrar essa cor.
Abraço.
Mário Nunes
Queria agradecer aos amigos que atenderam ao meu pedido, com especial atenção ao Atsimões pelas excelentes dicas que dá.
Junto envio 3 fotos com a montagem, as amostras e a linha do estropo que uso. Gostaria que dessem opiniões e apontassem os defeitos.
A montagem é uma espécie de " patternoster" usado no surfcasting, com duas pérolas travadas e um destorcedor no meio. Mas já comprei os destorcedores sugeridos pelo Atsimões para experimentar.
As amostras são as que uso para pescar ao anoitecer, a preta é pintada por mim, não consegui encontrar essa cor.
Abraço.
Mário Nunes
Viva Nuno,bluemerlim Escreveu:Boas.![]()
Atsimões,visto que não tenho muita experiençia e esteja a começar agora tecnias de corrico,que tamnho deve ter mais ou menos o estralho que sai da boia de agua ou da chumbeirinha até ao pingalim ou raglou??
Obrigado desde já
Abraço
Nuno
Não reparei no post, as minhas desculpas. O comprimento da cana vai ditar o comprimento do tenso. Uma cana de 4,20 leva desde a ponteira ao cabo da cana um tenso igual, se é 3,90 o mesmo comprimento igual á cana. Só nas canas de 4,5 acho exagerado o tenso ser do comprimento da cana,. Chega perfeitamente desde a ponteira da cana até ao nivel do carreto.
Só corto o tenso se sentir que o peixe está atonado á superficie com a tainha durante a noite. É crucial a mudança e maior velocidade no carreto. As borrachas passam de raspão á tona e eles acaçam-naªs!!!
Pescar em cima da rocha de noite como eu corrico, requer muita prática para estes cumprimentos de tensos. repare como faço, siga o ondulante bailado e magia de movimento:
1º Passo- Aponte atrás das suas costas e nivele o boiao ao nivel do seu hombro.
2º passo, Pegue na borracha e olhe para trás, há-de-se habituar á penumbra e não necessitará de foco, e lançe-a para cima do mexilhão por detrás das suas costas verificando se o bico do anzol fica de lado ou virado para cima.
3º Passo, agora lentamente sem levantar a borrcha do sitio onde ela está, execute o lançamento, levantando a cana ao maximo para esticar o tenso
e arremeta com a cana passando por cima da sua cabeça.
Tente fazê-lo com calma, e cuidado com o vento leste, este movimento que executa, a borracha passa-lhe a zunir os ouvidos....A lestada é perigosa para quem não tem prática....
A sondagem de um pesqueiro é o mais importante. Calibragem, com chumbinhos de 2 a 4 grs, velocidade de recolha,paragens e tamanho do tenso irão defenir a estratégia dessa noite... Costuma-se dizer que um pescador de robalos quando "tem a mão" neles, quer diizer que deu com o timing correcto de ferragem nesta matemática crucial. Os outros que estão ao lado podem nem tirar um se naõ rectificarem o que está mal....
Espero ter ajudado
Abraço
António
MLNunes Escreveu:Olá.
Abraço.
Mário Nunes
Muito bem , Caro Mário, estão quase lá ...
As cores são boas para de noite, os destorcedores são pequenos de mais, dão pouca calibragem á borracha. Procure os nºs 5 da Evia ou Hiro. Depois não se esqueça de amarrar as borrachas junto ao destorcedor, para elas não deslizarem. Não vejo a razão de tanta cocha ou enleio, em vez dessas perolas engate um clipe no tenso e ligue directo há cumbeirinha. A linha acho-a um pouco grossa , use por exemplo fender da colmic 0,30 , ou asso ultra maximo 0, 30. Linhas de muita pouca memória. E de noite com agua boas tente mais o boiao , , da mais resultado. A chumbeirinha para de noite só as usos nos areios com muito rebojos e aguas muito claras.
Um abraço
António