Corrico. Pingalins vs raglous e afins.

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Corrico. Pingalins vs raglous e afins."
na nova versão do site.

bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Obrigado pedrito..tem toda a logica :wink:

Mas em principio é sempre de praia
pedrito
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

De quantos metros é a tua cana????
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

È uma cana que utilizo tb no spinning de 2,9mtrs.
Aconselharam-me a comprar uma cana inferior a 3 metros porque como sou pequeno e temos que trabalhar a ponteira para fazer a amostra ganhar acção,deveria ser assim para não ter problemas em tocar com a ponteira no chão.
Agora se fiz bem ou não o tempo dirá.
Ainda so lá fui 1 vez e foi pouco tempo.
pedrito
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

Nuno essa cana nao é a ideal para pescares com boia da água ou chumbeira,as medidas classicas sao 3.90 a 4.20,com acçoes de 40 a 120grs,a que tu tens é boa para spinning.
Fiz te a pergunta pelo seguinte:Eu uso uma cana de 4.20,o carreto fica a 60cm do inicio da cana,normalmente coloco a boia para lançar a 60/80 cm da ponteira,por isso o comprimento ideal seria um estralho com 3m/3.20,com este comprimento ao recolher a boia e ao coloca la na posiçao para lançar ,ao levantar a cana a amostra cai me na mao :wink: ,quando pescas em sitios com com lixo,ou quando prende frequentemente,vais ver que esta operação te poupa muito tempo,e o tempo é precioso quando eles entram no nosso pesqueiro 8)

Abraços
MLNunes
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Mensagem por MLNunes »

Olá.
Queria agradecer aos amigos que atenderam ao meu pedido, com especial atenção ao Atsimões pelas excelentes dicas que dá.

Junto envio 3 fotos com a montagem, as amostras e a linha do estropo que uso. Gostaria que dessem opiniões e apontassem os defeitos.

A montagem é uma espécie de " patternoster" usado no surfcasting, com duas pérolas travadas e um destorcedor no meio. Mas já comprei os destorcedores sugeridos pelo Atsimões para experimentar.

As amostras são as que uso para pescar ao anoitecer, a preta é pintada por mim, não consegui encontrar essa cor.

Abraço.

Mário Nunes
Anexos
Dsc01370.jpg
Dsc01369.jpg
Dsc01368.jpg
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

bluemerlim Escreveu:Boas. 8)

Atsimões,visto que não tenho muita experiençia e esteja a começar agora tecnias de corrico,que tamnho deve ter mais ou menos o estralho que sai da boia de agua ou da chumbeirinha até ao pingalim ou raglou??
Obrigado desde já
Abraço
Nuno
Viva Nuno,
Não reparei no post, as minhas desculpas. O comprimento da cana vai ditar o comprimento do tenso. Uma cana de 4,20 leva desde a ponteira ao cabo da cana um tenso igual, se é 3,90 o mesmo comprimento igual á cana. Só nas canas de 4,5 acho exagerado o tenso ser do comprimento da cana,. Chega perfeitamente desde a ponteira da cana até ao nivel do carreto.
Só corto o tenso se sentir que o peixe está atonado á superficie com a tainha durante a noite. É crucial a mudança e maior velocidade no carreto. As borrachas passam de raspão á tona e eles acaçam-naªs!!!
Pescar em cima da rocha de noite como eu corrico, requer muita prática para estes cumprimentos de tensos. repare como faço, siga o ondulante bailado e magia de movimento:

1º Passo- Aponte atrás das suas costas e nivele o boiao ao nivel do seu hombro.
2º passo, Pegue na borracha e olhe para trás, há-de-se habituar á penumbra e não necessitará de foco, e lançe-a para cima do mexilhão por detrás das suas costas verificando se o bico do anzol fica de lado ou virado para cima.
3º Passo, agora lentamente sem levantar a borrcha do sitio onde ela está, execute o lançamento, levantando a cana ao maximo para esticar o tenso
e arremeta com a cana passando por cima da sua cabeça.
Tente fazê-lo com calma, e cuidado com o vento leste, este movimento que executa, a borracha passa-lhe a zunir os ouvidos....A lestada é perigosa para quem não tem prática....

A sondagem de um pesqueiro é o mais importante. Calibragem, com chumbinhos de 2 a 4 grs, velocidade de recolha,paragens e tamanho do tenso irão defenir a estratégia dessa noite... Costuma-se dizer que um pescador de robalos quando "tem a mão" neles, quer diizer que deu com o timing correcto de ferragem nesta matemática crucial. Os outros que estão ao lado podem nem tirar um se naõ rectificarem o que está mal....

Espero ter ajudado
Abraço
António
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

MLNunes Escreveu:Olá.
Queria agradecer aos amigos que atenderam ao meu pedido, com especial atenção ao Atsimões pelas excelentes dicas que dá.

Junto envio 3 fotos com a montagem, as amostras e a linha do estropo que uso. Gostaria que dessem opiniões e apontassem os defeitos.

A montagem é uma espécie de " patternoster" usado no surfcasting, com duas pérolas travadas e um destorcedor no meio. Mas já comprei os destorcedores sugeridos pelo Atsimões para experimentar.

As amostras são as que uso para pescar ao anoitecer, a preta é pintada por mim, não consegui encontrar essa cor.

Abraço.

Mário Nunes

Muito bem , Caro Mário, estão quase lá ...

As cores são boas para de noite, os destorcedores são pequenos de mais, dão pouca calibragem á borracha. Procure os nºs 5 da Evia ou Hiro. Depois não se esqueça de amarrar as borrachas junto ao destorcedor, para elas não deslizarem. Não vejo a razão de tanta cocha ou enleio, em vez dessas perolas engate um clipe no tenso e ligue directo há cumbeirinha. A linha acho-a um pouco grossa , use por exemplo fender da colmic 0,30 , ou asso ultra maximo 0, 30. Linhas de muita pouca memória. E de noite com agua boas tente mais o boiao , , da mais resultado. A chumbeirinha para de noite só as usos nos areios com muito rebojos e aguas muito claras.

Um abraço
António
MLNunes
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Mensagem por MLNunes »

Obrigado, amigo Atsimões.
Como sempre, generoso e pertinente.
Vou conserteza seguir as suas instruções.
abraço.
Mário Nunes
Responder