Quero só salvaguardar aqui a importancia do vestuário, quedas à agua seja em que altura do ano for e a não ser que estejamos nos trópicos com aguas quentes a hipotermia leva sempre a sua avante e não à colete que nos salve.
Optem por roupas / calçado leves mas quentes (se forem ao mar de inverno), a maioria do pessoal na embarcada que vejo no inverno exagera na roupa (volume e espessura) isso não só vai dificultar a flutuabilidade como dificultar os movimentos caso seja necessário nadar. é claro que não vou ao mar com o fato de mergulho ou o do surf, mas opto sempre por roupas isotermicas (o mais leves e finas possiveis) que me mantenham sempre seco e sem frio.
Em caso de naufrágio e não existindo uma balsa salvavidas onde nos possamos recolher até que chegue o resgate, é importante não ficar parado para não baixar a temperatura corporal principalmente porque a a juda pode tardar em chegar e meia hora ou menos em agua gelada é o suficiente para irmos desta para melhor. Estando próximo de terra é preferivel que se nade até à costa sempre que possivel com a ajuda de algo que nos ajude a flutuar, o movimento irá provavelmente salvar-nos a vida evitando a hipotermia extrema.
SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Boas pescarias.
Sobre o artigo, já o havia referido que iria opinar e também quero acrescentar que está 5*****.
Tudo o que foi dito é importante, mas acrescento algo que entendo ser também deveras importantes, a "carga", (vamos lhe chamar assim, porque o é), que levamos para a embarcação, devemos ter essa percepção.
Vejamos então e sem muitos pormenores, levamos canas, carretos, chumbadas, sacos com iscos, sacos com montagens e outros apetrechos, geleira térmicas de várias dimensões e formatos, etc, uns mais, outros menos, mas acabamos todos por colocar isto dentro da embarcação de pesca e cada um de nós.
Pergunto agora quantos são os que prendem as arcas e outros objectos?
-Ninguém ou quase ninguém.
Nunca viram o oscilar, da “carga”, (material solto), no poço da embarcação ou noutro local?
-Já vi e muitas vezes.
Nunca aconteceu numa embarcação que seguiam, cair algum companheiro, por estar menos atento e derivado a uma vaga?
-Graças a Deus e muito raramente já vi cair e já caí, mas em nenhuma das situações com consequências.
Vamos ultimar então o que me levou a escrever e digo por questão do vento a embarcação está aproada de determinada maneira e algumas vezes estamos com vaga lateral, (às vezes só momentaneamente), ou com um mar muito trapalhão, podendo acontecer uma mais forte e eis que toda a “carga” e provavelmente o pessoal também vai, adornando a embarcação, ficando descompensada, num dos lados, até nos recompormos, pois o espaçamento entre ondas, são uns meros segundos, que mal te dão tempo de te levantares e se a segunda onda/vaga, for igual à outra, é meio caminho andado para se virar a embarcação, deixo também este aviso, que devem manter pelo menos a geleira, segura a algo, para as oscilações não serem muito grandes, nem ficar a embarcação tanto descompensada.
É verdade que isto não acontece com duas cantigas e por dá cá aquela palha, mas pode acontecer.
Sobre o que disse o companheiro anterior, a hipotermia é meio caminho andado para a derrota, nadar e mexer, é uma maneira que atenua a atenua. Sou apologista de nadar ao sabor da corrente, primeiro para não nos cansarmos tanto, segundo, podemos descansar um pouco apenas gesticulando braços e pernas, mas tudo isto não passa de teoria, porque não sei se a falta de sangue-frio, de discernimento e de bom senso, a deixa pôr em prática, mas isto seria o que faria, caso algo sucedesse e estivesse a mente a funcionar em pleno.
Abraço.
Braga
Sobre o artigo, já o havia referido que iria opinar e também quero acrescentar que está 5*****.
Tudo o que foi dito é importante, mas acrescento algo que entendo ser também deveras importantes, a "carga", (vamos lhe chamar assim, porque o é), que levamos para a embarcação, devemos ter essa percepção.
Vejamos então e sem muitos pormenores, levamos canas, carretos, chumbadas, sacos com iscos, sacos com montagens e outros apetrechos, geleira térmicas de várias dimensões e formatos, etc, uns mais, outros menos, mas acabamos todos por colocar isto dentro da embarcação de pesca e cada um de nós.
Pergunto agora quantos são os que prendem as arcas e outros objectos?
-Ninguém ou quase ninguém.
Nunca viram o oscilar, da “carga”, (material solto), no poço da embarcação ou noutro local?
-Já vi e muitas vezes.
Nunca aconteceu numa embarcação que seguiam, cair algum companheiro, por estar menos atento e derivado a uma vaga?
-Graças a Deus e muito raramente já vi cair e já caí, mas em nenhuma das situações com consequências.
Vamos ultimar então o que me levou a escrever e digo por questão do vento a embarcação está aproada de determinada maneira e algumas vezes estamos com vaga lateral, (às vezes só momentaneamente), ou com um mar muito trapalhão, podendo acontecer uma mais forte e eis que toda a “carga” e provavelmente o pessoal também vai, adornando a embarcação, ficando descompensada, num dos lados, até nos recompormos, pois o espaçamento entre ondas, são uns meros segundos, que mal te dão tempo de te levantares e se a segunda onda/vaga, for igual à outra, é meio caminho andado para se virar a embarcação, deixo também este aviso, que devem manter pelo menos a geleira, segura a algo, para as oscilações não serem muito grandes, nem ficar a embarcação tanto descompensada.
É verdade que isto não acontece com duas cantigas e por dá cá aquela palha, mas pode acontecer.
Sobre o que disse o companheiro anterior, a hipotermia é meio caminho andado para a derrota, nadar e mexer, é uma maneira que atenua a atenua. Sou apologista de nadar ao sabor da corrente, primeiro para não nos cansarmos tanto, segundo, podemos descansar um pouco apenas gesticulando braços e pernas, mas tudo isto não passa de teoria, porque não sei se a falta de sangue-frio, de discernimento e de bom senso, a deixa pôr em prática, mas isto seria o que faria, caso algo sucedesse e estivesse a mente a funcionar em pleno.
Abraço.
Braga
Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Este post deve ser passado para a nossa nova casa
Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Boas pescarias.
Abraço.
Braga
O autor do tópico que o faça e eu depois, transfiro as minhas, excepcionalmente e com autorização, aqui escrita e lá, copiarei as mensagens.NelsonP Escreveu:Este post deve ser passado para a nossa nova casa
Abraço.
Braga
- Beto_Manja
- Mensagens: 562
- Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm
Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Boas,
Excelente tópico Josy.
Também penso que deva migrar.
Braga, não seria conveniente, fazer um genero de autorização colectiva, para que a malta pudesse dar o aval a todos os conteúdos que postou a assim ajudar na migração para o novo site?
(vou postar também no topico de encerramento esta ideia)
Cumprimentos,
Roberto
Excelente tópico Josy.
Também penso que deva migrar.
Braga, não seria conveniente, fazer um genero de autorização colectiva, para que a malta pudesse dar o aval a todos os conteúdos que postou a assim ajudar na migração para o novo site?
(vou postar também no topico de encerramento esta ideia)
Cumprimentos,
Roberto
Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1
Boas pescarias.
Abraço.
Braga
Este tópico já lá está aberto e infelizmente a ideia de ser eu a "copiar" e "colar", não ia dar certo, pois sou eu que apareço como postador, temos de ir fazendo com calma, ainda não vai fechar já e quando digo fechar, é em postar aqui algo.Beto_Manja Escreveu:Boas,
Excelente tópico Josy.
Também penso que deva migrar.
Braga, não seria conveniente, fazer um genero de autorização colectiva, para que a malta pudesse dar o aval a todos os conteúdos que postou a assim ajudar na migração para o novo site?
(vou postar também no topico de encerramento esta ideia)
Cumprimentos,
Roberto
Abraço.
Braga