Como calcular o comportamento e acção de uma cana!

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como calcular o comportamento e acção de uma cana!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Como calcular o comportamento e acção de uma cana!

Mensagem por Terramoto »

Boas, não sei se já conhecem o Common Cents System.

Introdução

Normalmente um pescador experiente vai a uma loja pega na cana experimenta e chega a conclusão que a sensação que têm da cana enquadra-se ou não naquilo que procura, equiparando-a com a sensação de canas que já passaram pelas mãos. Mas para os menos experientes já se trata de uma tarefa mais dificil, e se pudessem traduzir essa sensação em valores? O Dr. William fez-se a mesma pergunta e vários testes até encontrar uma formula básica que traduzisse a sensação sentida numa cana em valores que pudessem ser utilizados para procurar a cana pretendida. Como sabem os valores das canas variam de marca para marca, entenda-se por valores a acção, comprimento e outras propriedades de uma cana, este sistema consiste numa formula universal para comparar a acção e a sensação de uma cana (lançar, trabalhar).

Encontrei isto, ontem e dei uma breve leitura para perceber do que se passava, a totalidade do sistema aplica-se a canas de fly, mas lá indica que pode ser utilizado noutro tipo de canas.

Vou fazer uma tradução resumida de como determinar "valores" para o que cada um procura numa cana.

Exemplo prático:
Eu tenho uma Hiro Super Agilis de 4.50m e quero outra cana com o mesmo comportamento.

Coloco a cana deitada na horizontal a uma altura acima de 1.50m do chão apoiada desde do fundo até ao porta carretes (com os primeiros 30 cm a partir do porta carretes nivelado).
Imagem
Medi a distância do chão a meio do porta carretos.
No exemplo vamos considerar que a cana está a 1.60m de altura.
altura= 1.60m

Coloca-se um clip na ponteira da cana com um saco leve (ex: bolsa de plástico dos anzois)
Imagem

tirei o comprimento da cana que têm de vergar de modo que fique equilibrada (1/3 do comprimento da cana)
No exemplo usamos uma cana de 4.50m de comprimento, 4.50/3.
Comprimento a vergar = 1.50m

Nota:No próximo passo podem utilizar o que quiserem como peso, no caso deste sistema o Dr. William utilizou centimos americanos que pesam cerca de 2.5 gramas, usam centimos por se tratar de canas de fly. 1 euro pesa 7.5 gramas = 3 centimos americanos. Em canas que usam acima de 20 gramas sugiro que usem outros pesos e convertam depois do peso para centimentos (Peso total/2.5)

Coloquei euros no saco até que o comprimento a vergar se verificasse.
No exemplo consideramos 691 moedas de 1€. Vergou 1.50m? altura - comprimento a vergar = 1.60m - 1.50m = 10cm, esta é a altura que a ponteira da cana deve estar do chão.
NºMoedas=691

Determinar acção da ponteira

Tiro o saco das moedas da ponteira da cana e colo ao passador da ponteira um esparguete cru como na imagem.
Imagem

Coloco de volta o saco das moedas e coloco um transferidor atrás da ponteira de maneira que fique nivelado na horizontal e tiro o angulo onde o esparguete toca.
Imagem

Para o exemplo prático, vamos considerar que o esparguete toca nos 60º.
AA=60º

Indicadores de Acção:
Abaixo de 59º / Acção Lenta
59º - 63º / Acção Moderada
63º - 66º / Acção Moderada Rapida
Acima de 66º / Acção Rapida

Resultado: A minha cana de 4.50m vergou 1.50m(equilibrio) com 691 moedas de 1€, e têm um angulo de acção de 60º (acção moderada).

Tenho os resultados e agora?

Agora pego em mim, vou à loja e escolho uma cana, faço o mesmo teste mas em vez de colocar de uma em uma moeda, prendo o saco com as moedas todas e tiro o comprimento vergado da cana. Se for igual ao comprimento a vergar for 1/3 da cana então o comportamento será semelhante, se quiser ser mais promenorizado coloco um esparguete e certifico-me que o angulo de acção é igual à minha cana.

Assim tem-se o comportamento da cana e a acção que procuram numa cana, quando forem as compras só têm de levar o saco com os pesos, o transferidor e um esparguete cru ou uma agulha de iscar.

Para medições de acção à grama, eles fornecem esta pequena tabela:
Imagem

Que funciona assim, no caso do exemplo que dei a cana vergou com 691 moedas de 1€, cada moeda de 1€ pesa 7.5g que é 3 vezes o peso dos centimos, então 691*3= 2073 centimos.
(0.8*2073)-20=1638 grains, 106 gr
(1.5*2073)-20=3090 grains, 200 gr
acção de 106gr-200gr

Obs:Estas medições podem ser aplicadas a diferentes partes da cana para isso basta suportar a cana na secção que não querem medir (util para por exemplo se quiserem medir a acção da ponteira, ou outra parte da cana). Há também quem as use para encontrar a gramagem ideal para a cana, e na américa já é um sistema usado por marcas de canas.

Comentário: Não sei até que ponto acertei na aplicação em outras canas que não sejam de fly porque estas tem outros aspectos que têm de ser medidos, tais como o peso da linha e a quantidade de linha.

Fonte:http://www.common-cents.info/

Software para calcular posicionamento dos passadores nas canas de modo a que façam o menor atrito possivel, aumentando a performance do lançamento e distância.
Guide Placement Software
Responder