Linha para enxer o carreto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linha para enxer o carreto"
na nova versão do site.

DiogoNascimento
Mensagens: 69
Registado: segunda jul 08, 2013 11:09 pm

Linha para enxer o carreto

Mensagem por DiogoNascimento »

Gostaria de saber qual a melhor linha para enxer o carreto, normalmente faço mais boia em rochas!
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por ffgsoares »

A malta usa invariavelmente o multifilamento para a bóia, mas também há quem use mono, (eu uso mas pesco pouco á boia) há no entanto um pormenor que eu acho fundamental, a linha mono que usares deves procurar que tenha pouca memória, porque como a linha trabalha solta, sem tensão, muitas vezes encaracola e faz cabeleiras.

Compra uma linha macia, mas não te sei dizer em que medida porque isso depende da pesca que vais fazer, eu uso para peixe miúdo (carapaus, cavalas e se surgir uns sarguinhos...) 0,28 mm.

Boas pescarias :fixe:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por luipeq II »

multifilamento em que medida?
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por Zurc »

Boas

Multi entre o 0,15 e e o 0,20.
Eu uso 0.19 Power Pro.

Abraços
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por luipeq II »

o multi de 0,20 corresponde a que medida no mono?

Quais as vantagens de usar o multi? (já que a diferença de preço é uma desvantagem colossal!)
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por Zurc »

Boas.

Quanto à primeira pergunta. 0,20 é mesmo a medida. Logo um 0.20 de nylon é igual.
Começando também a responder à segunda pergunta, uma das grandes diferenças em o multi e o nylon, é que o multi na mesma medida que o nylon, por exemplo o 0.20, tem uma carga de ruptura muito superior. E aí a meu ver uma das grandes vantagens do nylon. Porque evitamos a perde de material quando o anzol fica preso. Porque nesse caso se tiver de rebentar vai partir o nylon do empate do anzol (claro se o nylon tiver uma carga de ruptura inferior o que é normal) e aí é só repor um anzol e não perdemos a boia.
Outras vantagem é como é uma linha fina, ajuda no lançamento, o vento não lhe pega tanto, e como é uma linha sem memória e elasticidade dá-nos mais sensibilidade e uma ferragem mais rápida.
O multi tem também as suas desvantagens. O facto de não ter elasticidade não permite tantos eros do pescador quando ferramos um bom peixe, mas aí as canas de boia ajudam a compensar e também o drag do carreto.
Tem também a desvantagem das cabeleiras, embora com mono também aconteçam, as do multi são mais comuns e normalmente impossiveis de resolver. É corta e pronto. Mas se o carreto estiver bobinado como deve ser, e o seu enrolamento for bom, quase nunca acontecem.
Na minha opinião vale bem o investimento.
Tens bobines com diferentes quantidades. Para a boia podes optar pelas bobines com mais ou menos 125metros e fazes enchimento com niloy barato por baixo. Assim ainda poupas uns trocos.
Mas para veres como o fio dura, eu tenho o meu carreto de boia com 0.19 da power pro se não me engano à mais de 3 anos e aínda está bom.

Abraços
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por luipeq II »

acho que para bóia/pião/chumbadinha não deve valer muito a pena investir num multi... digo eu, claro!
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Linha para enxer o carreto

Mensagem por Zurc »

Para a boia e pião acho que vale a pena
Para a chumbadinha acho que é melhor o mono.
Responder