Embraiagem do carreto

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Embraiagem do carreto"
na nova versão do site.

lrds
Mensagens: 19
Registado: quarta out 09, 2013 1:07 pm

Embraiagem do carreto

Mensagem por lrds »

Boas

Não sei se há por aí algum tópico acerca disto, mas não encontrei.
E decerto que há por aqui quem perceba bastante do assunto, já que eu não «pesco» nada disto.
Como têm regulada, ou como se deve usar, a embraiagem (ou travão!)?
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Embraiagem do carreto

Mensagem por tiagopacheco »

Fechas para lançar....
No fim de lançar abres um pouco...
Quando lá for peixe... fechas um pouco e ves, quando for preciso dar linha abres... senão...sempre a dar ao carreto lol mas convem que esteja fechada ou quase, senão não sai do mesmo sitio...
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Embraiagem do carreto

Mensagem por sz5qbj »

Eu regulo a embraiagem de acordo com a linha/cana que uso e isto para qualquer tipo de pesca xD

A embraiagem deve ser calibrada de acordo com a linha que colocamos no carreto versus a resistencia da cana, usa-se a embraiagem de forma a garantir que nenhuma destas se parta e se traga o peixe até à nossa beira.

À que ter em conta que quando pescamos as linhas possuem nós que lhes retiram resistência, um peixe ao puxar não exerce uma tracção constante... dá estocadas o mais comum é que o peixe produza nelas cargas de impacto, que no seu ponto máximo podem chegar a 4 vezes acima da tensão de rotura da mesma. (Ex. se segurarem uma linha esticada entre as mãos e fizermos forças opostas poderemos não a partir, mas se lhe dermos uma folga para depois dar um esticão, partimo-la de certeza).

Se temos no nosso carreto uma linha para 10Kg vamos regular o drag para a soltar com uma carga de 2,5Kg (10 a dividir por 4 que é a carga de impacto máximo da estocada que poderá ser provocada por um peixe que levará à rutura da mesma, ou seja dividimos sempre o peso que a linha aguenta por 4).

Para calibrar o conjunto cana/embraiagem (porque a cana influencia em muito a tensão provocada na linha) utilizo uma balança digital para pesar o peixe (das que tem uma argola por um lado e um gancho no outro). Fixo a balança no chão pela argola (normalmente amarro ao pé de uma mesa pesada) monto o carreto na cana passo o fio nos passadores e ligo ao gancho da balança, seguro a cana firmemente a 1 mtr da balança e ergo-a até fazer disparar a embraiagem nos Kg que pretendo, começo sempre com a embraiagem o mais aberta possivel e vou fechando a mesma de forma a ajustar de menos para mais.
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Embraiagem do carreto

Mensagem por sz5qbj »

Esqueci-me de mensionar que depois de fisgado o peixe e de ter a percepção da sua real força e vir que o consigo rebocar fecho a embraiagem e toca a dar à manivela, caso contrario é o que dá mais pica é lutar com o bixo até que lhe bote as mãos em cima xD

Ps: Marco o carreto na posição original da embraiagem com um marcador permanente para que depois volte a re-calibrar a embraiagem caso mexa nela durante a pesca.
Responder