Boas
Não sei se há por aí algum tópico acerca disto, mas não encontrei.
E decerto que há por aqui quem perceba bastante do assunto, já que eu não «pesco» nada disto.
Como têm regulada, ou como se deve usar, a embraiagem (ou travão!)?
Embraiagem do carreto
- tiagopacheco
- Utilizador Regular
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- Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm
Re: Embraiagem do carreto
Fechas para lançar....
No fim de lançar abres um pouco...
Quando lá for peixe... fechas um pouco e ves, quando for preciso dar linha abres... senão...sempre a dar ao carreto lol mas convem que esteja fechada ou quase, senão não sai do mesmo sitio...
No fim de lançar abres um pouco...
Quando lá for peixe... fechas um pouco e ves, quando for preciso dar linha abres... senão...sempre a dar ao carreto lol mas convem que esteja fechada ou quase, senão não sai do mesmo sitio...
Re: Embraiagem do carreto
Eu regulo a embraiagem de acordo com a linha/cana que uso e isto para qualquer tipo de pesca xD
A embraiagem deve ser calibrada de acordo com a linha que colocamos no carreto versus a resistencia da cana, usa-se a embraiagem de forma a garantir que nenhuma destas se parta e se traga o peixe até à nossa beira.
À que ter em conta que quando pescamos as linhas possuem nós que lhes retiram resistência, um peixe ao puxar não exerce uma tracção constante... dá estocadas o mais comum é que o peixe produza nelas cargas de impacto, que no seu ponto máximo podem chegar a 4 vezes acima da tensão de rotura da mesma. (Ex. se segurarem uma linha esticada entre as mãos e fizermos forças opostas poderemos não a partir, mas se lhe dermos uma folga para depois dar um esticão, partimo-la de certeza).
Se temos no nosso carreto uma linha para 10Kg vamos regular o drag para a soltar com uma carga de 2,5Kg (10 a dividir por 4 que é a carga de impacto máximo da estocada que poderá ser provocada por um peixe que levará à rutura da mesma, ou seja dividimos sempre o peso que a linha aguenta por 4).
Para calibrar o conjunto cana/embraiagem (porque a cana influencia em muito a tensão provocada na linha) utilizo uma balança digital para pesar o peixe (das que tem uma argola por um lado e um gancho no outro). Fixo a balança no chão pela argola (normalmente amarro ao pé de uma mesa pesada) monto o carreto na cana passo o fio nos passadores e ligo ao gancho da balança, seguro a cana firmemente a 1 mtr da balança e ergo-a até fazer disparar a embraiagem nos Kg que pretendo, começo sempre com a embraiagem o mais aberta possivel e vou fechando a mesma de forma a ajustar de menos para mais.
A embraiagem deve ser calibrada de acordo com a linha que colocamos no carreto versus a resistencia da cana, usa-se a embraiagem de forma a garantir que nenhuma destas se parta e se traga o peixe até à nossa beira.
À que ter em conta que quando pescamos as linhas possuem nós que lhes retiram resistência, um peixe ao puxar não exerce uma tracção constante... dá estocadas o mais comum é que o peixe produza nelas cargas de impacto, que no seu ponto máximo podem chegar a 4 vezes acima da tensão de rotura da mesma. (Ex. se segurarem uma linha esticada entre as mãos e fizermos forças opostas poderemos não a partir, mas se lhe dermos uma folga para depois dar um esticão, partimo-la de certeza).
Se temos no nosso carreto uma linha para 10Kg vamos regular o drag para a soltar com uma carga de 2,5Kg (10 a dividir por 4 que é a carga de impacto máximo da estocada que poderá ser provocada por um peixe que levará à rutura da mesma, ou seja dividimos sempre o peso que a linha aguenta por 4).
Para calibrar o conjunto cana/embraiagem (porque a cana influencia em muito a tensão provocada na linha) utilizo uma balança digital para pesar o peixe (das que tem uma argola por um lado e um gancho no outro). Fixo a balança no chão pela argola (normalmente amarro ao pé de uma mesa pesada) monto o carreto na cana passo o fio nos passadores e ligo ao gancho da balança, seguro a cana firmemente a 1 mtr da balança e ergo-a até fazer disparar a embraiagem nos Kg que pretendo, começo sempre com a embraiagem o mais aberta possivel e vou fechando a mesma de forma a ajustar de menos para mais.
Re: Embraiagem do carreto
Esqueci-me de mensionar que depois de fisgado o peixe e de ter a percepção da sua real força e vir que o consigo rebocar fecho a embraiagem e toca a dar à manivela, caso contrario é o que dá mais pica é lutar com o bixo até que lhe bote as mãos em cima xD
Ps: Marco o carreto na posição original da embraiagem com um marcador permanente para que depois volte a re-calibrar a embraiagem caso mexa nela durante a pesca.
Ps: Marco o carreto na posição original da embraiagem com um marcador permanente para que depois volte a re-calibrar a embraiagem caso mexa nela durante a pesca.