Para os que conhecem os dois pontões da saida de barcos da marina de Oeiras, sabe certamente que é proibido pescar ali, teoricamente é proibido pescar a menos de 100mts de qualquer marina.
Já cheguei a presenciar, estarmos cerca de 20/30 pescadores a lançar a chumbada para a saida da marina, o que na maré baixa e à noite, é um poço de sargos e carapaus quando encostavam, e de dia, porcos e charrocos e sarguetas jeitosas não faltavam!
Usualmente como somos sempre os mesmos e como sabemos que tal é proibido, temos o cuidado de respeitar os barcos e de nos avisarmos quando algum está para chegar para que não haja problemas.
A polícia marítima conhece quase todos, e geralmente eles chegam pedem as licenças, pedem para tirar a minhoca da àgua e tudo fica bem, outras vezes chegam dizem boa noite e vão-se embora sem qualquer tipo de problemas!
Ultimamente é raro estas situações... temos pessoas embriagadas a refilar com os barcos, a lançarem a chumbada literalmente a 3,4,5 metros dos barcos, insultos aos funcionários da marina e coisas por aí além...
Ao contrário do que possam pensar, isto não gerou um controlo mais apertado da polícia, o que gerou foi que quando eles vêm, já vêm para "matar" e com o livrinho de cheques na mão e o que não falta na marina agora são pessoas com 2 e 3 multas em cima!
Este post servia para alertar todos os pescadores em geral, para que tenham cuidado, os polícias são pessoas, eles sabem perfeitamente o gosto que temos em pescar e alguns a necessidade agora a partir do momento em que as coisas começam a correr mal só porque outro pescador ocupou a nossa pedra de estimação ou porque um barco levou a linha eles vão intervir e não vão ter piedade!
Vamos aproveitar a pesca pelo prazer que nos dá e não vamos estragar a nossa imagem!
Obrigado a todos.. e boas
