Cana Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana Surfcasting"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por pedrodasilva »

tiagopacheco Escreveu:Epa ... Nada mais errado ...

Pedro não me leves a mal ... mas a Kinetic não é nada disso ...

De uma vez por todas ...

Até 130€ ... A Evidenza é a melhor cana do mercado para mares grandes. Ponto.
Se a Speedcast compensa? A longo termo os 180€ compensam só por causa dos passadores que são Fuji. Mas por 30€ também se põe Fuji na Evidenza. A Evidenza já tirei fanecas com ela... Mas... não é a minha primeira escolha para mares de metro. Ai prefiro uma hibrida. A Evidenza é uma cana bruta, uma autêntica besta... mesmo com 160g quer mais chumbo ( tou a falar de best performance, não estou a falar de conseguir lançar sem partir ). Mas também lança 140g. Mas tem de haver costas ... E força ... Para mar grande e quando preciso de 160 ou 170g, não quero outra...

Quanto à Kinetic.... é uma cana leve.. É uma cana que consegui lançar muito, muito mais que a Evidenza com 130g... fiz 204 passos na areia com ela, com 130g...mais 30 passos que a minha Tubertini. Se lança 170??? Lança, eu já lancei e ela não partiu. Perdi foi 50 passos em distância... Se isto é drástico? não. Todas perdem...

Para mim é uma cana que não cansa as costas, ideal para quem não se quer cansar a pescar, e não gosta de hibridas, e quer uma cana tubular, leve... que dá para ir um cadinho mais "além" que as hibridas... no sentido que não é tão limitada. Eu comparo as hibridas a um LOTUS, leve, curva como ninguem, acelera bem, mas a sua pouca potência faz que tenha pouca velocidade de ponta, entendem? ou seja a velocidade de ponta aqui é comparável ao estado do mar... Nisso a Kinetic permite pescar com mar de metro, com 100g, e permite se for a unica cana que temos colocar 170g...e ela não partir... É uma cana que dobra por inteiro a lançar, sem esforço. O unico defeito maior que lhe encontro é que podia ter um pouco mais de "tesão"... E mais equilibrada. Mas... também assim não custava 120€ lol...custava 200 ou 250...

É pa, o Tiago, tens razão, peço desculpa mas troquei os modelo...
Pelo que quando referi a kinetic estava a falar da evidenza e vice versa. peço desculpa pelo erro...
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por tiagopacheco »

É normal Pedro é na boa. Elas sao da mesma côr.
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por dpeneireiro »

Hehe, tudo mais que dito.

Só há aqui uma questãozinha menor que pode dar um pouco a volta à situação. Com mares grandes será melhor uma chumbada de 160gr ou uma de 130gr com asas (daquelas com arames).

É por aqui que digo "alterar as especificações". Eu para mares grandes geralmente coloco 150gr ou 160gr na minha cana e sacrifico o lançamento, pois não tenho cana para mais. Mas há quem diga que, na areia, com aquele tipo de chumbadas se conseguem melhores prestações com pesos mais baixos. O melhor dos dois mundos. Eu nunca experimentei isso mas quando for já vejo se resulta ou não. O que me foi argumentado é que se a vaga (ou corrente) for suficientemente forte para levar a chumbada espalmada de 130gr com asas, fácilmente faz rebolar uma pirâmide ou uma espalmada de 160gr. Eu não sei porque nunca experimentei... quem souber que diga pois se isso for verdade, o leque amplia-se muito novamente (mais areias na engrenagem).

Cumprimentose boas pescarias...
:fishcool:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por tiagopacheco »

Essa é uma boa questão... mesmo...
Eu só pesquei uma vez com chumbada de garras...
lrds
Mensagens: 19
Registado: quarta out 09, 2013 1:07 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por lrds »

Com que chumbeiras (peso) pescam?
O meu amigo disse para comprar uma cana com ação até 250g. É comum pescar com esta peso?

Mas com essas chumbadas com garras, não fica difícil na hora de recolher a linha?
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
Nunca pesquei com chumbada de garras....
Há uns tempos estive vai não vai para comprar uma e experimentar mas desisti.
Acho que estas cumbadas são especificas para fundo se areia mas desde que não haja aguagem.
Ou seja, se houver um pouco de aguagem, esta chumbada enterra na areia e depois ninguem a consegue tirar.
Se com as ditas normais por vezes já é complicado as tirar quando elas enterram, então com garras?!?!?! Digo eu :hummm:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Eu já pesquei, poucas vezes, mas já pesquei com chumbadas de 150 g com garras, e funcionam, pus as montagens dos estralhos acima da chumbada por causa das garras, são pouco aerodinamicas por isso não faço lançamentos longos. Ao recolher não oferecem muita resistencia porque têm um sistema que faz com que as garras se soltem da sua posição original facilitando a recolha.

Não me aconteceu nenhuma ficar "areada", por isso não sei o que aconteceria se tal ocorresse, e na altura pescava com multifilamento na linha do carreto... coisa que na praia já deixei de usar.

Abraço
kunkatano
Mensagens: 30
Registado: quarta set 14, 2011 10:22 pm

Re: Cana Surfcasting

Mensagem por kunkatano »

dpeneireiro Escreveu:Hehe, tudo mais que dito.

Só há aqui uma questãozinha menor que pode dar um pouco a volta à situação. Com mares grandes será melhor uma chumbada de 160gr ou uma de 130gr com asas (daquelas com arames).

É por aqui que digo "alterar as especificações". Eu para mares grandes geralmente coloco 150gr ou 160gr na minha cana e sacrifico o lançamento, pois não tenho cana para mais. Mas há quem diga que, na areia, com aquele tipo de chumbadas se conseguem melhores prestações com pesos mais baixos. O melhor dos dois mundos. Eu nunca experimentei isso mas quando for já vejo se resulta ou não. O que me foi argumentado é que se a vaga (ou corrente) for suficientemente forte para levar a chumbada espalmada de 130gr com asas, fácilmente faz rebolar uma pirâmide ou uma espalmada de 160gr. Eu não sei porque nunca experimentei... quem souber que diga pois se isso for verdade, o leque amplia-se muito novamente (mais areias na engrenagem).

Cumprimentose boas pescarias...
:fishcool:
Bom isso se assim for as canas com casting mais baixo que não podem com chumbo grande, podem bater-se com as canas mais brutas, basta para isso alterar "kitar" as chumbadas de menor peso com umas "asas". Será mesmo assim? É que se for assim o lote de canas capazes de se bater com mares grandes altera-se completamente.

Tiago então e onde é que se arranja a Evidenza por 130 euros?

Bons arremessos...
Responder