Duvidas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Fundear, acreditem, não é tarefa fácil...
Um mestre com muitos anos de sabedoria pode fazer parecer fácil, ou então é como diz o outro, "está-se marimbando"...
Eu tenho pescado na casa dos 60 a 70 metros de fundo, chego a levantar ferro duas e três vezes no mesmo pesqueiro e fico sempre com a sensação que errei o local :122:
Tenho ainda pouca experiência, sendo que é apenas o primeiro ano nestas lides e fico verdadeiramente frustrado.

Faço tudo como mandam as "leis":
- chegado ao pesqueiro (muitos ainda me são desconhecidos) e levo algum tempo a sondar com passagens paralelas sobre o local até descobrir alguma actividade ou cabeços mais salientes com possam indicar ser um bom local.
- enquanto preparo o ferro, deixo o gps descrever o rumo da deriva;
- aumento o zoom ao "electrodoméstico" para perceber para onde o gajo quer ir, se é que quer ir para algum lado! :hahaha: (parece fácil mas quando não há vento o barco não ganha rumo...)
- faço nova aproximação ao local seleccionado mas com rumo contrário ao da deriva;
- dependendo do fundo, mais ou menos pedra, afasto-me a distância que considerar adequada para unhar o ferro, sempre com rumo inverso à deriva.
- deixo o barco descair para o local sondado, por vezes se estiver uma deriva lenta, ajudo com um pouco de motor à ré.

Tudo isto é aparentemente fácil e acredito que a experiência vai acabar por agilizar este processo mas até lá... :help:
Depois, muda o vento, vaga e/ou aguagem e torna a repetir todo o processo, sendo que, levantar ferro com mais de 100metros de cabo largado tira a vontade toda de fazer nova poitada, ainda para mais quando acabámos de o fazer...

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

:fixe: :fixe: :fixe:

tudo isso te é desculpavel e por pelo menos duas razoes primeiro por ser o primeiro ano e poderes ainda não ter a pratica necessaria, depois por nõa teres um motor abordo da tua embarcação para puxar o ferro, coisa que em muitas maritimo turisticas existe.
depois por pelo que apercebi não fazes negocio disso certo, logo não tems responsabilidades. quero eu dizer com isto, que não querendo ser demasiado exigente com as pessoas pois por coisas azares acontecem, um operador de maritimo turisticas tem ou deve pelo menos uma vez fazer as coisas como deve de ser.

uma pergunta alguma vez algum mestre depois de ter tirado a posiçaõ do gps antes de fundear mandou alguem mandar as pescas para baixo para saber que aguagem está e onde vão parar, e em que posição vão pescar relativamente ao pontão , pedra etc.... ?
eu já , mas digo muito poucas , mas mesmo muito poucas vezes.
é que por vezes temos uma boa marca mas não estamos a pescar no melhor sitio, por causa da aguagem la no fundo
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Duvidas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Está outro tema em cima da mesa, que também acho deveras importante, contudo esse não depende da maior parte de nós e como havia prometido, vou colocar algo sobre tipos de ponteiras.

Após a devida autorização do autor duma notícia de pesca embarcada, de nome Sílvio Santos, um dos vice-campeões do Mundo de 2013 e atleta assíduo da nossa Selecção Nacional de Pesca Desportiva de Alto Mar, a qual foi publicada numa revista da especialidade, cujo nome não recordo, acabei por escrever o que agora cito:
1 - Ponteira em fibra muito flexível, ideal para mares muito alterados, quando existe muita dificuldade em manter uma tenção constante na linha;

2 - Ponteira em fibra flexível, ideal para mares alterados e para pesqueiros com pouca profundidade;

3 - Ponteira em carbono de acção média, ideal para mares calmos e pesqueiros de profundidade média;

4 - Ponteira de carbono rija, ideal para pesqueiros de grande profundidade;

5 - Ponteira de carbono muito rija, ideal para pesqueiros de muita profundidade e

6 - Ponteira em fibra rija na base e flexível na extremidade, ideal para pesca mais técnica, onde seja necessário efectuar lançamentos, muito utilizada na competição.


Acho que está explicito, diria mesmo que está curto, preciso e conciso.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

Olá moreira
Na questão de iscar o carangueijo no meu caso aprendi com mestre condinho e marinheiro (leão marinho )mestre mario e marinheiro (minerva)e poderia dizer outros tantos com provas dadas neste tipo de pesca mas como dizes e bem o resultado final é que importa e quanto mais diversidade melhor no meu caso de iscar é tudo igual só que o bico do anzol fica de fora (á vista) acho que me fiz entender


abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Joao Rodrigues »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Está outro tema em cima da mesa, que também acho deveras importante, contudo esse não depende da maior parte de nós e como havia prometido, vou colocar algo sobre tipos de ponteiras.

Após a devida autorização do autor duma notícia de pesca embarcada, de nome Sílvio Santos, um dos vice-campeões do Mundo de 2013 e atleta assíduo da nossa Selecção Nacional de Pesca Desportiva de Alto Mar, a qual foi publicada numa revista da especialidade, cujo nome não recordo, acabei por escrever o que agora cito:
1 - Ponteira em fibra muito flexível, ideal para mares muito alterados, quando existe muita dificuldade em manter uma tenção constante na linha;

2 - Ponteira em fibra flexível, ideal para mares alterados e para pesqueiros com pouca profundidade;

3 - Ponteira em carbono de acção média, ideal para mares calmos e pesqueiros de profundidade média;

4 - Ponteira de carbono rija, ideal para pesqueiros de grande profundidade;

5 - Ponteira de carbono muito rija, ideal para pesqueiros de muita profundidade e

6 - Ponteira em fibra rija na base e flexível na extremidade, ideal para pesca mais técnica, onde seja necessário efectuar lançamentos, muito utilizada na competição.


Acho que está explicito, diria mesmo que está curto, preciso e conciso.

Abraço.

Braga
Amigo Braga, tenho essa revista e já li essa reportagem mais de uma vez.
Penso que está tudo mais que explicado...e bem!

MAS.......(e é a minha opinião)

acho que o pescador é que tem de se adaptar a certa ponteira.
De à uns tempos para cá, pesco sempre com a mesma ponteira.....já me adaptei a ela e parece que ela "fala" comigo......esteja o mar como estiver.
Epá....do genero que estou a olhar para ela e consigo "ver" o peixe a comer...entendes?
Posso estar errado, mas actualmente não troco essa ponteira por qualquer outra.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Duvidas

Mensagem por joaonumberone »

Joao Rodrigues Escreveu: .....já me adaptei a ela e parece que ela "fala" comigo......esteja o mar como estiver.
Epá....do genero que estou a olhar para ela e consigo "ver" o peixe a comer...entendes?
este caso é preocupantemente patológico, diagnostico aqui uma perturbação da familia das psicoses :hummm:
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

boas eu concordo com o joao rodrigues,

eu tambem tenho uma ponteira com a qual estou mais adpatado e seja o mar mais assim ou mais assado, é aquela com que me sinto melhor e mais toques de peixe vejo. mais consigo estudar a forma com esta o peixe a mordiscar o isco. habitos que se ganham com o material que temos.
claro que tambem mudo de ponteira mas noto que os meus colegas troca mais vezes.
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

eu não sou profissional nem faço competição, mas em mares mais agitados tenho mais dificuldade em ver toques e ver o peixe a mordiscar no isco do que com mares mais parados, ao que eu quero chegar ("sem preceber tanto como a malta que percebe mais do que eu"), é que se tiver uma ponteira muito flexivel e se estiver vento e vaga tenho sempre ou quase sempre a ponteira em tensão ainda que me redobre em esforços para compensar o sobe e deche da vaga com o braço.
depois como a vaga é mais alta neste caso de mar mais alterado e distancia da ponteira a agua tem que ser maior logo a mais distancia entre o nivel da agua e a ponteira, o que quer dizer que se a ponteira ainda for flexivel vai-me atrasar o tempo de ferragem. é por isto que para mares mais alterados eu utilizo uma ponteira menos flexivel., assim não tenho a ponteira tantas vezes em tensão e vejo mais toques.

estas topicos assim é que são fixes assim sempre se aprende mais qualquer coisa.
Responder