Fundear, acreditem, não é tarefa fácil...
Um mestre com muitos anos de sabedoria pode fazer parecer fácil, ou então é como diz o outro, "está-se marimbando"...
Eu tenho pescado na casa dos 60 a 70 metros de fundo, chego a levantar ferro duas e três vezes no mesmo pesqueiro e fico sempre com a sensação que errei o local
Tenho ainda pouca experiência, sendo que é apenas o primeiro ano nestas lides e fico verdadeiramente frustrado.
Faço tudo como mandam as "leis":
- chegado ao pesqueiro (muitos ainda me são desconhecidos) e levo algum tempo a sondar com passagens paralelas sobre o local até descobrir alguma actividade ou cabeços mais salientes com possam indicar ser um bom local.
- enquanto preparo o ferro, deixo o gps descrever o rumo da deriva;
- aumento o zoom ao "electrodoméstico" para perceber para onde o gajo quer ir, se é que quer ir para algum lado!
- faço nova aproximação ao local seleccionado mas com rumo contrário ao da deriva;
- dependendo do fundo, mais ou menos pedra, afasto-me a distância que considerar adequada para unhar o ferro, sempre com rumo inverso à deriva.
- deixo o barco descair para o local sondado, por vezes se estiver uma deriva lenta, ajudo com um pouco de motor à ré.
Tudo isto é aparentemente fácil e acredito que a experiência vai acabar por agilizar este processo mas até lá...
Depois, muda o vento, vaga e/ou aguagem e torna a repetir todo o processo, sendo que, levantar ferro com mais de 100metros de cabo largado tira a vontade toda de fazer nova poitada, ainda para mais quando acabámos de o fazer...
Cumprimentos,
Roberto