Ponteiras sensiveis!!! ou não!!?? :)

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ponteiras sensiveis!!! ou não!!?? :)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
AGoncalves
Mensagens: 447
Registado: quarta jul 13, 2005 2:37 pm

Mensagem por AGoncalves »

Boas Jo! :D
Concordo quando dizes que a "escola" se deve fazer nas 20 braças. É mais fácil aprender a pescar com pouca profundidade do com muita profundidade e corrente. Quando comecei a pescar de barco, uma das coisas que mais me metia confusão era os camaradas mais velhos, quando ferravam um peixe diziam logo: Olha mais uma choupa! Ou Mais uma boga!
O saber ler a picada de cada peixe deve ser das coisas mais difíceis de aprender na pesca embarcada. Isso e tentar ferrar mais que um peixe de cada vez também me metia muita confusão. Mas com o tempo, paciência e sobretudo observando os pescadores mais velhos lá se vai aprendendo qualquer coisa. Isto se partirmos do princípio de que realmente queremos aprender! Como dizes, tenho a minha técnica, mas não fico estático quando não sinto peixe, mudo as montagens, a chumbada, o isco, a maneira de os ferrar.
Não fico a dizer mal da minha vida, nem a dizer mal dos peixes. A típica frase: “Esta M*rda é incrível! O gajo da esquerda apanha, o da direita apanha! Só eu é que não tenho sorte nenhuma na P*ta da vida!” Como dizem os Comandos: A Sorte protege os Audazes!
Na Pesca há que ser audaz! A troca de ideias, experimentar novos materiais (anzóis, fios, canas, etc) contribui positivamente para uma mais rápida desenvoltura enquanto pescador e camarada. Na sexta-feira, depois de ter saído do Zuca e depois da nossa conversa sobre as tuas montagens, fui para casa fazer (ou tentar!) montagens iguais ás tuas! Até as 3:00 da matina! Infelizmente ainda não reuno ascondições que eu desejaria, tanto monetárias como de tempo para me dedicar á pesca como eu desejaria. Se tivesse essas condições, garanto que experimentava outras tantas coisas. Mas por agora, sinto-me obrigado, como pai, a trazer peixe para casa. A lá coisa melhor na vida de um pescador do que ver e ouvir um filho a dizer: Este peixe, foste tu que apanhaste. Não foi Pai?
:oops:
Um Abraço! :wink:
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Olá Goncalves,
Eu escrevi que "a pesca fica estatica..." e não tu, pois não te consigo imaginar nessa posição. Aquilo que quis dizer era que como a pnteira de fibra é mais parabolica, ao dobrar nao tem inicialmente força para levantar a chumbada do fundo. Desculpa se me exprimi mal. Mas quanto ao "chavão" da Sorte proteger os audazes, até pode ser que seja real, mas nunca liguei à maior parte deles. Hà uns anos atras conheci infelizmente um individuo que tinha uma maxima que era "o 2º é sempre o primeiro dos ultimos", e sempre imbirrei com essa frase porque as coisas nunca são tão lineares. O desejo de ganhar deve ser levado a sério mas nunca a este ponto. Conhecendo como conheço alguns grandes campeoes que utilizam essa maxima, hoje só conseguem alguma coisa com "ajuda" e andam a arrastar-se por clubes em busca de qualquer coisa que não é dignidade. Por isso referi na mensagem anterior que os objectivos devem ser pré definidos, conforme a concepção que cada um tem e como encara a PEsca Desportiva. 8)
Continua a fazer boas pescarias e a experimentar tudo na medida das possibilidades.
Um abraço
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Ponteiras de fibra ou de carbono

Mensagem por lostsoul »

Boas pra todos pescadores.
é a primeira vez que escrevo no forum mas nao pode deixar de dar a minha opiniao.
So a pouco tempo comecei a fazer pesca de barco, e como tenho uma cana Tica Adamastor 2.7m com ponteiras de fibra, e noto que com a ponteira mais fina sinto bastante bem o peixe (até agora) por infelicidade num descuido parti a ponteira e a solução passou por uma ponteira mais rija (media) acontece que perdi alguma sensibilidade mas apanhava na mesma. Se as ponteiras de carbono sao mais rijas acho que se perde na sensibilidade, contudo ao meu lado uma ponteira de carbono dedicava-se quase em exclusivo ás bicas enquanto eu apanhava sarguetas, xoupas e besugos.(ganharam as bicas)
Conclusao se puderem ter os 2 tipos de ponteiras melhor se nao exprimentem e trabalhem com a que se derem melhor :D
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Caro Companheiro,
As ponteiras de fibra são muito sensiveis, mas muito parabolicas, por isso se o peixe estiver a "pegar" ao toque, com a ponteria de fibra é-lhe mais dificil, ao passo que com a ponteira de carbono, por ser mais "rija" (não quer dizer - MAIS GROSSO-) ferra mais rápidamente e facilmente o peixe, e reparará que esta ultima é mais sensivel que a de fibra, na minha opiniao.
O facto de o seu companheiro do lado só apanhar BICAS não deverá ser por ter outro tipo de ponteira, mas porventura estará a pescar encostado ao fundo, e ou descobriu como as ferrar e neste caso aconselho que "estude" o peixe e tente perceber que tipo de toque e ao ferrar perceber a especie de peixe que está a picar. 8)
Boas Pescarias
Responder