Uma forma de me redimir

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Uma forma de me redimir"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

Uma forma de me redimir

Mensagem por JMET »

- Sr. Alberto Pimenta, muito gosto em vê-lo, como está…
- Bem, obrigado.
- Admiro-o muito e à sua obra. Desejo-lhe saúde e felicidades.
- Obrigado.

O que é que este brevíssimo diálogo com o escritor, poeta e ensaísta Alberto Pimenta, que tive o gosto de encontrar recentemente, pela primeira vez, ao vivo, na rua Morais Soares, junto à Praça do Chile, em Lisboa, tem a ver com a pesca? – Perguntarão vocês.

Pois bem, meus amigos, tem tudo!

Sou um grande admirador deste autor de mais de meia centena de livros, entre os quais “O Discurso do Filho da Puta”, de 1977.
E, desde há 25 anos para cá, sempre que topo com alguém por quem tenho consideração ou admiração, não hesito. Dirijo-me à pessoa (que não me conhece de lado nenhum), cumprimento-a, exprimo-lhe a minha consideração ou admiração e desejo-lhe saúde e felicidades.

E é aqui que entra a pesca.

Em 1998, fui à loja de pesca “O Anzol”, junto ao Areeiro, em Lisboa, comprar material e pedir informações ao dono do estabelecimento sobre a pesca na barragem de Castelo do Bode, para onde ia de férias.
Olhei para o canto esquerdo da casa e tive um baque…
De pé, encostado ao balcão, fitando-me, estava nem mais nem menos que o grande Jorge Brum do Canto. Mais envelhecido do que a imagem que eu guardava dele (tinha então 79 anos), magro, o cabelo já todo branco, com expressão suave e pose distinta.
Falei-lhe desajeitadamente, tratei do que tinha a tratar e fui-me embora, num estado de torpor encantatório.

Passados 15, 20 minutos voltei ao meu estado normal. E, então, comecei a sentir uma revolta imensa comigo próprio.
Então eu tinha estado ao pé do meu grande inspirador das coisas da pesca, de um grande vulto do desporto, do cinema, do teatro, da cultura em geral, e tinha-me ficado por umas “boas, tardes, como está”…

Confesso que as lágrimas vieram-me aos olhos e invadiu-me uma mágoa profunda. Por não ter expressado àquele gigante toda a minha admiração, o meu agradecimento e a imensa alegria por estar ali ao pé dele.

Podia-lhe ter dito que me fiz pescador de bóia por o ter visto, tinha os meus 12, 13 anos, a pescar à bóia, dentro de um barco, na doca de Peniche, com o seu engodador. E que sargalhão o vi tirar, no breve tempo em que o pude observar.
Ou podia-lhe ter dito que foi através de uma reportagem no Diário Popular sobre ele que tomei conhecimento do pesca-liberta, a propósito de uma pescaria sua, no Douro, às fataças.
Ou podia-lhe ter dito que apreciava a sua obra cinematográfica.
Ou que o admirava enquanto actor, que recordava pelas suas participações no teatro televisivo da RTP.
Mas não…

Tolhido pela magia do momento, embrutecido pela presença física de um dos meus deuses, não tinha dito nada. Tinha, isso sim, perdido a oportunidade de uma vida.

E é por isso, meus amigos, que não deixo, desde então, de expressar a minha admiração ou consideração a pessoas das mais diversas actividades de quem gosto. Assim, de chofre, quando a oportunidade se proporciona.

E, em cada uma dessas vezes, concomitantemente, é no grande Jorge Brum que penso.

É, digamos, a minha forma de me redimir.

De prestar ao grande pescador, ao pioneiro da pesca desportiva, ao grande homem e artista a homenagem que não lhe prestei na altura própria.

Lá onde esteja, um grande abraço Jorge Brum.
JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por JMET »

Meus amigos, o texto tem uma gralha, que agora corrijo.
Não foi em 1998 que me encontrei com Jorge Brum do Canto (ele faleceu em 1994).
Foi 10 anos antes, em 1988, ano do incêndio do Chiado.
Pelo lapso, apresento as minhas desculpas.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por Panca »

Muito bom como ja estamos habituados =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por joaonumberone »

Tantos famosos que foram pescadores, além do citado também deixo estes que não conheci mas fica o registo.

- Leonardo DaVinci
- Herbert Hoover 31º presidente dos Estados Unidos
- Ernest Hemingway

Há gente que julga que os pescadores são uma espécie de "pimbas" desportivos, por vezes noto isso, mas se lhe dissermos uma lista de ilustres que pescam, mudam logo de atitude, mas enfim o mundo vive de aparências e preconceitos sem fundamento.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por Panca »

joaonumberone Escreveu:Tantos famosos que foram pescadores, além do citado também deixo estes que não conheci mas fica o registo.

- Leonardo DaVinci
- Herbert Hoover 31º presidente dos Estados Unidos
- Ernest Hemingway

Há gente que julga que os pescadores são uma espécie de "pimbas" desportivos, por vezes noto isso, mas se lhe dissermos uma lista de ilustres que pescam, mudam logo de atitude, mas enfim o mundo vive de aparências e preconceitos sem fundamento.
=D> =D>
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por NelsonP »

Panca Escreveu:Muito bom como ja estamos habituados =D> =D> =D>
:fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Fez-me lembrar algumas oportunidades perdidas por não ter tido coragem de avançar... obrigado por mais esta bela partilha :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Uma forma de me redimir

Mensagem por nunopontes »

=D> =D> =D> muito bom mais uma vez , é delicioso ler os seus textos :)
Responder