Entram tainhas, desaparecem os sargos

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Entram tainhas, desaparecem os sargos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por ffgsoares »

Pois, a malta agora no verão faz umas noitadas (eu também as faço :join: ) aos carapaus, e engoda o pesqueiro para fazer entrar o peixe, claro que esse pesqueiro fica "besuntado" de aromas a sardinha moída, rochas lambuzadas de lavar os baldes etc,... e isso pode contribuir para que as taínhas se aproximem da zona.

Os pesqueiros para o sargo são diferentes (quanto a mim) pelo facto que têm de ter as águas mais batidas, de modo a oxigenar mais, tem de ter rochas mariscadas para que os sargos tenham a habituação de ali irem comer, embora não queira dizer que os sargos não encostem em pesqueiros onde se pescam outras espécies.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Terrinca
Mensagens: 93
Registado: sexta ago 01, 2008 4:39 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por Terrinca »

Boas
Eu quando pesco ao pião regra geral levo sempre engodo mas antes de o usar primeiro "testo" bem o pesqueiro , e depois engodo se e só se o pesqueiro o permitir, alem que desta forma consigo saber para onde o engodo se desloca com a corrente, de qualquer forma e natural haver sempre tainhas......salemas :grrr: etc e nem por isso deixo de apanhar alguns sargos......quando os há :hahaha: e eles querem :hahaha:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Cá estou eu depois de mais uma «maratona piscatória» , desta vez nas praias da Linha de Cascais a convite do pessoal que me me acompanhou durante 15 dias em P.Dinheiro !!
As :lady: andaram por lá de café em café enquanto nós fizemos umas bóiadas «porreiras» pela zona !
Fizemos também uma «incursão» aos percebes no Guincho (nunca vi tão grandes) ! :huuum:
Malta 10** , GANDAS MALUCOS , fiquei a conhecer um pouco mais a zona !!
TIAGOPACHECO !! :fixe:
Pelos relatos que fazes sou levado a concluir que és um «surfcaster» de sucesso , enquanto que eu
não passo de um «zé-ninguém» que pesca à bóia à apenas 30 anos e que ainda hoje não deixa de
ficar surpreendido com o comportamento do peixe !!
Poderíamos ficar aqui durante DIAS a argumentar !
TAÍNHAS :
Fiz essa pesca exclusivamente em concursos , quando o interesse era PONTUAR !!
À superfície , andam de roda da bóia e até se dão ao luxo de brincar com ela (sacanas) ! :hahaha:
Apanhaste alguma ? Pois te garanto que as maiores estarão por baixo e não se deixam ver !!
AQUÁRIOS :
Também eu os tive e reconheço que alguma coisa se aprende com eles , mas as conclusões não são
tão lineares pois o comportamento do peixe em cativeiro difere do comportamento do mesmo no
seu habitat natural !!
Vigiavas o teu aquário 24 horas por dia , ou vais-me dizer que nunca viste a tua taínha vir «mamar»
no fundo para se alimentar ??
ENGODO :
Existem 3 tipos de engodadores !!
Os das embarcadas do SDP !! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Os «frenéticos da colher» que descarregam quilos e quilos de sardinha e acabam por «escaldar» o pesqueiro ou então afastam o peixe do mesmo !!
Por fim , aqueles que sabem onde estão (nos quais penso que me enquadro) conhecem o pesqueiro
e as correntes , fazem a sua pesca e vêm o trabalhar da bóia , e após uns quantos lançamentos
sem «toque» resolvem engodar com calma para cima de uma pedra por forma a que o mar «lamba»
o engodo e não chame os «indesejáveis» , mas numa coisa tenho que te dar razão !!
SE NÃO SABES PESCAR COM ENGODO , FICA QUIETO , NÃO INVENTES !
DISSE E AFIRMO :
Capturei alguns sargos acima de meias-águas , capturei taínhas junto ao fundo a quatro metros !
Deixo mais um exemplo :
À bóia duas noites seguidas , mesmo pesqueiro , mesmo material , mesma montagem e mesma
profundidade (sondei) , na 1ª tirei uns quantos «sarguitos» 300/500g , na 2ª teimei na minha pesca e os meus camaradas começaram a ferrar no carapau «com metro e pouco de linha» !
Tirei menos quantidade que eles , mas todos MAIORES , sargo nem vê-lo !!
O peixe maior «afunda» !!
TIRA AS TUAS CONCLUSÕES !!
FICA BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por tiagopacheco »

Amigo Fdp

A minha observação prendeu-se com o facto de teres dito que o peixe se apanha é com o isco e não com a profundidade, o que na minha óptica está errado...
Não tem a ver com as tainhas virem comer no fundo ou não...

Por exemplo , eu tou a pescar ao fundo, imagina.. Sabes bem que o carapau se apanha bem com camarão... Não é por eu colocar camarão no anzol que vou necessariamente apanhar um carapau ao fundo. Enquanto que se colocar uma montagem com um anzol mais acima, com um flutuador, talvez tenha hipotese te apanhar um carapau ou uma cavala por exemplo. Logo isto tem a ver com profundidades e com iscos, não é como disseste que se "escolhe" o peixe pelo isco...

Quanto ao Sargo, é um peixe de fundo... Mas é fácil ver para quem já tirou sargos à boia, na pedra, onde eles vêm comer... Mas são peixes de profundidades diferentes...
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA TIAGO !! :fixe:
SEMPRE NA BOA , SEMPRE A «ABRIR» !!
Talvez não tenha sido bem claro na minha opinião naquilo que diz respeito quanto à escolha dos
iscos para selecionar o pescado , falo de bóia pois que de surfcasting não percebo quase nada
e apenas o faço quando o mar não me permite outra , ou quando o pessoal combina um convívio
com «grelhadas» ou «mines» à mistura !! :hahaha:
Falo de escolher o isco antes , e não durante a pescaria !!
Para mim a escolha dos iscos começa em casa , quando penso saber o que vou encontrar !!
Insisto em ir à pesca quando sei que o mar está de «rastos» e as águas «luzas» , logo sei que os
sargos e outros que tais estarão fora de questão , nestas ocasiões escolho os iscos que entendo
apropriados para as espécies que penso que poderão lá aparecer !!
Se por outro lado o mar estiver mexido , é óbvio que as escolhas serão outras !!
Nada disto é linear , quantas vezes me arrependi de não ter levado o isco A ou B e pensar que
poderia ter feito outras (ou melhores) capturas !
Tenho por hábito explorar 4 ou 5 pesqueiros em que conheço os fundos e minimamente as
correntes e DETESTO andar a «saltitar» por onde não conheço !!
Se em determinado dia não levar peixe para casa (são muitas grades) regresso satisfeito e de
cabeça «limpa» pois embora ADORE pescar , NO PRATO NÃO GOSTO DE PEIXE !! :huuum:
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por FabioSilva »

Boas Pessoal,
Fico muito agradecido por terem partilhado as vossas experiências neste tópico.
Peixe no prato para mim também não e coisa que me agrade.
Abraços :olaaa:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por luipeq II »

FabioSilva Escreveu:Boas Camaradass,
Deve ser uma conclusão algo para o parvo, mas tenho vindo a reparar que quando as tainhas encostam onde estamos a pescar os sargos não mordem. Isto aconteceu-me na minha ultima pescaria. Cheguei ao pesqueiro, cheio de tainhas não consegui tirar nada, passado um tempo as tainhas desaparecem e em 30min tiro 3 sargos, e depois voltaram as tainhas. Não tirei mais nada.
Já alguém confirmou se isto pode ter algum fundamento?
Abraços :olaaa:
Já muitas vezes vi sargos a passear por baixo de taínhas... creio que se dão bem... :)
Responder