Dec Lei 101/2013

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dec Lei 101/2013"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Nuno Carvalho
Mensagens: 365
Registado: quinta ago 04, 2011 12:01 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Nuno Carvalho »

Que tenha conhecimento a Portaria ainda não foi publicada.

Estamos todos na expectativa.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ultimas noticias fresquinhas:
"Audiencia terminada com o Secretario de Estado do Mar.
Os temas em discussao e as solucoes creio que se encontraram solucoes bastante satisfatorias.
Relativamente aos Coletes, em Portaria a publicar brevemente sera especificada a obrigatoriedade da utilizaçao do auxiliar de flutuaçao individual, que será somente obrigatorio quando se encontrar uma só pessoa a bordo.
Para evitar mal entendidos acerca do assunto e visto o Decreto Lei ja estar em vogor, sera enviada uma Circular a todas as Capitanias alertando para nao autuarem os pescadores enquanto a Portaria nao for publicada.
Igualmente a Portaria trara consigo a Legislaçao emanada do Grupo de Trabalho nas questoes mais especificas da Pesca como limites, licenças, etc, etc"

By Luis Nabais in facebook

:fixe:
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por jm_araujo »

É tanta boa vontade que um gajo até estranha, não consigo deixar de procurar de onde é que vem a bordoada. A ver se é só mesmo de estar mal habituado.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por joaonumberone »

jm_araujo Escreveu:É tanta boa vontade que um gajo até estranha, não consigo deixar de procurar de onde é que vem a bordoada. A ver se é só mesmo de estar mal habituado.
é mesmo assim, mandaram a malta virar-se para o mar, não foi?

Na volta vamos ser afogados :hummm:
Avatar do Utilizador
Nuno Carvalho
Mensagens: 365
Registado: quinta ago 04, 2011 12:01 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Nuno Carvalho »

joaonumberone Escreveu:
jm_araujo Escreveu:É tanta boa vontade que um gajo até estranha, não consigo deixar de procurar de onde é que vem a bordoada. A ver se é só mesmo de estar mal habituado.
é mesmo assim, mandaram a malta virar-se para o mar, não foi?

Na volta vamos ser afogados :hummm:

O que vale é que a obrigação do colete na pesca apeada vai contrariar a intenção de nos (pescadores lúdicos) afogarem :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por FILIPEPC »

Atenção:

Comunicado

Na sequência do pedido de audiência formulado pela ANPLED ao Sr. Secretário de Estado do Mar, pedido esse fundamentando pela sua discordância para com a adulteração da proposta emanada do Grupo de Trabalho e para com parte da legislação publicada no decreto-lei 101/2013 de 25 de Junho, bem como das suas preocupações com a portaria que se aguarda publicação, teve a mesma lugar no dia 05/09/2013, pelas 11h, nas instalações daquela Secretaria.
Após formulação do referido pedido de audiência, entendeu esta direção, dar conhecimento da sua posição aos restantes membros do grupo de Trabalho, tendo alguns deles manifestado solidariedade para com a posição da ANPLED e disponibilizando-se para participar na aludida audiência.
Assim estiveram presentes e em representação de, os abaixo enunciados:
Pela Secretaria de Estado do Mar: Exmo. Senhor Secretário de Estado do Mar (Dr. Manuel Pinto de Abreu), Dr. Luis Vicente
Pela ANPLED: João Borges, Luis Nabais
Pelas Comissões de Pescadores População da Costa Portuguesa: David Rosa
Pela PONG PESCA: Catarina Grilo
Pela APECATE: José Saleiro
Participou ainda na audiência o Sr. Deputado do PSD Mário Simões, eleito pelo círculo eleitoral de Beja.
O Sr. Deputado começou por apresentar as razões da sua presença, dando especial relevo, às suas preocupações e empenho na resolução das questões inerentes à legislação da pesca lúdica.
Antecipadamente conhecedor dos assuntos que a ANPLED pretendia ver debatidos na audiência o Sr. Secretário de Estado começou por abordar a questão dos auxiliares individuais de flutuação na pesca embarcada, afirmando que essa situação seria clarificada através e com a publicação da portaria, a qual traduziria a proposta do Grupo de Trabalho, proposta, que faz menção ao uso desses meios, apenas e só, quando a bordo da embarcação esteja apenas um praticante.
Alertado para o facto de o decreto-lei 101/2013 estar em vigor e de a Autoridade Marítima poder emitir as coimas nele previstas, informou, que iria informar e esclarecer esta entidade através de uma circular.
Posteriormente versou sobre a proposta do Grupo de Trabalho, da criação da Comissão de Acompanhamento da lei da pesca lúdica, declarando que embora a mesma não tenha sido incluída no decreto-lei 101/2013, não foi “descartada” e que a mesma fará parte de uma entidade a criar e que coordenará todas as atividades no mar.
Embora no pedido de audiência solicitado pela ANPLED, não consta-se o tema Carta de Pescador para as Áreas Marinhas Protegidas, o Senhor Secretário de Estado, abordou o tema e expôs as razões para a sua não inclusão no decreto-lei, declarando-se contrário a medidas burocráticas, principalmente quando envolvem várias entidades e sem que tais medidas estejam perfeitamente definidas.
Inquirido sobre a portaria, o Sr. Secretário de Estado declarou, que a mesma está a ser ultimada, pelo que a sua publicação estará para breve. Acerca deste tema, declarou ainda, que não se irá repetir o ocorrido com o decreto-lei e que antes da sua publicação, a portaria seria enviada ao Grupo de Trabalho.
A ANPLED, agradece ao Senhor Secretário de Estado a forma como foi recebida naquela Secretaria, bem como o empenho que tem colocado na resolução das questões relacionadas com a pesca lúdica e desportiva.
A ANPLED, agradece ainda aos restantes membros do Grupo de Trabalho, principalmente àqueles que através da sua solidariedade, demonstraram preocupação, empenho e determinação, na consolidação da melhoria das condições da prática da pesca lúdica e desportiva.

A Direção
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Vamos ter de continuar atentos e aguardar, agradeço desde já a tua disponibilidade em nos informar.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Bem, isto sao para ja, optimas noticias, no que respeita a utilizacao dos auxiliares!
Aguardemos entao a saida da tal portaria para confirmar.

Agradeço a informação.

Cumprimentos,
Roberto
Responder